Cultura organizacional é tudo o que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus times. Esses conhecimentos e práticas corporativas são fundamentais para manter o alinhamento do propósito, visão e objetivo da empresa em seu discurso e, em especial, nas suas ações.

Mudanças organizacionais são cada vez mais necessárias e frequentes. As empresas são quase diariamente sacudidas por flutuações, transformações e inovações, o que exige um permanente estado de alerta, seja para proteger a continuidade da empresa, seja para aproveitar oportunidades que surgem e adequar sua cultura ao novo modus operandi.

Cultura Organizacional é como “fazemos as coisas por aqui”. Tudo que foi estabelecido, virou rotina, regra de conduta e hábito coletivo. Caso as Lideranças e Gestores não fiquem atentos, a Cultura Organizacional pode funcionar mais como um obstáculo do que um sustentáculo para as mudanças organizacionais, opondo-se aos 4 elementos-chave na gestão das empresas:

A) Transformações no ambiente externo e que desafiam as empresas,

B) Perspectiva dos gestores e lideranças, sua concepção de empresa “ideal” e que eles querem construir,

C) Estratégia competitiva, as ações que a empresa está pondo em prática para manter-se viva,

D) Equipe de colaboradores, as gerações que formam seu mix, suas competências, habilidades, expectativas e visão de mundo.

“Toda empresa deve trabalhar de forma consistente e permanente sua Cultura Organizacional, para manter vivos seus valores e seu propósito. Os mesmos elementos culturais que criaram o sucesso tornam difícil para os membros da organização perceberem mudanças no ambiente que necessitam de novas respostas.” (Edgar Schein)

É fundamental entender que a cultura é algo que se molda internamente ao longo do tempo, com as novas demandas e necessidades trazidas pelo mercado e com a contribuição de todos da empresa. À medida que a cultura organizacional focada nas pessoas e nos valores da empresa se fortalece, o engajamento, performance e motivação tendem a aumentar, impactando positivamente nos resultados.

A Dynamica Consultoria dispõe de metodologia adequada para auxiliar sua empresa neste processo de construção e/ou adaptação da cultura!

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