|
Fernando Barros de Sá tem mestrado em Engenharia de Produção pela PUC e MBA em Gestão Financeira pela FGV. No momento, lidera a Ephrom Business Transformation.
Marcou presença na 2ª edição (2014) do seminário Diálogos (saiba mais sobre o seminário).
Barros de Sá realizou recentemente workshops em parceria com a Dynamica Consultoria sobre Gerenciamento dos Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão da Mudança Organizacional (GMO). Nesta entrevista, ele nos conta um pouco mais sobre a parceria de sua empresa Ephrom com a Dynamica Consultoria e a importância da plataforma TalkProcess para a GMO.
A seguir, Fernando Barros de Sá com a palavra.
Fale um pouco sobre a parceria da Ephrom com a Dynamica Consultoria.
A Ephrom atua com a produção de tecnologia para negócios. Nosso DNA envolve tecnologia e inovação. A Dynamica trabalha com mudança, entende a necessidade do cliente. Nossa parceria visa unir a tecnologia com a expertise de apoiar a empresa na condução da mudança. Nesse apoio a TalkProcess é fundamental, pois trata-se de uma plataforma inovadora (conjunto de softwares sobre os quais as pessoas interagem entre si), fruto de oito anos de trabalho, em parceria com três universidades e já acumula quatro prêmios conquistados junto ao Governo Federal e entidades de apoio à inovação.
Conte-nos um pouco sobre os prêmios de inovação que você recebeu.
O Governo Federal tem programas de fomento à inovação, que buscam apoiar boas ideias, oferecendo apoio financeiro para que sejam transformadas em produtos. Muitas vezes o Governo ajuda na aproximação entre o empreendedor inovador e a academia. Realizei um mestrado e tive a oportunidade de interagir com pesquisadores de diversas universidades do Brasil. Hoje, somamos a expertise da equipe da Dynamica (que tem consultores com muita vivência), o conhecimento dos pesquisadores das universidades (que são mais teóricos) com a tecnologia e a inovação da Ephrom. Com essa base desenvolvemos um conjunto de inovações, que demos o nome de TalkProcess. Para que servem essas inovações? Servem para ajudar as empresas no desenvolvimento organizacional, em processos, pessoas e competências. Com essas inovações ganhamos quatro prêmios de inovação.
Explique o que é gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento é o conjunto de processos, pelos quais é possível tornar mais eficiente a forma de se capturar, organizar, armazenar e recuperar o conhecimento presente na empresa. Resumidamente, é como você usa o conhecimento de uma maneira bastante ágil. Se esse ciclo é trabalho, as corporações custam a implementar e acabam não aproveitando o conhecimento já assimilado por seus colaboradores. A gestão do conhecimento contribui para fazer com que o aprendizado de uma pessoa sirva de apoio ou seja capaz de gerar valor para um maior número de pessoas.
Fale sobre o workshop que tem ministrado. Como tem sido a aceitação do público?
O workshop serve para passar uma visão geral do produto e sua abordagem. Apresentar quais novos caminhos podem se viabilizar a partir do apoio das inovações suportadas pelo TalkProcess. É uma oportunidade única que tem surpreendido muito os participantes. Quando se demonstra que é possível, de forma prática, reduzir os custos dos projetos de processos e, ao mesmo tempo, aumentar os ganhos de desempenho, isso chama a atenção das empresas. Em empresas de porte, a dispersão de suas unidades e o grande número de colaboradores torna a atuação do Escritório de Processos muito desafiadora. Contar com inovações como o TalkProcess passa a ser cada vez mais imprescindível. Pela audiência do workshop que vou ministrar hoje, onde há 50 inscritos, é possível perceber que essa demanda é real. Entre os inscritos estão o Itaú, TAM, Citi Bank, Bradesco, Grupo Votorantim, Natura, Siemens, Bayer, Grupo Fleury, Avianca, entre outros.
Como o TalkProcess gera valor?
Primeiro a redução da resistência da mudança e segundo a agilidade na mudança. Mudar mais rápido e de forma mais efetiva, gera muito valor para as empresas. Hoje, o mercado está muito dinâmico e mudar quando você é grande é muito difícil. O terceiro ponto é engajar os colaboradores. Mantê-los motivados e empenhados com os processos e sua melhoria contínua não é uma tarefa fácil. O TalkProcess é um produto voltado para as 500 maiores empresas do país. Seu modelo de negócio prevê um atendimento personalizado, coma customização da solução para cada empresa, de acordo com as suas necessidades.
Conte-nos sua experiência na Alemanha. Seu workshop foi muito bem comentado.
Na Alemanha foi um caso especial. Estivemos em 2012, em Hannover, para visitar a Cebit, a maior feira de Tecnologia da Informação no mundo, e para conhecer o que havia de inovação na área de melhoria de processos. Em 2014, retornamos para a Alemanha com o objetivo de discutir parcerias com empresas líderes de mercado e conversar com profissionais/pesquisadores formadores de opinião. Numa dessas reuniões surgiu um convite para eu realizar um workshop em um evento internacional, o Berlin Change Days, em novembro daquele mesmo ano.
Foi uma experiência muito rica, durante o workshop, poder discutir inovações com especialistas de mais de dez países em um mesmo auditório.
Conheça os outros depoimentos
Envie seus comentários para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br
|