Imagina uma indústria de alimentos que registra a origem e o destino dos seus produtos, passando por todos os elos da cadeia de suprimentos, da produção ao consumidor final, por meio de um QR Code? De forma transparente e imutável. Ou uma empresa de peças que consegue acompanhar as principais etapas da fabricação e da logística das suas unidades e se certificar em tempo real de que não são responsáveis por um recall? Estes exemplos, reais, têm em comum a rastreabilidade e a segurança genuína de produtos, resultantes da confiança habilitada pela tecnologia blockchain. Quem explica melhor é Sandra Heck, co-fundadora e presidente do iCoLab, um hub colaborativo que conecta e desenvolve empresas e pessoas com interesse em blockchain e Agostino Carletti, sócio-diretor da Dynamica e membro do iCoLab.
Criado em 2019, o iCoLab é uma instituição colaborativa de blockchain, sem fins lucrativos, com o propósito de conectar a academia com o ecossistema empreendedor e de inovação. Atua nos pilares Pesquisa, Mercado e Social e tem como foco principal fomentar, difundir e compartilhar conhecimentos, por meio de pesquisas, eventos, produção de conteúdo e projetos de negócios.
Em meio a tantos golpes cibernéticos, vemos a blockchain do Bitcoin, que é descentralizada, transparente e imutável, “no ar” desde 2008, se manter até o momento com sua segurança atestada e à prova de hackers. Só para ter uma ideia, ela combina criptografia matemática, software de código aberto, redes de computadores, verificação da autenticidade de transações de maneira distribuída, sem a necessidade do envolvimento de terceiros. “Sou uma entusiasta em blockchain e super otimista com o potencial desta experiência, que pode ser tecnológica, econômica, política, social e financeira. Há inúmeras oportunidades para além do mundo das criptomoedas e muitos sequer imaginam o poder transformador e o quão estratégico é para as indústrias desenvolverem novos modelos de negócios em rede, de forma mais eficiente, rápida e confiável”, convida Sandra.
Explicando Blockchain com um case prático e próximo
Você já se cadastrou no aplicativo Conecte SUS Cidadão para acessar sua carteira de vacinação, com os registros das vacinas contra o Covid-19? A RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), uma plataforma que utiliza blockchain, disponibiliza sua carteira digital onde constam seus exames, vacinas e logo mais seu histórico de saúde em um só lugar, seguindo as normas da LGPD.
Blockchain e ESG
Nos últimos anos esta tecnologia vem se institucionalizando principalmente por organizações do setor financeiro, empreendedores e startups que já nascem digitalizadas. Estamos acompanhando a entrada de grandes players corporativos. Empresas com preocupação legítima se adequar aos indicadores do ESG , (Environmental, Social and Governance, do inglês) são um bom exemplo. Para cumprir suas metas de emissão de carbono, elas compensam a pegada de carbono no seu processo produtivo, a exemplo de algumas cias aéreas que permitem os clientes compensarem o CO2 emitidos nos voos que fizerem, por meio de uma contabilização realizada de forma eletrônica, a que se dá o nome de tokenização. Token é um ativo, uma representação digital por meio de um smart contract (contrato inteligente) de algo real que pode ser um imóvel, soja, café, uma ação, uma moeda, um acesso a serviço ou produto, enfim, praticamente tudo pode ser tokenizado usando a tecnologia blockchain.
A partir de agora se surgir o termo “Blockchain”, faça um ar inteligente e solte “esta arquitetura de rede distribuída (vários envolvidos), permite registrar dados de forma permanente e à prova de violação”. Gravou?
Blockchain e mudança, o que temos a ver com isso?
O que esta nova classe de infraestrutura global de tecnologia tem a ver com Gestão de Mudanças? Segundo o sócio-diretor da Dynamica, Agostino Carletti, há muitas convergências: “As etapas nos projetos do iColab – entender, explorar, experimentar e implementar – são semelhantes às que temos em GMO. O processo de adoção de uma empresa ao Blockchain é um desafiador projeto de mudanças, que extrapola os muros da empresa, como em muitos que conduzimos”. Agostino explica que a melhor maneira de tangibilizar os benefícios desta tecnologia aos executivos não tão familiarizados é apresentando casos reais e os levando a experimentar e aprender até que passem a desejar resolver seus problemas reais por meio da adoção em seus processos e modelos de negócios da descentralização e tokenização estratégica. Assim como em projetos de tecnologia, focamos nas pessoas que fazem as mudanças acontecerem, o maior desafio para as empresas que utilizam blockchain não é a tecnologia, e sim obter a colaboração bem-sucedida entre os agentes do ecossistema de forma distribuída e segura.
Dicas da Dynamica
- Mantenha-se aberto e curioso a novos conhecimentos, sempre.
- Conheça mais sobre esta tecnologia: participe dos eventos do iCoLab.
- Inovação e mudança andam sempre juntas.
- Adquirir a competência de gerir mudanças é um diferencial. Procure nossos cursos.
- Sem boas parcerias não se vai longe. Amplie seus relacionamentos.
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente!