Mediação de Conflitos e Comunicação Não-Violenta
Os significados das palavras não são necessariamente os mesmos para todas as pessoas. Nas discussões em grupo, as experiências de vida e necessidades individuais dos participantes tomam a frente nas análises e julgamentos que fazem e, consequentemente, em ações que se tornam muitas vezes automáticas.

Em debates não é preciso eliminar nosso julgamento, mas podemos perceber que estamos julgando e nos apropriarmos dele como parte de nossa visão dos fatos. É possível perceber a variedade de pontos de vista dos interlocutores e criar diálogos mais produtivos e eficazes, escapando de posições rígidas e abrir espaço para novas possibilidades.
O trabalho de mediação de conflitos é necessário para apoiar indivíduos ou grupos que não conseguem mais lidar sozinhos com os temas que debatem: as partes estão com seu pensamento fixo numa solução, não visualizam alternativas, não conseguem lidar com as diferenças de abordagem e as tentativas de diálogo levam sempre aos mesmos discursos gerando impasses, resistências e improdutividade.
Entre vários recursos, a Dynamica Consultoria utiliza-se das técnicas de comunicação não violenta (CNV) de Marshall Rosemberg. Este modelo ajuda equipes e líderes a lidar com os processos de comunicação interpessoal, separando fatos de julgamentos, visando entender e respeitar os sentimentos e necessidades de cada um, o respeito às diferenças estimulando a sinergia dentro do grupo.
Pensando em projetos de mudanças, estas situações de conflito podem estar presentes entre diretores, dois departamentos, duas empresas, líderes e liderados. O trabalho de mediação pode ser percebido em um mapeamento de cultura, numa entrevista de stakeholders ou no desenrolar do tratamento de impactos organizacionais. Com entrevistas individuais e sessões em grupos, busca-se esclarecer os pontos de vista e encontrar soluções conjuntas, permitindo que os participantes possam agir de modo diferente em outras situações.
