1º Summit ISACA-SP tem patrocínio Dynamica

Evento realizado no Centro Universitário SENAC trata de governança de TI aliada à GMO.

Fotos: Dynamica Consultoria

 

Ontem (19/4) realizou-se o 1º Summit ISACA-SP: Governança de TI & Gestão de Mudança Organizacional, no Auditório do Centro Universitário SENAC, zona sul da capital paulista. Mais um patrocínio de sucesso da Dynamica Consultoria.
O encontro teve cerca de 70 participantes, entre estudantes dos núcleos SENAC e representantes de consultorias e empresas, tais como: Unilever, Banco Credit Suisse, Embratel, Wheaton Brasil, Avianca, Copersucar, Eurofarma, SBT, Lojas Riachuelo, Pepsico, Lojas Marisa, CPFL Energia, BM&FBovespa, IBM, Chubb Seguros, Metro de São Paulo, Audi do Brasil, Brasil Kirin, Duratex e Banco Santander.

Além de Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica, marcaram presença Renato Borba, Orlando Tuzzollo e Olympio Neto. Carlos Guerra (Diretor de relacionamento com o mercado da ISACA-SP) coordenou as discussões do evento que contou com intervenções de André Pitkowski (presidente da ISACA-SP e vice-presidente internacional da ISACA). O Summit também se destacou por oferecer o “ingresso social”: para participar, os interessados levaram 2kg de alimentos não perecíveis. Os produtos coletados foram doados à Associação Amigos do Bem.


Governança de TI e seus temas essenciais
Os temas pertinentes à Tecnologia de Informação foram agrupados em painel, seguido de palestra de Lyrian Faria abordando os relacionados à Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Complementando as palestras, discussões e perguntas entre os presentes (ao final da página, o programa do evento).
André Pitkowski destacou a atualidade da ligação entre temas de GMO e TI, além de reforçar as características e objetivos do 1º Summit, informando que os realizadores ampliarão a iniciativa, buscando não só reforçar a parceria com o SENAC mas buscar novas realizações com outras universidades do país. Vale lembrar que a ISACA-SP apoiou, oficialmente, o seminário Diálogos 2015, iniciativa da Dynamica Consultoria. Quanto à importância da GMO da perspectiva dos especialistas em Tecnologia da Informação, leiam-se as entrevistas de Pitkowski e Paulo Pagliusi (vice-presidente da ISACA – Rio de Janeiro) publicadas neste site, na seção “Com a Palavra…”

 

carlosguerraandrerenatoborbaorlandotuzzolloolympioneto
Da esquerda para direita: Carlos Guerra, André Pitkowski, Renato Borba, Orlando Tuzzollo e Olympio Neto

Renato Borba apresentou “A importância da Cibersegurança”. Segundo ele, é preciso conhecer toda a infraestrutura da empresa e interdependência de todos os seus sistemas. Destacando a questão de mudança organizacional, chamou a atenção para a necessidade de identificar o impacto de mudanças para o negócio, tendo em vista a aplicação de governança de TI. E Borba questionou: “qual a política de sua companhia? Qual é o nível de aceitação de riscos de sua companhia? Ela aceita não ter um mapeamento bem realizado e, no momento de um ataque [cibernético] a gente comece a correr atrás de resolver o problema? Ou não: ela prefere trabalhar de uma maneira mais preventiva e, dessa forma, reconhecer as situações mais possíveis a enfrentar”.
summitisaca4A “Segurança da informação em instituições financeiras” foi o tema tratado por Orlando Tuzzollo. Ele reforçou a necessidade de alinhamento estratégico entre governança de TI e projeção de atuação das organizações. Destacou a necessidade de ação consultiva e, portanto, com base crítica e independência para a análise. Tuzzollo também tratou da importância em disseminar a definição da política de governança de TI e seus procedimentos, estimulando o que chamou de “aculturação”, isto é, a compreensão e adaptação de todos os envolvidos com as novas informações e procedimentos. Governança de TI depende de renovação da cultura organizacional.Governança de TI e a visão do negócio ficou a cargo de Olympio Neto. Sua intervenção destacou a necessidade de manter o foco no cliente, o alinhamento com suas necessidades na organização da “arquitetura da informação”, apoiando com qualidade a prestação de serviços. Governança de TI, assim, depende de monitoramento constante, com a ação de profissionais de perfil em conformidade com os processos mais adequados.

Gestão de Mudanças: por que?
1osummitisacasp1Concluído o painel com os temas de TI, Lyrian Faria (foto) palestrou sobre o tema “Porque trabalhar as disciplinas de GMO em governança de TI”.
Apresentados os pilares e as bases conceituais do trabalho com GMO, Faria tratou da importância da GMO para lidar com a governança de TI. Provocando o auditório com a afirmação “este é um painel interativo… eu pergunto: quais são os desafios que a gente vê nas organizações hoje em dia?” Engajamento e comunicação foram as respostas dos presentes. Elementos essenciais porque, segundo Lyrian, as pessoas e sua interação são a base mais sólida para permitir o sucesso da implantação de um projeto de governança de TI. O que implica em mudança e uma estratégia para a conjunção de ações da área de governança de TI com a estrutura da empresa – demandando a gestão de mudanças organizacionais.

 

O encontro foi encerrado com a divulgação das atividades da ISACA: objetivos, serviços, convênios e benefícios estendidos a seus associados. O 1º Summit ISACA-SP também se constitui em primeira parceria com o SENAC, iniciativa que a ISACA-SP pretende ampliar, tendo como preocupação oferecer instrumentos para a formação de estudantes ou jovens profissionais.

Depoimentos
Agradeço a oportunidade de participar do evento e parabenizo a todos os envolvidos na organização e condução. Gostaria que outros capítulos fossem realizados no Campus para que pudesse entender melhor o trabalho da ISACA e avaliar a importancia de ser um associado. Um especial agradecimento ao palestrante Renato Borba que divulgou o evento durante suas aulas na Pós (Weslly Akatsuka, SENAC-SP).
Agradeço pela oportunidade em participar do evento. É um diferencial este tipo de evento e promove a integração e o apoio à causa (André P.Bongiovani, Bemis Company).

summitisaca5Em poucas horas pude ter um conhecimento macro dos temas abordados, de forma clara e motivadora. Parabenizo a condução do evento realizada pelo moderador e aos palestrantes que se propuseram a fornecer um pouco dos seus conhecimentos de forma objetiva e clara (Cintia de Amorim, Capgemini).

 

 

Evento diferenciado que permite a troca de experiências dos profissionais com alto valor prático para as organizações. Excelente iniciativa (Ricardo Santucci, Audi do Brasil).
Excelente evento: os assuntos abordados, a organização impecável, as palestras e palestrantes muito dinâmicos e passou com clareza aquilo que pretendia. A minha “caixa de conhecimento” está hoje um pouco mais preenchida, agradeço a toda organização (Valdemir Santos, SENAC-Taboão da Serra).
Parabéns pelo evento, acredito que será uma porta para novas oportunidades no âmbito organizacional (Lucia Castro, Wheaton Brasil Vidros S.A.).
Sou consultora de GMO e achei incrível a abordagem desta área em um evento “tecnológico”. Ótima [abordagem sobre] “pessoas” [referindo-se à palestra de Lyrian Faria], jamais podem ser esquecidas pelas organizações e lideranças. Parabenizo a todos os envolvidos e fico grata por participar deste primeiro evento (Karine Borges).

summitisaca7summitisaca6summitisaca1summitisaca3

Iniciativas como esta estão em sintonia com as preocupações e objetivos da Dynamica Consultoria e combinam com sua palavra de ordem “convergindo conhecimento”: os projetos e ações de mercado da consultoria cada vez mais contribuem para o aperfeiçoamento profissional de estudantes e executivos, para a renovação da cultura organizacional das empresas e a incorporação, em seus negócios, do valor dos conceitos e pilares da Gestão de Mudanças Organizacionais. Para receber cópia da apresentação de Lyrian Faria, envie para a Dynamica Consultoria os seguintes dados: nome completo, empresa e cargo, contato telefônico (pessoal ou corporativo) e email corporativo. Para enviar os dados e solicitação, clique neste link.

Visite o site oficial do evento aqui.

Conheça outros eventos patrocinados pela Dynamica Consultoria:
Semana do Empresário – PUCJr.
Coffee.net
Workshop “Alto desempenho na melhoria de processos”

Para mais informações sobre cursos, workshops, eventos e projetos da Dynamica Consultoria, escreva ou telefone:
dynamica@dynamicaconsultoria.com.br     (11) 2532-8889

1º SUMMIT – ISACA-SP
Governança de TI & Gestão de Mudança Organizacional
19 de abril de 2016 – 8h00 às 12h00
Programação
08h00 – Chegada/Credenciamento/Welcome Coffee
08h30 – Abertura do evento
08h40 – A atualidade do tema “Importância de GMO e Governança de TI” para as organizações e as novidades da ISACA. André Pitkowski
09h00 – Painel de Governança da Segurança da Informação – Carlos Guerra
A importância da Cybersegurança – Renato Borba
A segurança da informação em instituições financeiras – Orlando Tuzzollo
Governança de TI para as Empresas – Olympio Neto
10h15 – Porque trabalhar as disciplinas de GMO em processos de Governança de TI – Dynamica Consultoria – Lyrian Faria
11h00 – Encerramento – Networking e café de confraternização

Local: Centro Universitário Senac – Centro de Convenções
Campus Santo Amaro – Av. Eng.Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo – SP
Realização: ISACA – SP
Patrocínio: Dynamica Consultoria
Coordenação: MD Soluções