Problemas da comunicação – são aqueles que identificamos quando as informações não estão disponíveis nos devidos canais e que os conteúdos necessários não estão disseminados de forma transparente, para o público correto e na hora correta.
enho vivenciado inúmeros processos de mudança nestes últimos anos. Foram empresas de todos os tamanhos, diferentes formações e em vários locais pelo Brasil. Ou seja, empresas com estruturas, estratégias e culturas diversas. O interessante é ouvir sempre a mesma estória, quando se procura compreender a razão de algum problema a ser enfrentado: “ah! agora sabemos o que aconteceu, achamos o culpado: é a comunicação, ela está muito ruim”.
Ufa! Que ótimo. Achamos o “culpado”! E esta posição, identificar um “culpado”, é unânime em todas as culturas organizacionais com que entrei em contato.
Será que isto acontece também na sua empresa? Se não é assim… por favor, mande um email contando sua experiência, vamos compartilhar seu caso e aprender com ele. Mas se você tem ouvido esta mesma ladainha, quero sua atenção para compartilhar minhas experiências e reflexões sobre o tema.
Afinal, qual é o problema?
Estamos sempre atrás de um “culpado”, como se isto fosse resolver nossas questões no mundo corporativo – e, é claro, em nossa vida pessoal também. E a tal “comunicação ruim” tem sido o alvo ou resposta mais comum. As pessoas parecem ficar satisfeitas identificando um “culpado”, sem procurar entender o que de fato aconteceu em sua empresa e como fazer diferente para não cair novamente nas mesmas armadilhas. O culpado é sempre o outro (elementar, meu caro Watson). Mas isto é assunto para outro momento, quando falarmos de lições aprendidas. Vamos voltar ao nosso “culpado” principal: a comunicação.
Acredito que, na verdade, sempre confundimos problemas da comunicação com problemas de comunicação. Isto mesmo! Vamos separar os pontos.
Problemas da comunicação…
Problemas da comunicação – são aqueles que identificamos quando as informações não estão disponíveis nos devidos canais e que os conteúdos necessários não estão disseminados de forma transparente, para o público correto e na hora correta.
… ou problemas de comunicação?
Problemas de comunicação – são aqueles gerados por falta de gestão, de uma boa comunicação direta e face a face. Surgem quando falta o diálogo aberto entre as lideranças, os gerentes e suas equipes. Quando não são colocados os temas nas pautas de reuniões de suas respectivas equipes. Portanto, não há troca de pontos de vista e percepções sobre o momento das empresas.
Regral geral o que temos visto é que o tal “culpado” não está na falta das informações nos canais, mas na falta de ação de gestão. Falta de discussão e, principalmente, diálogos sobre as informações disponíveis. Portanto, temos visto que na maioria das vezes os problemas são de comunicação.
Comunicação permanente e liderança
Em nossas empresas, ora lideramos, ora somos liderados. E todos devemos assumir o importante papel de liderar as transformações em nossas empresas. Portanto, cabe a todos nós colocar os pontos importantes em discussão na agenda de diálogos das empresas.
Como não paramos para refletir e analisar onde estão nossas reais dificuldades, acabamos rotulando que os problemas são da comunicação. E saímos desenvolvendo mais conteúdo em nossas intranets, jornais murais, emails, boletins etc. Mas vemos que apenas isto não é suficiente. Acompanhe a situação a seguir.
Dois colegas conversam na empresa. Um deles participa de um projeto chamado “VIVER” que vai desenvolver várias mudanças na forma como a empresa atua e, portanto, afetando a vida das pessoas dentro da empresa:
colega 1: você conhece o Projeto VIVER da nossa empresa?
colega 2: não tenho a mínima ideia do que se trata. Nunca ouvi falar sobre isto…
colega 1: mas enviamos vários materiais para todos. Você não viu a matéria na intranet?
colega 2: não tive tempo. Tenho várias atividades em andamento e mal tenho dado conta delas. Imagine parar para ler sobre isso.
colega 1: mas na sua área não tem reunião de equipe? Vocês não tratam deste tema lá.
colega 2: Ops! Nunca falamos. É importante?
No diálogo acima, apesar de vários artigos sobre o tema publicados na intranet, nos blogs internos, no fale com o presidente etc., o nosso colega 2 realmente não ouviu nada sobre o tema, não teve a oportunidade de dialogar sobre o assunto. É que falta gestão para fazer a diferença! A verdadeira comunicação (e aprendizagem) acontece nos diálogos, não no discurso ou no texto publicado. Informação só se transforma em conhecimento quando colocada em nossa prática diária. Em ação efetiva.
Comunicação transparente
Na Dynamica Consultoria, nós acreditamos que problemas de comunicação são cada vez mais comuns porque as pessoas não se permitem dialogar. Diálogo é o momento efetivo de entendimento, onde se ouve verdadeiramente o outro e é possível a concretização de acordos. Apenas quando há o entendimento, quando se a acredita nos argumentos e os pontos discutidos são esclarecidos, é que os interlocutores se comprometem com o assunto. E partem para “o fazer”, para a ação.
Há três passos importantes na comunicação e que transformam a informação em conhecimento: entender, acreditar e agir. Somente quando eu “entendo” (racional/cabeça) e “acredito” (sentimento/ coração) eu “ajo”, isto é, coloco em prática (atitude/corpo em movimento).
A comunicação interpessoal é uma das competências fundamentais em que todos nós precisamos investir em nossa vida. Para conseguir liderar uma nova vida em busca de nossos objetivos. Serve para nos fazer refletir sobre o caminho a percorrer, sempre atentos às pequenas coisas, nas sutilezas que a vida nos entrega. E manter nossa ação firme e contínua de querer fazer a diferença, fazendo diferente!
Vejam só o que pode fazer uma simples preposição (com ou sem um artigo): pode ser toda a diferença. Até um próximo “diálogo”.
Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente!
São Paulo, 02 de maio de 2012