Objetivo

Apresentar os conceitos e ferramentas da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) para as diversas situações de mudanças corporativas – planejadas (os projetos) ou não (situações de rotina das empresas) – em suas aplicações específicas para micro, pequenas e médias empresas.

Conteúdo programático

I – Fundamentação teórica

O que não é Mudança. Escala da Mudança. Teorias de Mudanças Organizacionais: foco para a visão de John Kotter (oito passos para a transformação – estratégia e estrutura) e Edgar Schein (cultura organizacional e liderança) Importância de Metodologias (“caixa de ferramentas”)

II – A Gestão de Mudanças Organizacionais na Prática

Framework Dynamica para lidar com a Mudança: estratégia – cultura – liderança
Objetivo da GMO – o conceito da “ponte da GMO”
Os 5 G da Metodologia da Dynamica para o Gerenciamento de Mudanças Organizacionais:
– Gestão da Prontidão Organizacional: as práticas e processos que preparam as pessoas e organizam os processos e a estrutura para receber a mudança. Visa a eficácia da mudança.

– Gestão da Transição: as práticas e processos que gerenciam a execução da mudança. Visa a estabilidade da organização.

– Gestão do Conhecimento: as práticas e processos que garantem que os benefícios realizados estejam incorporados ao ambiente empresarial. Visa a sustentação da mudança efetuada.

– Gestão de Pessoas: as práticas e processos que mobilizam as pessoas para utilização de toda a sua potencialidade de inovação, iniciativa e execução eficiente. Visa envolvimento e comprometimento.

– Gestão da Comunicação: as práticas e processos que garantem que as informações sobre a estratégia e objetivos da mudança sejam compartilhadas de modo claro e inequívoco, no tempo correto e para o público que as necessita. Visa difundir senso de urgência e propriedade.

Público alvo

Profissionais Empreendedores que vivenciam situações de mudanças, precisam aprender a lidar com elas e que estejam em busca de:

Metodologia, ferramentas e técnicas para aprimorar seu desempenho
Troca de experiências e debate de Casos que ampliem sua visão sistêmica sobre o tema

Carga horária

aulas presenciais (16 horas)

04 encontros divididos em 02 semanas (2ª e 4ª feira à noite)
web aulas (10 horas)

utilização de tecnologia LMS para atividades de e-learning
(liberação de conteúdos, indicação de leituras e fóruns de debate)
atividades extras (8 horas)

indicação de leituras e atividades a serem executadas entre as aulas presenciais ou web aulas para complementação do tema
TOTAL: 34 HORAS

Formação de Turmas

As turmas são de até 15 participantes
Substituição de nomes de participantes

– a substituição de nomes de inscritos pode ser feita até a véspera do início do curso

Material didático

Liberação de apostila e textos na área web do curso

Pré-requisitos:
Vivência em pequenas ou médias empresas como sócio-empreendedor
ou em cargos de gestão e em situações de mudança

Coordenadoras do curso

Foto de Lyrian Faria Sócia Diretora

Lyrian Faria, Bacharel em Letras pela USP – Universidade de São Paulo. Especialista em gestão estratégica da comunicação organizacional e relações públicas. Cursos de extensão em Análise de Negócios e Administração, Direção Estratégica de Marketing e Gestão do Conhecimento. Atuação em gerenciamento da mudança organizacional em empresas nacionais e internacionais e na área educacional com desenvolvimento de treinamentos e cursos para equipes de projetos, executivos e gestores empresariais. Professora em cursos de pós-graduação voltados à formação de Gestores de Projetos.

Lilian Ramos, Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Santo André (SP). Conta com curso de especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios ESEG/UFRJ). Sua formação acadêmica levou-a ao campo da tecnologia da informação e em seguida à carreira com projetos – como gerente, coordenadora e consultora. Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e Psicanalista pela Escola de Psicanálise de São Paulo. Com a Dynamica desde fevereiro de 2007, exerce a função de diretora de operações da Consultoria, sendo responsável pela equipe de profissionais nos diversos projetos da empresa.

Inscrições, valor de investimento e formas de pagamento

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