A equipe trabalha muito, mas ninguém na organização enxerga o real valor dos projetos realizados.
Se este cenário faz total sentido ao que você e sua equipe vivem atualmente, este texto pode ser uma chave que vai abrir as portas para algumas novas ideias e te ajudar a criar valor para suas entregas.
No mês de março, a Dynamica Consultoria realizou o evento online “Encontros para Mudanças: VMO em Ação – Conectando Estratégia, Execução e Transformação”.
Participaram do evento: Lyrian Faria, CEO da Dynamica Consultoria, Lilian Ramos, head de operações da Dynamica Consultoria, Alessandra Almeida, head de Estratégia, Processos e Sustentabilidade da CVP, e Comendador Marcos Bastos, CEO do grupo Baxtech.
No painel, os especialistas compartilharam experiências e reflexões sobre como conectar estratégia, execução e mudanças organizacionais com a finalidade de maximizar o valor dos projetos e impulsionar o crescimento dos negócios.
Para assistir o Encontros para Mudanças na íntegra, clique aqui.
Vamos falar de VMO?
Value Management Office é uma estrutura das organizações que garante o alinhamento das iniciativas dos projetos para entregar os benefícios e valor esperados nas iniciativas.
O papel de um VMO é conectar a estratégia com o gerenciamento de projetos, desenvolver a governança e preparar a organização para crescer de forma sustentável, ao mesmo tempo que mantém as equipes focadas no que realmente importa.
“O VMO é vital. Precisa ter um olhar prioritário sobre como medir o retorno do valor. A mentalidade de gerir valor precisa ser trabalhada nas organizações”, comenta Lilian Ramos.
Reais Desafios do VMO
Durante o Encontros para Mudanças, a visão dos participantes foi unânime sobre um dos grandes desafios do VMO: a comunicação.
Para eles, é imprescindível que todos os colaboradores da organização estejam na mesma página, compreendendo o motivo das mudanças e o papel de cada um no novo cenário.
Como nos comunicamos nos diferentes níveis; como a informação desce na organização; como criamos ambientes de governança e estruturas que facilitam a troca de informações são alguns dos pontos levantados por Alessandra sobre o desenvolvimento de uma comunicação eficiente para a implementação do VMO.
“Outro desafio é colocar as pessoas certas nos projetos”, aborda Comendador.
Para este desafio, a Dynamica Consultoria indica o uso da ferramenta de Assessment Comportamental. Com ela, é possível conhecer bem cada colaborador e trabalhar com eles as características que podem ser melhoradas ao longo da jornada.
Dessa forma, a empresa desenvolve lideranças e retém talentos que criam um vínculo maior com a organização e trabalham com mais comprometimento, pois sabem que são valorizados.
Como a OCM pode auxiliar na implementação do VMO
Organizational Change Management (OCM) é uma abordagem estruturada para lidar com o impacto das transformações, especialmente quando envolvem processos, estruturas e culturas.
A OCM garante que as pessoas se adaptem às mudanças, minimizando a resistência e promovendo o apoio e a efetiva adoção às novas iniciativas.
É importante desmistificar a GMO, mostrar que ela não está lá para tirar o emprego de ninguém, mas sim agregar”, enfatiza Bastos.
Entender o motivo da mudança é um passo fundamental no processo de sensibilização e engajamento das pessoas. É necessário ter clareza da mudança para alcançar o efetivo comprometimento que leva à ação.
“A OCM é fundamental para desenvolver a conscientização e novos comportamentos para que flua o envolvimento das pessoas com a mentalidade de gestão de liderança“, explica Lilian.
Conhecida em português como Gestão de Mudanças Organizacionais, a OCM auxilia na criação de uma mentalidade de gestão de valores.
Segundo Lilian, não é uma tarefa simples, porém é um modelo onde se mede o resultado para reavaliar as estratégias.
“Isso tudo tem um esforço. Tem uma metodologia que criamos e seguimos. Também é preciso analisar a Cultura Organizacional e o cenário para adotar as melhores práticas”, detalha Lilian.
“30% dos processos que são implementados com uma visão orgânica falham por conta da comunicação e da resistência das pessoas”, completa Lyrian Faria.
Estrutura de Governança Organizada e Integrada com Estratégia
Alessandra comenta que a governança efetiva precisa ser empoderada pela alta administração. “É necessário que entendam o que está sendo proposto. Que enxerguem o valor e não apenas a entrega”.
“O projeto deve ter um líder. Quando não tem esse líder, fica enfraquecido e não tem uma voz que empodera e participa”, complementa Bastos.
Uma governança de projeto bem estruturada é responsável por trazer clareza e mostrar quais os benefícios e o ROI do projeto.
Para isso, deve-se envolver a alta gestão, ter um patrocinador do projeto e uma comunicação efetiva. Os três juntos serão responsáveis pelo direcionamento do projeto.
“Também é necessário priorizar as estratégias e listar os projetos prioritários. As pessoas querem colaborar, mas estão em diversos projetos ao mesmo tempo e isso gera stress, burn out”, aponta Alessandra.
De acordo com Lilian, muitas vezes não é feito o balanceamento de projeto na gestão de portfólio ou nas estratégias. Por isso é importante desenvolver uma Cultura de Inovação.
A Dynamica Consultoria é uma empresa especialista em Gestão de Mudanças Organizacionais e Desenvolvimento de Cultura de Inovação.Se sua empresa está passando por transformações, podemos ajudar!
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente para TRANSFORMAR EM AÇÃO OS CAMINHOS DA INOVAÇÃO!