Encerrada a 1ª PNM-GMO: 1ª Pesquisa Nacional sobre Maturidade de Gestão de Mudanças Organizacionais

Concluída a primeira etapa da pesquisa, a Dynamica Consultoria inicia tabulação e análise dos dados.

A Dynamica Consultoria encerrou no último dia 22 a fase de coleta de respostas à pesquisa sobre a maturidade da GMO. A próxima fase já teve início, com a tabulação completa e análise dos dados. Durante a pesquisa, a Dynamica Consultoria extraiu, para uma avaliação inicial, 3 importantes temas do conjunto completo apresentado com a pesquisa – os dados preliminares foram apresentados na conferência sobre Gestão da Mudança Organizacional, que contou com o patrocínio da Dynamica e foi realizada pelo IQPC-Brasil entre os dias 29 e 31 de maio.


Temas em destaque na pesquisa

Foram destacados os seguintes temas: o papel da liderança em processos de GMO; o grau de inclusão da GMO entre as competências gerenciais das empresas e, em terceiro, a identificação das ações mais importantes atribuídas à GMO.

A primeira constatação foi a de que 69% dos líderes nas organizações são sensíveis à mudança organizacional e assumem o discurso sobre a necessidade da mudança. Apesar disso, não realizam ações concretas por mudanças.

Entre as empresas pesquisadas (estes dados foram colhidos há um mês), 56% incluem entre suas competências organizacionais a capacidade de gerenciar mudanças.

Outra indicação da 1ª PNM-GMO diz respeito às responsabilidades que são atribuídas à GMO. Ganham destaque as ações voltadas à comunicação, à preparação de processos e pessoas e as ações para motivação e integração de times. Além destas, os treinamentos necessários em virtude de mudanças aparecem em 47% das respostas com a mesma importância de outras atividades em vários projetos.

Os participantes e os resultados

Importantes empresas deram sua contribuição a esta iniciativa da Dynamica Consultoria. Um conjunto significativo, de diversos setores das áreas pública e privada, participou do primeiro levantamento nacional sobre a maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Entre outras, responderam: Braskem, Eletrobras, Costeira Transportes, Grupo Seculus, Itaipu Binacional, Marítima Seguros S.A. e Máquinas Agrícolas Jacto S.A.

O trabalho com a pesquisa deverá ficar pronto até o final do mês de julho. O resultado completo e sua análise serão divulgados pela Dynamica Consultoria para as empresas participantes ainda em agosto, durante um café com seus representantes.

A Dynamica Consultoria está preparada para produzir um relatório especial, sob consulta, com os dados consolidados com o perfil de GMO específico por empresa – para a criação de comparativos entre a empresa e o quadro de dados nacional. Os interessados devem solicitar informações sobre esse relatório escrevendo para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br

 

Leia a matéria completa sobre o lançamento da 1ª PNM-GMO aqui.

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?