Transformação digital e novas formas de produzir e pensar (*)

Ilustração: Sizenando


A aceitação de inovações não é sempre imediata – um produto, uma atitude; um equipamento, um novo procedimento operacional ou um novo ângulo para pensar sobre a vida social. Sua assimilação depende de como são divulgadas e como seus efeitos são compartilhados. É uma boa inovação o “Watson” criar o trailer de um filme? E um banco usar o WhatsApp em seu contato com clientes? Quando uma inovação é socialmente significativa e de que forma cada setor de uma organização a incorpora?

 

Algumas publicações reiteram as contribuições da Dynamica Consultoria e parceiros à discussão dos temas atuais que orientam o mundo corporativo. Destacamos: 

Gestão de mudanças para sustentar os processos de inovação – Agostino Carletti

Na 2ª metade do século 20 avançaram a eletrônica, as telecomunicações e a tecnologia da informação. Na virada para o 21, a 4ª revolução industrial ergueu sistemas globalizados, com empresas mais ágeis e barreiras administrativas menores, estimulando a cooperação e o empreendedorismo internos. As inovações tecnológicas ganharam escala exponencial, isto é, dadas as ligações entre a sociedade e as corporações, cada inovação técnica contribui para mudanças cada vez mais rápidas no conjunto social, ampliando mais o espaço para outras inovações. As áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) perpassam o tecido socioeconômico e as relações produtivas apoiam-se em recursos como: inteligência artificial; realidade virtual; automação cognitiva; realidade aumentada; internet das coisas; internet industrial. Agora há novos consumidores, uma nova cidadania. As conexões sociais são mais amplas, há novos padrões de comportamento e de demandas sociais e políticas. As pessoas querem um relacionamento transparente com a área privada e o poder público.

As mudanças históricas nas forças produtivas sempre afetaram as relações de trabalho. Então, não é novidade a eliminação de empregos e sua substituição por novas funções e qualificações conforme se desenvolve o campo tecnológico. Hoje, o perfil profissional inclui visão multidisciplinar e crítica, capacidade de cooperar e lidar com a integração de processos diversos. Aptos a julgar e negociar, com flexibilidade e criatividade. A formação continuada, como método de requalificação, ganha peso e, claro, não só para as áreas de TIC.

A Dynamica Consultoria tem um portfólio de cursos em que gestão de pessoas e inovação administrativa e tecnológica têm destaque permanente. Para conhecer todos os cursos, incluindo os aplicados com parceiros do mercado, acesse o link a seguir:

Cursos Dynamica Consultoria

Novos conceitos tomaram corpo: disrupção; sustentabilidade; inovação aberta; quebra de paradigmas. O mundo do conhecimento lida com fatores mais complexos, há incertezas sobre o presente e menor clareza sobre o futuro. A análise contextual de dados é mais acurada, tem reflexos positivos para o acesso e compartilhamento de dados. A cultura corporativa aberta à revisão de modelos de gestão de pessoas permite a revisão de princípios pelas empresas e aumenta sua responsabilidade social. O cenário é para lideranças, sejam quais forem seus cargos, que acreditam na ação interdepartamental, em equipes engajadas na sustentação das mudanças e com as pessoas no centro de suas estratégias.

A Dynamica vem patrocinando eventos sobre os temas mais relevantes para os profissionais e o mercado. Alguns deles trataram diretamente de inovação, gestão de pessoas e formação de profissionais na área de TI. Matérias nos links a seguir:

25/10/2018 – AMCHAM-SP Reunião especial de Gestão de Pessoas

5/10/2018 – Mesas TI “A OAB e seu compromisso com a democracia”

Os fundamentos da Gestão de Transformações Organizacionais estão cada vez mais presentes nas agendas das lideranças corporativas. Seu instrumental oferece alternativas para que as atividades TIC sejam articuladas a todos os setores das organizações. Inovar nos negócios é abrir espaço para a renovação dos propósitos e as estruturas administrativas das organizações, tendo em vista a inter-relação humana baseada na diversidade.

(*) Agostino Carletti é sócio-diretor da Dynamica Consultoria – dezembro/2018

 

Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente!

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?