Que tal ouvir o artigo, experimente no player abaixo:
O mindset ágil está na mira de muitas organizações nos dias atuais e se você está com interesse neste assunto, veio para o lugar certo. Vamos abordar sobre a mentalidade ágil ao longo deste texto. Traremos informações sobre processos, ferramentas e como se adaptar às mudanças para gerar valor aos negócios.
A mentalidade ágil é um processo de pensamento que envolve entender, colaborar, aprender e permanecer flexível para alcançar resultados de alto desempenho. Essa maneira de pensar ajuda as equipes a se adaptarem às mudanças ao invés de lutar contra elas. Ao invés de simplesmente mergulhar nas práticas ágeis e seguir os movimentos, é vital que todos os membros da equipe entendam e adotem verdadeiramente a metodologia em todos os aspectos de seu trabalho.
Uma organização com um ambiente ágil, permite que as equipes de trabalho otimizem os processos e melhorem as entregas. Menos burocracia, tomadas de decisões rápidas e uma liderança horizontal.
O objetivo da mentalidade ágil é capacitar os profissionais a fazer o melhor trabalho possível. Autonomia, liberdade, criatividade e inovação são características de uma organização com liderança baseada no agile. O resultado é uma equipe feliz e saudável que, por sua vez, melhora continuamente.
Os quatro pilares da mentalidade ágil
Embora não haja regras específicas para adotar uma mentalidade ágil, existem quatro pilares principais que tornam o processo mais suave e auxiliam no desenvolvimento de um ambiente de sucesso.
1- Respeito a todos os membros da equipe
Respeito por todos os profissionais de uma organização é sem dúvidas o mais importante dos pilares. Trabalhar com sua equipe como uma unidade coletiva une todos com uma visão, propósito e objetivo comuns.
Promover uma cultura de respeito e incentivar os colaboradores a participarem com ideias é uma das formas mais eficazes para as equipes alcançarem uma mentalidade ágil. É fundamental que todos na equipe se sintam seguros em assumir riscos e serem vulneráveis uns aos outros. Essa mentalidade cria um local de trabalho positivo e seguro, onde todos têm o poder de evoluir em sua prática ágil.
2- Fluxo otimizado e sustentável
Um fluxo de trabalho otimizado refere-se à implementação de entregas de resultados e melhoria contínua. A mentalidade ágil aumenta a qualidade, permitindo que as equipes maximizem o valor e minimizem o desperdício de tempo. É muito mais fácil corrigir um problema à medida que ele ocorre, ao invés de no final do fluxo de trabalho.
3- Incentive a inovação da equipe
A inovação é a força motriz de uma equipe com mentalidade ágil. Permitir que sua equipe forneça feedback colaborativo e construtivo, novas ideias e abordagens diferentes dá início a um processo que pode transformar a cultura da empresa.
Um dos benefícios mais proeminentes da abordagem ágil é quanta autonomia os membros da equipe têm durante um projeto. Quando as pessoas têm a liberdade de encontrar novas soluções mais eficientes para suas tarefas, ao invés de simplesmente serem instruídas sobre o que fazer, a inovação prospera. É importante que a liderança forneça tempo e espaço suficientes para nutrir a criatividade e a capacidade de pensar livremente de sua equipe.
4- Concentre-se em melhorias implacáveis
A mentalidade ágil não é algo que as equipes alcançam, mas sim um processo contínuo. Além de otimizar o fluxo de trabalho e incentivar a inovação, as equipes devem implementar retrospectivas ou períodos de reflexão para melhorar processos futuros.
Criar uma cadência entre estrutura e inovação define a equipe com expectativas, mantendo a liberdade de explorar diferentes maneiras de melhorar. As equipes devem se reunir regularmente para verificar umas com as outras, fazer ajustes conforme necessário e garantir que todos os membros ainda estejam na mesma página com a mentalidade ágil. A entrega contínua é bem-sucedida quando o feedback é incorporado ao processo contínuo. Isso completa o ciclo da mentalidade ágil e cria ações para melhorar os resultados.
Benefícios do Agile na GMO
Embora uma abordagem ágil não esteja inerentemente ligada a projetos de mudança, adotar um mindset ágil pode ser extremamente benéfico para as organizações – especialmente em projetos de movimento rápido.
- Trabalho produzido mais rápido, melhor, com mais eficiência.
- Ambiente de trabalho mais saudável, pois há colaboração em equipe, feedback imediato e excelente comunicação.
- Tempo de resposta mais rápido – uma vez que a produção é constantemente revisada.
- Economia de tempo e custo – as revisões são evitadas pela vigilância iterativa. Os erros são detectados mais cedo, melhorando a eficiência do processo e evitando que as pessoas repitam etapas que geram retrabalho.
- Redução do desperdício no tempo, pois as partes interessadas trabalham em tarefas essenciais.
- Oportunidade de inovar, pois os custos são baixos.
- Colaboradores mais motivados e menos rotatividade – impulsionados pela confiança, incentivados por processos que funcionam e estimulados por um ambiente comunicativo colaborativo e cheio de confiança.
Dicas da Dynamica para um processo de Change Management Ágil:
- Trabalhar a mentalidade da mudança nos colaboradores
- Manter uma comunicação consistente
- Engajar a liderança
- Reconhecer as conquistas das equipes
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente!