Planejamento estratégico é um processo que permite que a empresa faça uma reflexão e análise de qual é a sua direção, como alcançar os objetivos definidos, que planos de ação e medidas utilizar para acompanhar a efetividade do caminho e permitir correção de rota para garantir que sonhos se transformem em realidade, em resultados.

Há no mercado várias metodologias:

  • BSC– Balanced Scorecard – indicadores balanceados de desempenho
  • OKR – Objectives and Key Results – O objetivo é qualitativo e os KRs são quantitativos.
  • Matriz SWOT – análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio
  • Matriz BCG – análise periódica da carteira (existente) de produtos
  • Matriz SMART – definição de meta que seja Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporal).
  • As 5 forças de Porter – análise abrangente da concorrência e como a empresa deve se posicionar no cenário.

A questão sempre a se colocar é:

  • Qual o melhor modelo ou método para o meu cenário?
  • Como desenvolver o planejamento para a minha empresa?
  • Quem envolver? Como preparar as pessoas para esse momento?
  • Quais técnicas de discussão e debates utilizar?
  •  Os objetivos serão de curto, médio ou longo prazos? Quais critérios utilizar?

Esses e outros aspectos fazem parte do seu processo de planejamento.
O mapa abaixo ilustra os passos que a Dynamica entende necessários para o desenvolvimento do planejamento empresarial promovendo a facilitação de todas as etapas do trabalho.

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?