• Quem Somos
    • Empresa
    • Equipe
    • Nossa história
      • 2007 – 2009
      • 2010 – 2013
      • 2014 – 2019
      • 2020 – dias atuais
    • Política de Privacidade
  • O que fazemos
    • Gestão Empresarial
      • Conhecimento Empresarial
      • Gerência de Projetos e Escritórios de Projetos
      • Indicadores de Prontidão para Mudança
      • Planejamento Empresarial
      • Processos de Negócios
      • Quality Assurance
      • Transformações e Mudanças Organizacionais
      • Visão integrada e corporativa de mudanças
    • Capacitações
    • Desenvolvimento Humano
      • Comunicação Corporativa
      • Cultura organizacional
      • Desenvolvendo Pessoas
      • Design Organizacional
      • Mediação de Conflitos
      • Organização Ágeis
  • Clientes
    • Empresas Atendidas
    • Experiências em Projetos
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Blog
Menu
  • Quem Somos
    • Empresa
    • Equipe
    • Nossa história
      • 2007 – 2009
      • 2010 – 2013
      • 2014 – 2019
      • 2020 – dias atuais
    • Política de Privacidade
  • O que fazemos
    • Gestão Empresarial
      • Conhecimento Empresarial
      • Gerência de Projetos e Escritórios de Projetos
      • Indicadores de Prontidão para Mudança
      • Planejamento Empresarial
      • Processos de Negócios
      • Quality Assurance
      • Transformações e Mudanças Organizacionais
      • Visão integrada e corporativa de mudanças
    • Capacitações
    • Desenvolvimento Humano
      • Comunicação Corporativa
      • Cultura organizacional
      • Desenvolvendo Pessoas
      • Design Organizacional
      • Mediação de Conflitos
      • Organização Ágeis
  • Clientes
    • Empresas Atendidas
    • Experiências em Projetos
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Blog
Contato
Search

Como a Gestão de Mudanças Organizacionais apoia empresas na jornada da Inteligência Artificial

  • setembro 13, 2024

Você e sua empresa utilizam a Inteligência Artificial para alavancar os negócios?

Esta tecnologia inovadora já é uma realidade na vida das pessoas e no mundo corporativo. Mas, será que as empresas e os indivíduos estão preparados ou criando planos para utilizar a IA no dia-a-dia?

Com certeza a IA traz inovações e benefícios, assim como desafios, que exigem resiliência de todos envolvidos frente às inúmeras mudanças.

Diante deste cenário, queremos compartilhar sobre como a Gestão de Mudanças Organizacionais pode ser uma forte aliada das empresas e das pessoas na jornada da Inteligência Artificial.

“Estamos chamando de jornada, pois é um processo de transformação, que exige planejamento, execução e resultados, além do envolvimento de pessoas e considerações essenciais sobre as questões sociais, de ética e de segurança”, explica Sueli Oliveira, especialista em IA. 

Muitas organizações já estão colocando em prática planos e processos que estimulam os seus colaboradores a explorarem os benefícios da Inteligência Artificial, visando potencializar a performance dos seus produtos e serviços frente a toda cadeia produtiva, consumidora e competitiva.

“O futuro da sociedade com a IA ainda é muito imprevisível, mas com certeza ela está redefinindo os limites do que é possível, tanto para os negócios quanto, para desenvolvimento individual de cada um, sendo assim, acredito que o melhor a ser feito é investir no aprendizado, colocar em prática e aproveitar todas as oportunidades que essa tecnologia/ferramenta oferece”, comenta Sueli.

Alguns exemplos de segmentos que a Inteligência Artificial tem contribuído:

  • Apoio na tomada de decisão com mais agilidade, mais precisas e eficientes;
  • Automação de tarefas e processos rotineiros;
  • Apoio na gestão de tempo das equipes;
  • Personificação da experiência de clientes ou colaboradores;
  • Apoio no desenvolvimento de novas competências;
  • Educação;
  • Inovação desde a criação de novos materiais até o desenvolvimento de novas formas de energia;
  • Assistentes virtuais;
  • Mobilidade autônoma;
  • Medicina Robótica e Diagnóstico médico;
  • Traduções automáticas, entre outros.

Criando uma Cultura Organizacional inovadora

As organizações precisam começar a pensar em desenvolver uma Cultura Organizacional embarcada com a IA para auxiliar no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, aprendizagem contínua, execução de tarefas repetitivas e outras atividades voltadas para inovação, eficiência operacional e conhecimento e personificação do seu público alvo. 

De acordo com especialistas, o potencial dessa ferramenta é imenso.

“Toda inovação requer investimento, tanto de esforço quanto financeiro, que geralmente é algo substancial, mas em muitos casos é possível definir estratégias para fracioná-lo durante um determinado período. Investir em profissionais qualificados, infraestrutura tecnológica, processos e cultura organizacional são fatores de sucesso para essa jornada”, explica Sueli.

Para essa transformação, uma das sugestões de Sueli como estratégia, é o uso do conceito de melhoria contínua (Lean), onde mudanças pequenas podem ser implementadas e geram menos resistência, além de reduzir impactos e riscos, trazer resultados mais rápidos, promover a cultura de inovação e aprendizado contínuo, e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os envolvidos.

Para Sueli, que é profissional de tecnologia e estuda a fundo sobre a Inteligência Artificial, uma das melhores formas de reduzir a resistência às mudanças é motivar a interação das pessoas com a IA em suas rotinas de trabalho.

Mitigando a resistência e promovendo o envolvimento

“Muitas pessoas têm percebido a IA como algo negativo, principalmente no tocante aos seus empregos que podem ser absorvidos. Eu procuro vê-la como uma ferramenta que nos ajudará a aumentar a produtividade e possibilitar que a nossa dedicação esteja mais voltada para as atividades que exigem mais criatividade, empatia, pensamento crítico e resolução de problemas complexos pouco ou nunca vivenciados”, comenta Sueli.

Neste cenário, o papel da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) se torna fundamental na criação e implementação de estratégias eficazes com foco em valorizar as fortalezas e mitigar as ameaças da IA junto aos colaboradores durante essa fase transformacional.

O primeiro passo a ser dado é oferecer uma informação clara e consistente sobre o uso da tecnologia na empresa. Contar com a cooperação da liderança nesta missão também é imprescindível.

“Todo mundo tem a necessidade de pertencer. Quando a pessoa se sente ameaçada e não participa, ela pode começar a pensar que está excluída e isso cria um problema”, observa Sueli.

A GMO tem o papel fundamental de olhar com cuidado o lado humano e mostrar o quanto a IA pode ser útil em diversas atividades e não uma ameaça.

“Tudo começa com a criação de um plano de gestão de mudanças que visa a utilização da IA nos processos organizacionais. Desta forma, conseguimos mapear onde a empresa está e onde quer chegar”, explica Lyrian Faria, diretora da Dynamica Consultoria.

Segundo Lyrian, é muito importante ouvir tanto a liderança quanto os liderados para entender como estão lidando com a mudança, se já estão familiarizados com a IA e o que esperam com tudo isso.

A GMO contribui muito neste processo, pois ajuda a desenvolver equipes confiantes e preparadas para uma Cultura Organizacional orientada à  inovação.“É importante ressaltar o desenvolvimento de competências, mudanças de mentalidade e aprendizagem contínua. Neste processo, devemos entender quais competências precisam ser desenvolvidas para melhor aproveitar a IA. O Assessment Comportamental é uma ferramenta que apoia a GMO neste processo”, avalia Lyrian.

Ouvindo sua equipe

Não basta apenas liberar o uso da IA no escritório e deixar cada um por conta própria, afinal o sucesso da empresa é o resultado do esforço coletivo de todos os colaboradores. O ideal é criar um planejamento de como a IA pode ser utilizada para apoiar cada time na condução de projetos, processos ou situações e então capacitar as equipes para que explorem as possibilidades e tirem o melhor proveito.

“O Design Thinking pode ser muito útil para entender o que os colaboradores esperam da IA e também como enxergam o uso da tecnologia para apoiar em suas tarefas. Assim, é possível mapear se há lacunas e quais são”, explica Lyrian.

Para Sueli, faz total sentido e diferença as equipes perceberem que participam da implementação da nova tecnologia e que estão sendo ouvidas. “É importante incentivar uma cultura de aprendizagem e qualificação para promover uma mentalidade aberta ao conhecimento e ao uso da IA”. 

Outro ponto decisivo é identificar os líderes influenciadores que podem contribuir para a disseminação dessa cultura e multiplicação das informações por meio de encontros, workshops, pesquisas, comunicação interna e outros.

A Dynamica Consultoria tem auxiliado empresas no processo de transformação digital com Gestão de Mudanças Organizacionais, Assessment Comportamental, Capacitação In Company e Gestão de Projetos.

Se sua empresa está passando por transformações, podemos ajudar!

Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente para TRANSFORMAR EM AÇÃO OS CAMINHOS DA INOVAÇÃO!

PrevAnterior
SeguinteNext
Compartilhe no

Posts Relacionados

Artigos

O Futuro do Change Management: visão integrada de todos os projetos

Ler Mais
Artigos

Descomplicando a Mudança: da visão para a ação

Ler Mais
Artigos

Como Transformar seus Projetos e dar visibilidade ao Valor Gerado

Ler Mais
relacionamento@dynamicaconsultoria.com.br Fone: +55 11 97309 3556

Redes Sociais

Youtube Facebook-f Linkedin-in Instagram

A Dynamica

  • Inicio
  • Empresa
  • Gestão Empresarial
  • Desenvolvimento Humano
  • Capacitações in Company
  • Clientes
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu
  • Inicio
  • Empresa
  • Gestão Empresarial
  • Desenvolvimento Humano
  • Capacitações in Company
  • Clientes
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco

Assine nossa Newsletter no Linkedin !

Copyright © 2023. Dynamica Consultoria