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A transformação é o fato dominante da vida em todos os negócios neste mundo BANI. A capacidade de dominar e explorar a mudança tornou-se uma das habilidades mais procuradas. Independente da área em que atua, o profissional que domina conhecimentos de Change Management sai na frente. E marketing é uma das áreas onde o próprio ritmo da mudança está constantemente acelerando.
Gerenciar mudanças não é apenas uma parte normal dos negócios, é uma parte normal da vida. No entanto, aprender a gerenciar bem a mudança não vem naturalmente, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e aprimorada.
Porque o profissional de marketing deve ter habilidades de GMO
Uma organização que incentiva os colaboradores a desenvolver habilidades de Change Management tem mais sucesso em seus programas de mudança. Uma das áreas que tem costume de lidar com mudanças constantes de mercado e com o gosto dos consumidores é o marketing.
Acontece que esses profissionais estão sempre se atualizando e acompanhando as mudanças, fazendo com que se antecipem ao que está por vir, dando a eles vantagens sobre o cenário geral e prevendo resultados que podem ser muito eficazes em seus desfechos.
A intangibilidade que existe por trás do marketing deveria ser o maior fator de dúvidas, pois trabalhar algo que não se vê ou pode ser adquirido causa incertezas a seus interessados. Entretanto a segurança de suas técnicas e credenciais levam essas adversidades a serem apenas pequenos detalhes, afinal de contas, é realizado um planejamento consistente por trás de uma ação.
Mas o que esses profissionais de marketing precisam saber é que podem aprimorar ainda mais todo o seu conhecimento sobre mudanças e como gerenciá-las de forma perfeita.
Selecionamos aqui 6 qualidades que um profissional de Marketing deve desenvolver:
Comunicação: habilidades de comunicação eficazes são importantes em todos os pontos de um projeto de mudança. A comunicação é fundamental para esclarecer o que será a mudança e o motivo pelo qual está acontecendo. No estágio de preparação, há espaço para argumentar persuasivamente com os colaboradores sobre todo o processo, bem como oferecer apoio caso seja necessário.
A comunicação requer tempo para entender as pessoas envolvidas na mudança em todos os níveis da organização. Ao construir um plano de comunicação, o profissional de marketing deve ser criativo e colocar o máximo de informação interativa possível. Não é apenas criar uma mensagem unificada para toda a empresa. A mudança efetiva requer mensagens e informações contínuas personalizadas para cada colaborador. Ser criativo é ponto crucial.
Escuta Ativa: Uma boa comunicação é um processo de mão dupla. Para que o plano de gerenciamento de mudanças atinja os resultados pretendidos, é necessário que a equipe envolvida dedique tanto tempo para ouvir os colaboradores quanto para fornecer atualizações. Os gerentes de mudança habilidosos aprendem a solicitar ativamente feedback das pessoas em todos os níveis do projeto para usar em necessidades futuras.
Gestão de mudanças é ajudar com o lado humano da mudança e incentivar as pessoas a abraçarem a transformação.
Pesquisas e Estudos: Pesquisar casos de sucesso, ler e realizar cursos sobre Cultura Organizacional e Gestão da Mudança é extremamente importante. Conhecer as metodologias mais populares para determinar quais ideias devem ser aplicadas aos projetos de mudança é um primeiro passo. A Dynamica Consultoria possui uma metodologia própria que foi desenhada com anos de experiência em casos reais e é ensinada nos cursos de formação.
E aproveite os dados da sua empresa para garantir que você entenda completamente o estado atual das coisas antes de desenvolver uma estratégia. Para criar um plano que realmente atenda às necessidades da sua organização, você precisa entender quais são os obstáculos atuais, com o que os funcionários estão lutando e se há algum processo atual atrapalhando.
Saber como fazer pesquisa com antecedência pode ajudar bastante a garantir que você desenvolva uma estratégia mais eficaz para atingir seus principais objetivos
Pensamento estratégico: Projetos de gerenciamento de mudanças bem-sucedidos começam com uma estratégia forte. Isso significa saber como ter uma visão geral do que a organização precisa e combinar com os detalhes que importam para uma execução bem-sucedida. Requer aprender a antecipar problemas que podem surgir durante o processo de mudança e criar um plano para lidar com eles.
O pensamento estratégico é a habilidade que permite traduzir necessidades e objetivos gerais em um roteiro claro para atingi-los. Isso inclui a criação de uma lista de etapas específicas a serem seguidas, determinando quem será responsável por cada uma e montando um cronograma. Boas ideias são um começo. A capacidade de transformá-las em realidade requer pensamento estratégico.
Liderança: Conduzir mudanças significa gerenciar pessoas de forma eficaz, e isso envolve habilidades de liderança. Parte disso é saber quem deve ser responsável por cada parte do processo de GMO e garantir que saibam como realizar as suas tarefas.
Se envolver com a equipe e construir uma relação próxima e de confiança é essencial. Conhecer a opinião de todos e realmente ouvir o que estão dizendo, por meio de pesquisas e comentários.
Lembre-se: um bom líder garante que todos os funcionários envolvidos no processo de mudança se sintam parte do projeto.
Medição e análise: Por fim, o gerenciamento de mudanças requer a capacidade de medir o progresso e garantir que a mudança atinja os resultados pretendidos. É necessário ter a capacidade de identificar os principais indicadores de desempenho (KPIs) para medir os resultados com base nos objetivos.
É importante não apenas confirmar que o projeto atingiu os objetivos, mas também poder provar aos funcionários que a nova maneira é uma melhoria em relação ao antigo status quo.
Ao medir os KPIs antes e depois do processo de mudança, saberá com certeza o efeito que teve e poderá comprovar seus resultados.
Dicas da Dynamica:
Para melhorar as habilidades de gerenciamento de mudanças precisa haver uma combinação de pesquisa e prática. Se ninguém na organização tiver muita experiência direta com a implementação de mudanças, a Dynamica Consultoria pode auxiliar. Pesquisar sobre as melhores práticas de gerenciamento de mudanças e procurar livros para auxiliar no conhecimento também é ótima opção.
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