John P. Kotter, 65 anos, é fundador e diretor da Kotter Associates, em Cambridge, Massachussets. Um dos mais jovens professores que em Harvard recebeu o título de professor catedrático – estabeleceu-se na Harvard Business School em 1972. Lançou diversos livros e é um dos mais influentes autores na área de negócios e administração. Um dos mais requisitados oradores, com intensa atividade em reuniões de executivos em todo o mundo.
“Liderando mudança” foi lançado em 1996, aprofundando temas já tratados por Kotter em vários artigos. Destacam-se a linguagem e a forma como foram organizados temas e capítulos. Sua linguagem é simples e clara. Escapa tanto da linguagem estritamente acadêmica quanto do jargão corporativo. Isso vem em resultado do autor ter optado por ilustrar seu universo conceitual com exemplos e casos reais, colhidos no dia a dia empresarial. Kotter é didático sem perder consistência no tratamento de cada tema.
Para Kotter o papel da liderança empresarial é fator fundamental para qualquer processo de mudança, seja qual for o porte da empresa. Ao longo de seus capítulos, o tema da liderança é sempre reforçado.
Na primeira parte, o autor sistematiza os erros mais comuns que barram o sucesso de muitas empresas na busca por adaptação às condições do mercado global. Ao registro da sequência de 8 erros, segue-se o capítulo com o modelo para o sucesso das empresas diante da necessidade das mudanças: o já clássico processo de 8 etapas criado por Kotter. São elas: estabelecer senso de urgência; criar coalizão administrativa; criar visão e estratégia; criar comunicação; permitir empowerment dos funcionários; realizar conquistas a curto prazo; consolidar ganhos e produzir mais mudanças e estabelecer nova cultura.
Essas etapas ocorrem simultaneamente ou não e devem ser vivenciadas e ultrapassadas integralmente – sob pena das mudanças ocorrerem mas não perdurarem.
Lançado há quase 20 anos, o livro tem realçadas suas qualidades com a última parte: “As consequências para o século XXI”. Em dois capítulos, Kotter traça as características para os executivos e empresas que vão conseguir enfrentar os desafios deste século que se inicia – com exigências e transformações muito mais rápidas que o século passado. Destacam-se novamente os temas: liderança, senso de urgência e de equipe. Para a empresa, Kotter chama a atenção para o que define como “cultura adaptável”. Refere-se à capacidade da empresa de assumir e enfrentar riscos diante da inconstância e instabilidade da economia internacional e sua abertura para o que define como “aprendizado vitalício” – marca registrada dos executivos que se preparam para enfrentar os desafios do século XXI.
É certo que “Liderando mudança” instiga o leitor a refletir sobre a realidade de sua empresa e a posicionar-se favoravelmente pela busca por mudanças – seja na estrutura da empresa a que está ligado, seja na maneira como trabalha e se relaciona com ela.
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