“Sem uma visão apropriada, um esforço de transformação pode facilmente se dissolver em uma lista de projetos confusos, incompatíveis e demorados que vão na direção errada ou não levam a lugar nenhum”.
Esta afirmação de John Kotter, autor de livros sobre liderança e transformação e professor de Harvard, ainda é uma realidade em muitas organizações que estão em plena mudança, mas sem uma visão aonde querem chegar e um planejamento de como alcançar o objetivo final.
Kotter define visão como uma imagem do futuro com algum comentário implícito ou explícito sobre por que as pessoas devem se esforçar para criar esse futuro.
De acordo com o autor, a visão deve ter três propósitos:
- Esclarecer a direção geral da mudança
- Motivar as pessoas a agirem na direção certa
- Ajudar a coordenar as ações de diferentes pessoas
E justamente para mostrar como tem sido na prática alinhar visão, estratégia e ação para que a mudança ocorra, a Dynamica Consultoria realizou no mês de maio o “Encontro para Mudanças – TransformAção: Da Visão à Ação para Descomplicar a Mudança.”
Participaram deste encontro a convidada Nádia G. Badouk, especialista em projetos, mudança e governança; Lyrian Faria, CEO da Dynamica Consultoria; e Sandra Martins, head de relacionamento da Dynamica Consultoria.
As três especialistas na área de Projetos e Gestão de Mudanças Organizacionais abordaram o tema a partir de suas experiências em projetos diversos e conhecimentos que adquiriram ao longo de suas carreiras.
A mudança em Ação
Nos dias atuais, é impossível qualquer organização não caminhar para uma mudança com tanta inovação e conhecimento inéditos e de ponta em todas as áreas.
Para Nádia, a necessidade de mudança nas empresas é iminente, porém ela não ocorre. “O que falta para a mudança acontecer e ser fluída?”, questiona Nádia.
Segundo ela, quando há uma estrutura de governança bem organizada, a cultura de mudança se desenvolve apoiada por uma orientação. Entretanto, em muitas empresas há um gap onde a cultura e a governança não se completam.
“Governança tem a ver com integridade, sustentabilidade, transparência e equidade. É o principal caminho para apoiar a mudança em uma organização. É a condução que a empresa dá ao seu negócio”, completa Nádia.
Governança e Cultura – o caminho para a transformação
O que a cultura tem a ver com a governança?
Governança e cultura devem andar sempre juntas. A governança dá os meios, apoia a gestão e fortalece a cultura.
“A cultura sou eu quem construo. Da mesma forma que construo os valores na minha família, eu levo para onde trabalho. A cultura não deve ser a desculpa da não mudança. Ela é importantíssima, pois tem a ver com pessoas”, explica Lyrian Faria.
Para descomplicar a mudança é importante que as pessoas enxerguem e trabalhem os negócios. A mudança acontece no projeto, mas não é só no projeto. O projeto entrega um processo e a mudança acontece no todo. Acontece na gestão da rotina, no dia a dia.
“A cultura é comportamento. Ela muda quando o comportamento das pessoas se transforma. É impossível fazer mudança sozinho. É preciso criar um movimento de mudança”, complementa Lyrian.
Os apoiadores da mudança
Nádia lembra o quanto o Conselho de uma empresa tem o papel fundamental em apoiar a mudança com propósito e direcionar as ações. “Como os movimentos ocorrem e como o Conselho pode, de alguma forma, orientar as tomadas de decisões, que no final são as mudanças.”
Em todos os processos de mudança, a liderança forte é sempre muito importante. O líder inspira o caminhar para um único objetivo e este movimento ajuda no processo.
Segundo Nádia, o líder tem que capturar as vozes e entender onde estão os pontos críticos. Esclarecer e trazer à luz o tema da mudança, que é, às vezes, percebida como uma dor.
“Isso eu vivi na prática. Eram mudanças enormes que tiravam as pessoas da zona de conforto e que ia levá-las para outro patamar, mas as pessoas não enxergavam isso”, relembra Nádia.
A visão da mudança deve ser realista. É necessário reconhecer os sacrifícios necessários para realizá-la e mostrar o quanto o esforço valerá a pena.
Além disso, a visão deve ser focada, flexível e direta para ser comunicada a outras pessoas rapidamente.
Lyrian lembra que para isto existe o PDCA – planejar, desenvolver, checar e agir. Afinal de contas, sem movimento não há mudança.
Para Sandra Martins, a comunicação é um dos pontos mais importantes. Pois sempre há resistência por parte de alguns, mas este movimento pode acabar sendo tratado com eficiência, pois na maior parte dos casos é falta de entendimento claro sobre a mudança.
O verdadeiro líder
Além do líder ter a visão, ele também vai para ação e apoia a mudança.
“Pense na importância do gestor dedicar tempo. Ele está dedicando parte da sua vida, do seu conhecimento e da capacidade de ouvir para ajudar. Costumo dizer que tem muita inspiração e muita transpiração”, comenta Lyrian.
A comunicação se dá tanto por meio de palavras quanto de ações. Mas com certeza, um líder gera mais impacto ao agir. Aquele que fala uma coisa e faz outra, prejudica todo o processo.
Segundo Lyrian, a Dynamica Consultoria já trabalhou em projetos que o líder não tinha a soft skill da comunicação, porém foi possível desenvolver tal habilidade.
Comunicar não é apenas falar, mas saber ouvir e também dar o exemplo por meio das ações. Para Kotter, a ação do líder deve ser consistente com a visão da mudança.
Da zona de conforto para a zona do crescimento
“Muitas vezes, a zona de conforto é desculpa para a grande mudança. Mas você sabe o que é a zona de conforto? É onde eu domino o conhecimento”, esclarece Lyrian.
Sandra explica que muitas vezes as pessoas começam a procurar por culpados, mas não existem culpados. O que existe é o medo de lidar com a mudança, com o novo, com aquilo que não se tem domínio.
A área do conhecimento é confortável. A mudança coloca as pessoas em uma área desconhecida e isso gera medo. No entanto, o que muitos não percebem é que a mudança traz novos ares, novos conhecimentos, e com isso, crescimento.
É imprescindível o líder inspirar uma mentalidade aberta: ainda não sei, mas vou aprender. Assim, se aumenta o conhecimento e o conforto.
“A mudança traz a oportunidade de aprender mais e isso não tem preço. A coisa mais rica no processo de mudança é o conhecimento e isso é fantástico”, enfatiza Nádia.
“O tempo todo o mercado traz conceitos novos. Ao se conectar aos novos conceitos, vai se sentindo mais confortável para os desafios”, explica Lyrian.
Por isso é importante o estudo contínuo. A velocidade de novos conhecimentos é enorme e você só se transforma na ação.
Então, como é a sua visão de transformação? Você está disposto a buscar novos conhecimentos e crescer com as mudanças? Está disposto a se tornar um verdadeiro líder de mudanças? Está disposto a sair da sua zona de conforto, enfrentar o medo do desconhecido e criar uma nova realidade?
A Dynamica Consultoria é uma empresa especialista em Gestão de Mudanças Organizacionais e Desenvolvimento de Cultura de Inovação e pode apoiar a sua visão de mudanças.
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente para TRANSFORMAR EM AÇÕES OS CAMINHOS DA INOVAÇÃO!