Você e sua empresa utilizam a Inteligência Artificial para alavancar os negócios?
Esta tecnologia inovadora já é uma realidade na vida das pessoas e no mundo corporativo. Mas, será que as empresas e os indivíduos estão preparados ou criando planos para utilizar a IA no dia-a-dia?
Com certeza a IA traz inovações e benefícios, assim como desafios, que exigem resiliência de todos envolvidos frente às inúmeras mudanças.
Diante deste cenário, queremos compartilhar sobre como a Gestão de Mudanças Organizacionais pode ser uma forte aliada das empresas e das pessoas na jornada da Inteligência Artificial.
“Estamos chamando de jornada, pois é um processo de transformação, que exige planejamento, execução e resultados, além do envolvimento de pessoas e considerações essenciais sobre as questões sociais, de ética e de segurança”, explica Sueli Oliveira, especialista em IA.
Muitas organizações já estão colocando em prática planos e processos que estimulam os seus colaboradores a explorarem os benefícios da Inteligência Artificial, visando potencializar a performance dos seus produtos e serviços frente a toda cadeia produtiva, consumidora e competitiva.
“O futuro da sociedade com a IA ainda é muito imprevisível, mas com certeza ela está redefinindo os limites do que é possível, tanto para os negócios quanto, para desenvolvimento individual de cada um, sendo assim, acredito que o melhor a ser feito é investir no aprendizado, colocar em prática e aproveitar todas as oportunidades que essa tecnologia/ferramenta oferece”, comenta Sueli.
Alguns exemplos de segmentos que a Inteligência Artificial tem contribuído:
- Apoio na tomada de decisão com mais agilidade, mais precisas e eficientes;
- Automação de tarefas e processos rotineiros;
- Apoio na gestão de tempo das equipes;
- Personificação da experiência de clientes ou colaboradores;
- Apoio no desenvolvimento de novas competências;
- Educação;
- Inovação desde a criação de novos materiais até o desenvolvimento de novas formas de energia;
- Assistentes virtuais;
- Mobilidade autônoma;
- Medicina Robótica e Diagnóstico médico;
- Traduções automáticas, entre outros.
Criando uma Cultura Organizacional inovadora
As organizações precisam começar a pensar em desenvolver uma Cultura Organizacional embarcada com a IA para auxiliar no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, aprendizagem contínua, execução de tarefas repetitivas e outras atividades voltadas para inovação, eficiência operacional e conhecimento e personificação do seu público alvo.
De acordo com especialistas, o potencial dessa ferramenta é imenso.
“Toda inovação requer investimento, tanto de esforço quanto financeiro, que geralmente é algo substancial, mas em muitos casos é possível definir estratégias para fracioná-lo durante um determinado período. Investir em profissionais qualificados, infraestrutura tecnológica, processos e cultura organizacional são fatores de sucesso para essa jornada”, explica Sueli.
Para essa transformação, uma das sugestões de Sueli como estratégia, é o uso do conceito de melhoria contínua (Lean), onde mudanças pequenas podem ser implementadas e geram menos resistência, além de reduzir impactos e riscos, trazer resultados mais rápidos, promover a cultura de inovação e aprendizado contínuo, e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os envolvidos.
Para Sueli, que é profissional de tecnologia e estuda a fundo sobre a Inteligência Artificial, uma das melhores formas de reduzir a resistência às mudanças é motivar a interação das pessoas com a IA em suas rotinas de trabalho.
Mitigando a resistência e promovendo o envolvimento
“Muitas pessoas têm percebido a IA como algo negativo, principalmente no tocante aos seus empregos que podem ser absorvidos. Eu procuro vê-la como uma ferramenta que nos ajudará a aumentar a produtividade e possibilitar que a nossa dedicação esteja mais voltada para as atividades que exigem mais criatividade, empatia, pensamento crítico e resolução de problemas complexos pouco ou nunca vivenciados”, comenta Sueli.
Neste cenário, o papel da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) se torna fundamental na criação e implementação de estratégias eficazes com foco em valorizar as fortalezas e mitigar as ameaças da IA junto aos colaboradores durante essa fase transformacional.
O primeiro passo a ser dado é oferecer uma informação clara e consistente sobre o uso da tecnologia na empresa. Contar com a cooperação da liderança nesta missão também é imprescindível.
“Todo mundo tem a necessidade de pertencer. Quando a pessoa se sente ameaçada e não participa, ela pode começar a pensar que está excluída e isso cria um problema”, observa Sueli.
A GMO tem o papel fundamental de olhar com cuidado o lado humano e mostrar o quanto a IA pode ser útil em diversas atividades e não uma ameaça.
“Tudo começa com a criação de um plano de gestão de mudanças que visa a utilização da IA nos processos organizacionais. Desta forma, conseguimos mapear onde a empresa está e onde quer chegar”, explica Lyrian Faria, diretora da Dynamica Consultoria.
Segundo Lyrian, é muito importante ouvir tanto a liderança quanto os liderados para entender como estão lidando com a mudança, se já estão familiarizados com a IA e o que esperam com tudo isso.
A GMO contribui muito neste processo, pois ajuda a desenvolver equipes confiantes e preparadas para uma Cultura Organizacional orientada à inovação.“É importante ressaltar o desenvolvimento de competências, mudanças de mentalidade e aprendizagem contínua. Neste processo, devemos entender quais competências precisam ser desenvolvidas para melhor aproveitar a IA. O Assessment Comportamental é uma ferramenta que apoia a GMO neste processo”, avalia Lyrian.
Ouvindo sua equipe
Não basta apenas liberar o uso da IA no escritório e deixar cada um por conta própria, afinal o sucesso da empresa é o resultado do esforço coletivo de todos os colaboradores. O ideal é criar um planejamento de como a IA pode ser utilizada para apoiar cada time na condução de projetos, processos ou situações e então capacitar as equipes para que explorem as possibilidades e tirem o melhor proveito.
“O Design Thinking pode ser muito útil para entender o que os colaboradores esperam da IA e também como enxergam o uso da tecnologia para apoiar em suas tarefas. Assim, é possível mapear se há lacunas e quais são”, explica Lyrian.
Para Sueli, faz total sentido e diferença as equipes perceberem que participam da implementação da nova tecnologia e que estão sendo ouvidas. “É importante incentivar uma cultura de aprendizagem e qualificação para promover uma mentalidade aberta ao conhecimento e ao uso da IA”.
Outro ponto decisivo é identificar os líderes influenciadores que podem contribuir para a disseminação dessa cultura e multiplicação das informações por meio de encontros, workshops, pesquisas, comunicação interna e outros.
A Dynamica Consultoria tem auxiliado empresas no processo de transformação digital com Gestão de Mudanças Organizacionais, Assessment Comportamental, Capacitação In Company e Gestão de Projetos.
Se sua empresa está passando por transformações, podemos ajudar!
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente para TRANSFORMAR EM AÇÃO OS CAMINHOS DA INOVAÇÃO!