Planejamento estratégico é um processo que permite que a empresa faça uma reflexão e análise de qual é a sua direção, como alcançar os objetivos definidos, que planos de ação e medidas utilizar para acompanhar a efetividade do caminho e permitir correção de rota para garantir que sonhos se transformem em realidade, em resultados.
Há no mercado várias metodologias:
- BSC– Balanced Scorecard – indicadores balanceados de desempenho
- OKR – Objectives and Key Results – O objetivo é qualitativo e os KRs são quantitativos.
- Matriz SWOT – análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio
- Matriz BCG – análise periódica da carteira (existente) de produtos
- Matriz SMART – definição de meta que seja Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporal).
- As 5 forças de Porter – análise abrangente da concorrência e como a empresa deve se posicionar no cenário.
A questão sempre a se colocar é:
- Qual o melhor modelo ou método para o meu cenário?
- Como desenvolver o planejamento para a minha empresa?
- Quem envolver? Como preparar as pessoas para esse momento?
- Quais técnicas de discussão e debates utilizar?
- Os objetivos serão de curto, médio ou longo prazos? Quais critérios utilizar?
Esses e outros aspectos fazem parte do seu processo de planejamento.
O mapa abaixo ilustra os passos que a Dynamica entende necessários para o desenvolvimento do planejamento empresarial promovendo a facilitação de todas as etapas do trabalho.