Recentemente Renan Silva, Coordenador do PMO Corporativo da Serasa Experian, participou do evento PMO SUMIT realizado entre 26 e 28 de março, no Rio de Janeiro. No dia de abertura apresentou palestra tratando de Gestão de Mudanças Organizacionais:
“PMOs em estruturação – estratégias de excelência em change management para fortalecimento de escritórios de projetos em implementação”.
Renan Silva teve importante participação no seminário organizado pela Dynamica Consultoria: Diálogos 2013 – conduzindo mudanças organizacionais (saiba mais sobre o seminário).
A seguir, Gestão de Mudanças nas palavras de Renan Silva.
Em primeiro lugar, Renan, fale um pouco sobre sua trajetória profissional: como chegou à Serasa?
Atuo há mais de 13 anos em funções ligadas ao gerenciamento de projetos. Antes de atuar na Serasa Experian, onde atualmente coordeno o PMO Corporativo, atuei em empresas multinacionais como HP, EDS, General Motors, GMAC Financial Services, Huawei e Telefónica. Sou bacharel em Ciência da Computação (USCS), com MBA Executivo em Administração de Empresas (FGV), com certificações PMP e ITIL e PMO MASTER CLASS Alumini.
Como foi o nascimento do escritório de projetos na Serasa? E por que se interessaram em tratar Gestão de Mudanças?
O escritório de projetos na Serasa Experian foi criado em 2000, já atuando na esfera corporativa e contando com o patrocínio da alta direção. Tivemos tempo para evoluir nossa maturidade em gerenciamento de projetos e, ao final de 2012, a análise das lições aprendidas nos diversos projetos conduzidos até então dentro da empresa evidenciavam que estávamos focalizando mais na execução dos projetos do que nas mudanças para as quais eles foram criados e financiados.
Como foi o processo de desenvolver a Gestão de Mudanças dentro do escritório de projetos? Como é a parceria do escritório de projetos e demais áreas, por exemplo, como o RH?
Estamos iniciando a construção do nosso modelo de gestão de mudanças organizacionais. O modelo prevê um trabalho integrado com as áreas de interface que estão interligadas com este tema. Contamos com o apoio da Dynamica Consultoria, através de capacitação interna da nossa área e coaching para definirmos e implantarmos o método e governança deste modelo de gestão da mudança.
Como você vê o papel da liderança nos projetos pelos quais é responsável?
O papel da liderança é fator crítico para o sucesso dos projetos. Felizmente, a Serasa Experian conta com o apoio da alta direção em seus projetos estratégicos. Eles são os patrocinadores destes projetos e são eles que apresentam o status destes projetos na reunião mensal da diretoria. Acredito que o grande desafio nas grandes empresas é fazer com que os projetos caminhem na velocidade esperada sem a necessidade de envolver a alta direção a todo momento. Nesse ponto o engajamento da média gerência é fundamental.
E quanto à apresentação no evento: qual foi a linha de condução da palestra?
A apresentação ocorreu no último dia 26 de março e pude compartilhar com os participantes um pouco dos desafios de manter um PMO vivo e relevante dentro das organizações. Periodicamente o PMO é questionado sobre seu valor e resultados gerados. Hoje em dia, um PMO preocupado apenas com questões relacionadas a cumprimento de escopo, prazos e custos está fadado ao desaparecimento. O PMO deve entender o business da empresa, saber quais são as dores de seus principais stakeholders e falar a mesma língua dos executivos da empresa que basicamente se interessam por 3 temas: aumentar receita, redução de custos e evitar problemas. É preciso simplificar nossa atuação, diminuir a burocracia sem perder o rigor na gestão, criar um ambiente de colaboração e não de coerção. Liderar mudanças: esse é o desafio do PMO do futuro… que já começou.
Conheça todos os depoimentos de “Com a palavra…”
Envie seus comentários para: dynamica@dynamicaconsultoria.com.br
|