Nunca é cedo ou tarde demais para se aprender, seja no ambiente de trabalho ou na vida. Hoje vamos entender os conceitos e pilares do lifelong learning (educação continuada) no ambiente corporativo.
Já falamos sobre o novo normal no ambiente corporativo. No conteúdo anterior mostramos como mapear a adaptação necessária às transformações para esse novo tempo. Estar aberto ao aprendizado contínuo, lifelong learning, é um dos valores fundamentais a desenvolver na cultura das organizações. Criar as condições e o ambiente para novas experiências e aprendizados.
Agora veja como o lifelong learning (educação continuada) pode ser usado como uma jornada ao longo da vida para capacitação e formação de profissionais com skills para atender ao cenário de inovação e criatividade do século XXI.
Lifelong learning (educação continuada) não é uma tendência passageira. Essa filosofia é uma evolução permanente muito usada no mercado. Ela vai muito além da formação técnica ou acadêmica de um colaborador, envolve habilidades comportamentais e novas aptidões que refletem em pontos positivos nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Com tantos avanços no mercado, é fundamental se manter atualizado e em constante movimento de aprendizado. O aprendizado contínuo é uma condição essencial para o sucesso de cada um de nós. Somos capazes de criar sinapses novas a cada experiência. O conceito do lifelong learning é que sempre devemos buscar e estar dispostos a novos aprendizados. Ser proativo no desenvolvimento contínuo de novas habilidades, seja para melhorar as existentes, seja para superar dificuldades.
Como nos lembra o Prof. e Filósofo Mário Sergio Cortella “Não nascemos prontos (…) isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo.”
Muito além de cursos técnicos
O investimento e incentivo por parte da empresa ao aprendizado tem o poder de capacitar e desenvolver pessoas com iniciativa, intuição, boa comunicação, capacidade de resolução de conflitos e inteligência emocional. Além do mais, o hábito de manter o aprendizado e educação contínua atua diretamente no “aprender a fazer” e desenvolvimento de líderes, dispostos a compartilhar o conhecimento e motivar pessoas.
O conceito tem sido adotado no ambiente corporativo para incentivar o fortalecimento de uma cultura organizacional que valorize o processo de aprendizagem entre os profissionais.
Existem diversas fontes e canais para começar a jornada do lifelong learning (educação continuada). Parcerias com instituições de ensino, câmaras regionais, associações e canais online. Também aprendemos ao participar, de forma ativa, em encontros, webinars, lives, workshop e palestras.
O grande objetivo do lifelong learning (educação continuada) é mostrar os pontos positivos de manter o aprendizado e estudos constantemente. A educação continuada tem como base a atitude e motivação das pessoas, ou seja, podem e devem estar abertas a novas ideias, decisões, habilidades e comportamentos. Por isso é importante traçar um plano para desenvolver a cultura de lifelong learning. Se a sua empresa não tem como hábito o incentivo à participação em workshop e encontros externos, é necessário criar os primeiros passos, um planejamento que demonstre, através da ação, o foco da empresa no desenvolvimento contínuo das pessoas.
O direcionamento ao aprendizado e o estímulo à capacitação devem ser feito de forma sustentada e constante, convergindo discurso e prática e demonstrando o real interesse da organização nessa mudança positiva e planejada. Nesse planejamento devemos também mapear os conhecimentos e habilidades necessárias à organização, verificar aqueles existentes e os a desenvolver. Tendo esse mapa de gestão do conhecimento em mãos, oferecer aos profissionais a possibilidade de expandir seus horizontes. Quando o processo é transparente e positivo para todos, a mudança se estabelece de maneira ágil.
Dica da Dynamica
Lembre-se de começar aos poucos. A participação em webinars pode ser uma alternativa prática e com conteúdo mais direto. Pode ser um formato para reunir gestores e times com o objetivo de discutir um tema considerado relevante. Após a participação é fundamental criar espaços para que as pessoas compartilhem e debatam sobre o novo aprendizado. Essa prática prepara o time para as próximas agendas de aprendizado e melhora a relação interpessoal entre todos os envolvidos.
Bases para lifelong learning (educação continuada)
Você já sabe que essa prática ajuda não só no ambiente de trabalho, mas também para convívio em sociedade. Confira alguns pilares da educação continuada!
- Entender:
Mostrar para os colaboradores a importância e os benefícios de aprender coisas novas o tempo todo. Essa atitude motivará todos a fazer parte da agenda de novos aprendizados. - Conhecer:
Muito além de absorver e aprender um novo conteúdo, expor os novos conceitos adquiridos em cursos, palestras ou workshop facilita o processo de aprendizagem. E incentiva o compartilhamento do aprendizado com os times. - Aprender:
Cada pessoa absorve e aprende de uma maneira. Para que isso aconteça é fundamental saber usar o diálogo e ter escuta ativa. - Praticar:
A prática é essencial para fixar e levar o aprendizado aos demais. Nesse momento entra o incentivo ao compartilhamento, a experimentação do novo modo de fazer e mentoria entre as pessoas da empresa. - Motivar:
Para manter a educação continuada entre todos da empresa, é válido mostrar os primeiros envolvidos nas novas práticas como fonte de inspiração e incentivo. O exemplo é o melhor (e único) meio de liderar pessoas.
A capacitação da gestão para uma base resistente
A presença do gestor como líder e representante é fundamental para guiar o time ao sucesso. Um gestor deve inspirar e motivar as pessoas para alcançar os melhores resultados com alegria e espírito colaborativo. O espaço do trabalho pode ser divertido, leve e prazeroso. E isso não quer dizer que não é sério. Muito ao contrário, líderes sabem que a melhor performance se dá em espaços colaborativos, de aprendizado e trocas constantes.
Gestores abertos a novos pontos de vista, novas análises e que buscam sempre a capacitação e o conhecimento são aqueles capazes de oferecer as condições apropriadas ao seu time e empresa. A base para um time com boa performance e boa relação interpessoal é a presença de um gestor e líder. Alinhamento de visão e propósito, confiança, credibilidade e inspiração são algumas das características que criam ambientes criativos e inovadores.
É importante a capacitação não só em cursos técnicos, mas no desenvolvimento de soft skills que possam criar as condições de um ambiente aberto às práticas do lifelong learning. Um ambiente aberto a receber perguntas, com pessoas dispostas a aprender e que se motivam com o crescimento de todos. Escuta ativa e formação de líderes desperta no time inspiração para aprender e melhorar o ambiente de trabalho. O principal papel do gestor é incentivar e compartilhar aprendizados, mostrando que a empresa adota essa prática com todos sem distinção de cargos e posições. E que o aprendizado ao longo da vida faz parte da cultura da empresa.
Dica
Lembre-se que a capacitação de seu time aliado a um processo de mentoria é a ponte para formação de grandes pessoas, profissionais e a base para times com entregas com valor e vivenciando espaços de relacionamentos e colaboração.
Gamificação corporativa e aprendizado contínuo
É comum encontrar pessoas que falam sobre se sentir desatualizadas no mercado de trabalho ou em situação de comodismo profissional. Mas antes de montar uma agenda de palestras e workshop para os times é importante trazer uma habilidade novamente às nossas mesas de trabalho – a administração do tempo. Esse recurso finito e fundamental – o tempo – é base para que possamos fazer mudanças e equilibrar nossas demandas do dia a dia.
Nesse momento é possível entrar em ação com as técnicas de gamificação. Essa metodologia incentiva a criatividade, motivação e a relação interpessoal. Basicamente, ao utilizar elementos de jogos no ambiente de trabalho, as ações voltadas à capacitação e ao aprendizado passam a ser mais produtivas, lúdicas e estimulantes, facilitando a disseminação de novos conhecimentos.
Essa metodologia desperta motivação, possibilita uma competição saudável entre todos e, se feita de maneira construtiva, torna o ambiente mais leve e amigável, justamente por incentivar o espírito de equipe, colaboração e satisfação após as recompensas. Durante o processo é válido construir um dashboard online. Assim é possível fazer a análise de relatórios detalhados da performance dos funcionários durante a dinâmica.
A gamificação, além de ajudar na avaliação dos conhecimentos e habilidades que devem ser reforçados, motiva os times, melhora o humor no ambiente e ajuda na boa relação entre todos.
Dicas da Dynamica
Para desenvolver a cultura de Lifelong Learning (educação continuada), atue de forma integrada nos seguintes pontos:
- Faça o mapeamento de necessidades e conhecimentos profissionais da empresa e de cada colaborador.
- Busque um interesse comum em cursos, workshop e palestras entre os gestores e time.
- Defina os pioneiros e novos líderes que podem motivar e incentivar os demais ao processo de capacitação e aprendizado.
- Crie espaços para se praticar verdadeiramente as novas habilidades e competências. Somente a prática constante cria um novo hábito.
- Desenvolva uma cultura de aprendizado permanente onde a experimentação, o novo, o desafio, o compartilhamento são valores da organização. Uma organização que aprende todos os dias.
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