23 setembro 2020
Gestão e Liderança: desafios e caminhos
Segundo as tendências previstas pelo Fórum Econômico Mundial, em 2020 novas competências se consolidam como
16 setembro 2020
Mentoria como estratégia para desenvolvimento humano
Hoje vamos compartilhar as vantagens de um processo de mentoria no autodesenvolvimento e as consequências para a empresa e os times. Veja outras abordagens para o desenvolvimento humano aqui. Uma empresa que utiliza a mentoria como um processo de desenvolvimento humano cria um ambiente favorável ao aprendizado, ao crescimento e ao compartilhamento entre o time. Isto porque na mentoria, o foco é alcançar os objetivos e metas definidos, encontrando, com a ajuda do mentor, um caminho mais promissor, tendo como alvo o progresso e crescimento pessoal e profissional do mentorado, que reflete em melhores direcionamentos para seus times. Veja um exemplo do processo de mentoria na formação de uma gestão 3.0. A base para uma Gestão alinhada com os atuais conceitos de inovação é a colaboração, confiança e incentivo, ou seja, o foco é no empoderamento e trabalho em equipe. O conceito-chave é de que 95% do desempenho da empresa é fruto do todo. A presença do gestor como líder e representante é fundamental para guiar o time ao sucesso nas entregas diárias, inspirar e engajar o time para alcançar os melhores resultados com disposição e espírito colaborativo. Para uma empresa mudar sua cultura organizacional, até então baseada em comando e controle, para esta “nova forma de fazer as coisas” a mentoria pode ser um bom instrumento, como no exemplo abaixo: 1 – Contratação e execução inicial da mentoria O primeiro passo na contratação da mentoria é encontrar no mercado um profissional experiente, que trilhou em sua jornada o mesmo caminho, ou seja, vivenciou a evolução da gestão de uma empresa, inclusive para modelos mais atuais e realizou esta desafiadora tarefa com sucesso, obtendo os resultados desejados. Nos primeiros encontros entre Mentor e Mentorado são estabelecidos os objetivos e metas (onde se quer chegar, como atuar, até onde será possível avançar..). Este mentor passará a ser o principal aliado e conselheiro do mentorado, compartilhando suas experiências pessoais, alertando para riscos, vantagens e erros que cometeu. Desta forma, o profissional vai aos poucos aumentando sua segurança, aprendendo novas funções para atuar em ambientes colaborativos e inovativos, conquistando melhores resultados. Além das experiências do mentor, podem surgir pautas como Plano de Carreira; Desenvolvimento e Planejamento na empresa, como aprimorar as relações com as equipes; dicas organizacionais para a empresa evoluir e crescer dentro do mercado competitivo e acirrado, entre outras. 2 – Lifelong Learning – a importância do aprendizado contínuo. Desenvolvimento constante por meio da mentoria Uma das funções da mentoria é fornecer desenvolvimento constante aos mentorados, já que não se trata especificamente de conhecimento técnico, ou da aplicação de teorias, mas da vivência e experiência do mentor para com a situação e carreira. Em nosso exemplo, foi contratado um mentor do mercado, mas podemos imaginar que um líder, atento às necessidades de seu time, manteve uma pauta constante para compartilhar os novos aprendizados, exercendo assim, o papel também de mentor interno. Para evoluir é fundamental se dedicar ao aprendizado, só assim os objetivos definidos serão atingidos. O aprendizado contínuo (saiba mais aqui) é uma condição essencial para o sucesso de cada um de nós. Somos capazes de nos desenvolver e superar continuamente. Somos capazes de criar sinapses novas a cada experiência. O desenvolvimento contínuo tem como foco melhorar as habilidades de todos e superar as dificuldades existentes. Além disso, aprender sempre não é mais uma opção, é uma necessidade. Com tantos avanços no mercado, é fundamental se manter atualizado e em constante movimento de aprendizado para dar sustentação às condições que nos manterão sempre conectados ao novo, à inovação, ao desaprender e aprender constantes dentro das condições e requisitos exigidos pelo mercado. Dicas da Dynamica Durante o processo de mudanças, é importante que o mentor oriente o mentorado para que esteja atento a estes passos: Tenha em mente que mentoria é um processo; defina as regras da mentoria interna a ser conduzida com seu mentorado; Defina os objetivos, metas e resultados esperados; Defina um prazo e quantidade de encontros necessários; Crie um ambiente colaborativo e criativo para estabelecer um relacionamento empático; Estabeleça uma relação de confiança. Mentoria não é uma relação hierárquica. Respeite as necessidades do profissional com quem você está trabalhando a mentoria. Trata-se de um processo para desenvolvimento profissional e não para gerar estresse ou conflito em agenda. 3 – O processo de mentoria como ferramenta para o desenvolvimento de pessoas. Com as necessidades mapeadas e, como parte das mudanças implementadas a partir das orientações do mentor, nosso líder decidiu realizar junto a seus diretos um processo de assessment (veja matéria aqui) para identificar as necessidade de Plano de Desenvolvimento Individual, usando, mais uma vez a mentoria como ferramenta de apoio. Além disso, instituiu, como parte da formação dos líderes, workshops envolvendo conceitos de gestão e organizações ágeis, escuta ativa e formação de novos mentores. Com os objetivos dessa nova gestão expostos para todos de maneira clara e acessível, foi recomendada a realização de sessões de feedbacks periódicos com perguntas-chave sobre a evolução e benefícios observados, bem como análise de problemas que surgiram no decorrer do novo modelo de gestão. A importância do processo de adaptação dos times Durante o processo de construção e adaptação desse novo ambiente de trabalho é fundamental reforçar as adequações necessárias à cultura organizacional e eventualmente aos novos valores essenciais para convivência presencial ou remota. Além disso, como se trata de um processo de mudanças, é essencial acompanhar e analisar sua implementação, identificando o estágio de maturidade, entendimento e adesão de cada pessoa a esta nova forma de gestão, mantendo principalmente os líderes como porta-vozes, embaixadores e co-responsáveis pela sustentação do novo modelo. A atitude ou comportamento dos gestores e CEO influencia na cultura organizacional de forma direta. Por isso, é fundamental deixar claro o propósito da empresa, sua missão e seus valores, bem como trabalhar a transparência da comunicação de forma permanente e constante. Identifique como melhorar a sua relação com todos, pontos a serem melhorados e por qual caminho seguir, reforçando, por meio de exemplos, os novos valores e aspectos da cultura para tomada de decisão. Discurso e prática têm que estar condizentes. Investir em reuniões one-to-one para o time, também é um ótimo caminho para obter grandes resultados durante a construção de uma gestão colaborativa e uma organização ágil. Reuniões normalmente curtas, o one-to-one possibilita o check entre líder e um membro do time. Esta prática tem um potencial de transformação significativo, é o momento de empatia, aproximação, trocas, com o propósito claro de contribuição e apoio. Pilares da Gestão Colaborativa e Ágil Setores ou valores na Organização que precisam de atenção: Motivar e Engajar os times para viabilizar um ambiente criativo Empoderar equipes: líderes aprendendo a delegar, confiar e promover a autogestão Alinhar objetivos e valores da Organização Desenvolver competências, por meio de feedbacks e criação de um ambiente de aprendizado contínuo Repensar a estrutura física e organizacional visando ao crescimento Implementar a melhoria contínua: na gestão, nos relacionamentos, nos processos, nos sistemas, tornando a Mudança uma competência corporativa. A confiança no processo de mentoria A confiança no processo de mentoria é fator decisivo para o sucesso nos resultados. Não basta que o mentor tenha um conhecimento tácito vasto, se não houver empatia, escuta ativa de ambos os lados. O processo de mentoria desenvolve cenários e necessidades de mudança, fortalecido quando se estabelece uma relação de confiança entre os envolvidos, gerando segurança em relação à efetividade dos resultados. Portanto, o mentor deve possuir além da sua capacidade específica para o tema da mentoria, a competência de liderar mudanças e influenciar pessoas no seu ambiente organizacional. O quanto cada pessoa contribui para o desenvolvimento da Cultura Organizacional? Qual é o tempo necessário para implementar uma transformação cultural na empresa? O que torna uma cultura organizacional forte? Estas e outras questões serão o tema da nossa conversa na 2ª edição do “Encontros para Mudanças”, dia 30/09, com o tema “Gestão e Cultura: Transformação Cultural e Digital nas Empresas Médias Brasileiras”. A estrutura do evento inclui sempre uma discussão em grupo com fechamento de um painel de todos os participantes, de modo a criar uma oportunidade de engajamento, network e troca de experiências sobre o tema. Faça sua inscrição aqui. Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente! .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
09 setembro 2020
Como avaliar e desenvolver líderes para tempos de mudanças
Liderança não tem a ver com cargos nas estruturas organizacionais, títulos ou posições e sim com um posicionamento, uma escolha: trata-se da capacidade de influenciar outros a se moverem para a realização de objetivos comuns. Mas será que nossos líderes estão prontos para enfrentar as mudanças constantes dentro e fora de suas organizações no cenário atual que vivemos (Mundo VUCA) e era do empoderamento criativo? Como eles podem se preparar melhor para realmente ser os exemplos positivos para seus times? .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
02 setembro 2020
A liderança na construção de cultura de uma empresa
Cultura organizacional e liderança andam lado a lado. Como evoluir junto aos colaboradores? Qual o papel dos líderes e gestores na construção, adaptação e mudanças dos hábitos existentes em uma empresa? Para te apoiar nesse processo, vamos entender as fases da construção ou adequação de uma cultura organizacional. Também vamos entender a base para essa cultura, qual o papel dos líderes no processo de adaptação dos times à cultura. E os passos para que a essência e valores da empresa sejam lembrados no dia a dia. .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
27 agosto 2020
Tendências da gestão no novo cenário empresarial
Sempre com a finalidade de prestar sua contribuição ao mercado no apoio do melhor entendimento sobre os novos caminhos empresariais, a Dynamica realizou em julho/2020 a pesquisa Comportamento da gestão empresarial no novo cenário, com 214 profissionais de empresas dos setores de Serviços, Indústria, Saúde, Comércio e Varejo, Órgãos públicos e Entidades de Classe. .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
14 agosto 2020
Vivendo mudanças e inovação
Lançamos agora um novo logo, um novo posicionamento, um novo site, uma nova forma de interagir, uma Dynamica que vive os princípios das organizações ágeis. E queremos compartilhar com vocês a alegria que estamos sentindo. Vamos começar pelo posicionamento: Conhecer & Transformar, que expressa bem nossa crença. Conhecer A importância do conhecimento como a mola propulsora da transformação. Humana e organizacional. A educação e o conhecimento são a base do crescimento. Sempre que nos perguntam sobre zona de conforto, respondemos que ela é proporcional ao tamanho de nossa zona de conhecimento. Estamos confortáveis porque conhecemos o ambiente e o cenário. Para aumentar nossa zona de conforto é fundamental aumentar nossa zona de conhecimento. Sem conhecimento, sem educação para o novo olhar, sem compartilhamento de novos conceitos e descobertas, o humano não avança. A neurociência explica a nossa capacidade humana de sempre aprender – lifelong learning. O que faz verdadeiramente uma transformação é o conhecimento. “Só sei que nada sei.” (Sócrates). Quanto mais aprendemos mais temos a descobrir. Essa é a beleza da vida. Transformar Uma frase muito conhecida e citada é: “Nada é permanente, exceto a mudança.” (Heráclito de Éfeso, aproximadamente 540 a.C. – 475 a.C.). É dele também “Ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isto acontece já não se é mais o mesmo. Assim como as águas, que já serão outras.”. Tudo que existe está em processo de mudança. Pense em você: Como você era na infância, na adolescência? Quais seus desejos e medos? Como era há 10 anos atrás? Projete você daqui a 10 anos? O que vê? O que espera ter realizado? Crescemos porque mudamos. Você mudou e tudo que está ao seu lado também mudou. E na Dynamica isso não poderia ser diferente. Somos um organismo vivo. Que se transforma sempre. 2º ponto: Nosso novo logo Nova versão renovada e ampliada. A vida é um tecer constante, é uma rede de relacionamentos que sustentam, movem e criam elos, novas amizades, novos pontos de vista. Expandimos nosso logo para que represente a forma de uma mandala. Universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia. Nosso logo anterior trazia algumas palavras-chave (gestão, integração, relacionamento, sustentabilidade, liderança, transformação e consciência) que continuam fortes na nossa prática diária. A mandala atual busca expandir esses valores e o novo logo + nosso novo slogan + nossa forma de atuação vão construir mais elementos para integrar e harmonizar. 3º elemento da nossa mudança: O site e as redes sociais Reforçamos a importância do conteúdo e do compartilhar conhecimentos. Estaremos mais próximos a cada semana com um novo conteúdo, uma nova reflexão, uma nova “provoca-ação”. O site foi desenhado levando em conta a jornada do nosso visitante (UX) e em como podemos oferecer as melhores condições para que em sua visita possamos atender suas expectativas e necessidades. Estamos mais presentes nas redes sociais e manteremos uma interação constante e frutífera, buscando disseminar temas atuais que contribuam com o desenvolvimento de todos, tragam mais aproximação entre as pessoas e promovam o diálogo saudável 4º e último ponto: Presente para apoiar as pessoas na transformação!! A Dynamica nasceu em 2007 com o propósito de estimular o movimento interno de transformação das empresas, criando pontes para os relacionamentos, o envolvimento das pessoas, a troca de conhecimentos e a busca da sustentabilidade em todos os sentidos. Nosso modelo de atuação hoje, em 2020, reforça esse compromisso inicial. Estamos, a cada dia, buscando os temas, os conhecimentos e os profissionais e parceiros que nos permitam entender a necessidade e construir para cada cenário, respeitada as características individuais, a nossa melhor solução integrada de estratégia – cultura – pessoas – processos – gestão. Em 2013, a Dynamica lançou seu evento chamado Diálogos e o conduziu por 3 anos consecutivos, reunindo profissionais de vários segmentos e atuação. Eram vários dias de troca de experiências e vivências. Durante vários anos realizamos os “Encontros para Mudanças” em várias cidades do país, aportando sempre conteúdo significativo para os debates. Nesse ano de 2020 retomamos esses movimentos. Agora de forma digital, mais abrangente e com o mesmo espírito e propósito de permitir a diversidade de ideias, criar espaços para trocas e novos aprendizados e reunir pessoas que desejam fazer acontecer. Como resultado desses novos movimentos, criamos um infográfico sobre o momento atual que vivemos nas Organizações, que deixamos à disposição de todos.Clique aqui para baixar. Na parte metodológica buscamos sempre modernizar nossa forma de atuação. Nosso framework (clique aqui para conhecer nossa visão) de trabalho demonstra o nosso entendimento sobre a importância de tratar as questões organizacionais de forma integrada, como um organismo vivo e complexo, em que ao se mudar um dos seus sistemas, gera repercussão direta nos demais. Introduzimos técnicas e práticas ágeis para criar ambientes de mudanças mais colaborativos. Uso de design thinking, desenvolvimento de mapas mentais, métodos híbridos em projetos e outras ferramentas usadas como meios para alcançarmos os resultados e envolvimento das pessoas na solução das questões existentes de cada cenário. Expandimos nosso portfólio na área de recursos humanos, trazendo melhores soluções para o desenvolvimento humano, desenvolvimento de liderança ágil, cultura e comunicação. A Dynamica sempre trabalhou com formatos novos em comunicação. Em 2007, em nosso primeiro site, lançamos a Dynamica do Riso com objetivo de trabalhar, através do cartoon, o humor corporativo. E usamos o cartoon como forma de comunicação em eventos e cursos. Mais recentemente acrescentamos a técnica de facilitação gráfica em nossos eventos, cursos e interações (conheça). Uma forma leve e divertida de reforçar mensagens. Expandimos nossa ação na área de desenvolvimento humano, pois acreditamos que toda mudança começa no indivíduo, e somente cuidando das pessoas as organizações serão capazes de manter seu crescimento e seu propósito. Criamos cursos novos. Entre eles, o Liderança Ágil que teve a 1ª turma em julho/agosto de 2020, como uma das novas contribuições da Dynamica para a formação das pessoas e crescimento das empresas. Clique aqui para conhecer e venha participar da 2ª turma, que acontecerá em setembro de 2020. E, por fim, agradecemos a todos que estiveram, estão e estarão conosco na jornada da Dynamica. Nesses 13 anos de caminhada construímos muitas pontes, novas amizades, novas parcerias, pessoas que acreditam no mesmo propósito, que o legado mais importante é a formação de pessoas integrais e conscientes que transformam a si mesmas e, como consequência, a vida de outras pessoas. E assim essa roda gira formando um mundo melhor e organizações melhores. Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Veja como a Dynamica Consultoria pode estar com você nessa jornada aqui! .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
04 agosto 2020
O novo modelo híbrido de trabalho
Você já deve ter visto muitos conteúdos sobre dicas e passos para se adaptar ao home office, até mesmo antes da pandemia devido ao covid-19. Hoje vamos propor passos importantes para continuarmos a prática de home office após o fim do isolamento social. Ficamos em quarentena, que consideramos que tem sido um Home Office atípico, pois todas as nossas demais atividades ficaram suspensas, em razão do isolamento social. Os passos iniciais para se adaptar ao home office definitivo são semelhantes, mas existem aspectos a observar nesse novo momento. Esse conjunto de ações tem como objetivo colocar a atenção verdadeiramente nas pessoas da nossa equipe, visando manter a comunicação fluida e o desenvolvimento das relações interpessoais. Confira as nossas dicas para se adaptar ao home office, usando técnicas e práticas da gestão de mudanças e de cultura. .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
22 julho 2020
A importância do lifelong learning (educação continuada)
Nunca é cedo ou tarde demais para se aprender, seja no ambiente de trabalho ou na vida. Hoje vamos entender os conceitos e pilares do lifelong learning (educação continuada) no ambiente corporativo. Já falamos sobre o novo normal no ambiente corporativo. No conteúdo anterior mostramos como mapear a adaptação necessária às transformações para esse novo tempo. Estar aberto ao aprendizado contínuo, lifelong learning, é um dos valores fundamentais a desenvolver na cultura das organizações. Criar as condições e o ambiente para novas experiências e aprendizados. Agora veja como o lifelong learning (educação continuada) pode ser usado como uma jornada ao longo da vida para capacitação e formação de profissionais com skills para atender ao cenário de inovação e criatividade do século XXI. .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }
15 julho 2020
O novo normal no ambiente corporativo
Você já deve ter visto alguns conteúdos sobre “O novo normal no ambiente corporativo”, mas o que será o novo normal? Antes de aprofundar no conteúdo que foi baseado em pesquisas, análises e encontros com profissionais, vamos levantar uma questão. Você acredita em mudanças e evolução a partir da desconstrução? Ou se apega à fase de negação e raiva e deixa de praticar novas técnicas por medo de experimentar, medo de tentar, medo de mudar, medo de errar? Realizamos 5 encontros, nos meses de abril e maio de 2020, reunindo mais de 23 profissionais de áreas e segmentos diversos para discutir sobre o momento atual e o “novo normal” que viveremos pós-covid-19, confira os insights gerados! Os itens aqui compilados são resultado dessa produção coletiva de saberes. A partir desses encontros com os profissionais, realizados no início do período de isolamento, passamos a debater sobre as necessárias mudanças de hábitos e comportamentos no ambiente corporativo. E vale lembrar que sem os profissionais não existe uma organização, então vamos começar com um brinde aos talentos! Quais os desafios? A decisão pelo isolamento social obrigou a adoção do home office de maneira rápida, atendendo ao senso de urgência do momento, de tal forma que as organizações mantivessem seu funcionamento, e, ao mesmo tempo, com a devida garantia da saúde e bem estar de todos. Com isso, foram necessárias mudanças com apoio de ferramentas digitais para manter as entregas e o relacionamento entre os colaboradores, fortalecer a integração entre todos, o clima e a cultura organizacional. Um estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, mostrou que precisamos de 66 dias para adquirir um novo comportamento. Por isso, notamos hoje como passamos a lidar, de maneira mais natural, com esses novos hábitos e comportamentos no mundo com COVID-19. O senso de urgência criou o momento para experimentar e direcionar mudanças em nossas empresas, em nosso modo de liderar pessoas. E tem mais! A matéria publicada pelo linkedin e revista exame, mostrou o home office será mantido para 73,8% das empresas no Brasil após o fim do período de isolamento. A pesquisa da Cushman & Wakefield foi feita com 122 executivos de multinacionais que atuam no país. Como a empresa acompanha seu pessoal nessa fase de distanciamento? Ainda vivemos momentos de incertezas, mas ficou claro que é importante respeitar e se adaptar às necessidades de home office por grande parte dos colaboradores. E, nesse novo cenário de relações, questões novas surgem e precisam ser debatidas: como fazer a leitura do “não verbal”? E parte da equipe está voltando, o que eu faço? Como as recepciono? O que aprendemos agora? Como cuidar da saúde mental e do equilíbrio das pessoas, como manter a cultura organizacional da empresa? Mapear a adaptação às transformações necessárias para o trabalho remoto. O home office de status de “benefício” passou a ser a forma comum para todos. Por isso é importante se adaptar a esse novo conceito de trabalho à distância. Junto a isso é fundamental abrir a mente e observar os benefícios do trabalho remoto. Sua empresa sempre teve essa prática ou terá que se adaptar agora? Para os gestores não familiarizados com o trabalho remoto, quais os impactos dessa prática? Temos a confiança e a capacitação necessárias para se relacionar nesse novo modelo? Quais hábitos foram adquiridos e devem ser mantidos? Toda empresa precisa trabalhar em parceria para manter a saúde física e mental dos times. As pesquisas de satisfação e avaliações comportamentais ainda são feitas? Debates sobre valores e ética são discutidos de tempos em tempos? Antes de definir quais hábitos devem ser adotados e quais devem ser mantidos ou eliminados, é fundamental questionar e buscar caminhos para essas questões. Por onde começar? Todas essas reflexões fizeram parte dos diálogos realizados em abril e maio de 2020 com os profissionais convidados.Trocamos ideias, buscamos novas informações com os participantes e em pesquisas de mercado e, então, co-construímos essas dicas para começar os planos de ação no novo normal no ambiente corporativo! Atenção na gestão presencial e remota É fundamental analisar as emoções e os sentimentos de todos, a partir desse momento em que muitos trabalham (e assim irão permanecer) remotamente. Outro fator importante é respeitar os horários combinados, gerenciando com base na confiança e nos entregáveis. Cuidado para não invadir o espaço familiar de cada um. Estamos hoje com as empresas dentro de nossas casas. Um home office atípico, pense nisso. A Base das relações: Respeito e Confiança entre as pessoas Alguns vão celebrar a volta, outros não, por isso é fundamental respeitar o sentimento de todos. Tenha como foco a confiança nos times, investindo no desenvolvimento de novos líderes colaborativos e transparentes. Lembre-se de deixar claro para o time o protocolo de retomada, mostrando que a empresa oferece um ambiente saudável e seguro para todos. Antes de sentar-se à mesa e começar a trabalhar, recepcione cada um, ouça a equipe seus sentimentos e os acontecimentos que cada um vivenciou. Cada um passou (ou ainda passa) um situação única. Ouça efetivamente, com atenção. Esteja aberto aos questionamentos É fundamental focar nas pessoas. Uma empresa não existe sem seus colaboradores. Adaptabilidade é a palavra, reinvente seu modelo de gestão. Mais colaboração, mais criação, mais ética, mais inclusão. Cuidado para não voltar ao “velho normal”. Os profissionais serão mais questionadores, pois sabem que é possível fazer diferente agora. A frase “aqui sempre foi assim” não cabe mais. É tempo de negociação e aprendizados. Dar atenção a cada olhar e opinião diferente. Otimização em modelos com apoio de ferramentas de gestão Aposte em modelos de gestão modernos e colaborativos. Adaptar, liderar, analisar cenários são palavras-chave em contextos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Não há mais dúvida sobre o que é o Mundo VUCA. Estamos nele e permaneceremos. Avalie novos processos e estruturas organizacionais com o time e gestão, de maneira individual. Após esse passo fica mais fácil planejar novas ações. Análise da curva da mudança Faça a análise da curva da mudança. A partir dos resultados obtidos, identifique o estágio de maturidade de cada pessoa. Junto à essa análise é importante reforçar a cultura organizacional da sua empresa e os valores essenciais para convivência, seja ela presencial ou remota. Escuta ativa e comunicação transparente Aproveite para mostrar a importância da escuta ativa entre todas as pessoas. Com objetivo de otimizar processos e manter uma relação saudável durante o período de trabalho remoto, lembre-se de se manter aberto, com clareza e objetividade em suas mensagens, melhorando sua comunicação e relacionamento interpessoal. Nas chamadas de vídeo, esteja aberto para que os participantes te vejam. E lembre-se de deixar o vídeo aberto e seu coração também. A comunicação face a face em novos tempos. Estamos preparados para os novos hábitos? Faça parte da nossa nossa pesquisa! Aproveite e baixe o novo infográfico da Dynamica e confira os insights gerados a partir dos encontros!
08 julho 2020
Pesquisa – Tendências da Gestão nas Organizações
O isolamento social nos levou a adotar o home office de maneira rápida. Como foi a preparação do time? Como nos preparamos para novos hábitos? Como manter as entregas e relacionamento entre os colaboradores, reforçando os valores da cultura organizacional? A nova pesquisa Dynamica abordou quais os desafios gerados após alguns meses de isolamento social e quais seriam os desafios futuros das empresas, das lideranças, dos gestores e de todo o time. O estudo recente de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, mostrou que precisamos de 66 dias para adquirir um novo comportamento. Por isso é fácil notar os novos hábitos e comportamentos no mundo com COVID-19, sendo o momento adequado para colocar mais atenção nas mudanças necessárias aos novos tempos. Confira alguns aspectos que foram apurados na pesquisa: Como as lideranças estão conduzindo as mudanças? Qual o grau de preparação das organizações para aplicar as novas formas de gestão? Você acredita que a prática de participar de “lives” e “webinários” voltadas ao desenvolvimento profissional, após a volta ao trabalho presencial, será permitida nas empresas? Esses e outros itens tratados na pesquisa são uma forma de contribuição da Dynamica para todas empresas nessa fase de mapear cenários e retomar seus objetivos e metas. As nossas pesquisas são elaboradas como nossa contribuição ao mercado para apoiar no melhor entendimento de novos caminhos, novas rotas, novas sinapses. Um benchmarking especial que envolveu várias empresas e seu resultado integral está disponível para acesso de todos os participantes. Acesse aqui o conteúdo sobre os principais resultados da pesquisa! Cadastre-se na nossa newsletter e receba em primeira mão os conteúdos sobre pesquisas como esta e demais informações sobre estratégia, cultura e mudanças. .fb-background-color { background: !important; } .fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 100% !important; }