Confraternizações à distância: ainda mais conectados

As confraternizações são momentos muito esperados pelos colaboradores, pois propiciam a conexão de todo o time para o fechamento do ano com os resultados da empresa e o planejamento para os próximos trimestres. Este ano, segundo pesquisa levantada pela Ticket (empresa de benefícios em alimentação e refeição), cerca de 89% dos funcionários esperam por uma confraternização. Diante do cenário atual de distanciamento social, a maioria das organizações está adaptando a forma de reunir o time. Saiba mais nos próximos parágrafos.

Promover uma confraternização especial, mesmo à distância, seja de fim de ano, cumprimento de metas ou aniversários, é fundamental para fortalecer a união, o conhecimento da cultura organizacional e a motivação dos times. Isto demonstra que a organização se preocupa em promover um ambiente saudável e melhora a percepção que a equipe tem da empresa.

Mas como fazer isso tendo em vista a necessidade de distanciamento social?

Adaptação é a palavra-chave! 2020 foi um ano que demandou de empresas e sociedade uma abertura a mudanças e criatividade para lidar com situações novas. Bares, salões e sítios se ajustaram para atender às novas demandas: celulares, computadores e tablets fazem parte das festas, que agora nos conectam com todos em qualquer lugar do mundo. As confraternizações tendem a ser mais intimistas e predominantemente online, visando à segurança de todos, mas sempre mantendo o envolvimento e conexão de todos da equipe.

 

Os aprendizados que merecem ser comemorados!

m outro fator que devemos levar em consideração é a saúde psicológica dos funcionários. Os novos modelos de trabalho em home office com o isolamento social trouxeram inúmeras questões para nossas relações sociais.

 

Apesar dos desafios que este ano trouxe em todos os setores, ficaram alguns aprendizados importantes, como a necessidade de apoio coletivo, de uns cuidarem dos outros; dos líderes e empresas passarem a se preocupar genuinamente com a saúde física e mental de seus times e de suas adaptações ao novo modelo de trabalho. Foi o que mostrou a matéria que fizemos sobre o novo normal no ambiente corporativo.

A Dynamica, sempre com a finalidade de prestar sua contribuição ao mercado no apoio do melhor entendimento sobre os novos caminhos empresariais, realizou, ainda, em julho/2020 a pesquisaComportamento da gestão empresarial no novo cenário, com 214 profissionais de empresas dos setores de Serviços, Indústria, Saúde, Comércio e Varejo, Órgãos públicos e Entidades de Classe. A pesquisa levantou, entre outras informações, quais ações as empresas vinham conduzindo para cuidar de seu pessoal nesse momento de isolamento social. Solicite o resultado da pesquisa na íntegra aqui!

Contribuímos ainda com discussões pertinentes ao mercado empresarial com 4 edições do Encontros para mudanças, um evento gratuito que reuniu profissionais de diferentes áreas para debateram sobre Planejamento, Transformação Cultural e Digital nas Organizações; O novo perfil das Lideranças; A formação de times de alta performance e como manter a competitividade neste cenário incerto, complexo e volátil. Em nosso Blog, fizemos a retrospectiva dos melhores momentos destes Encontros.

 

Um brinde às conquistas de 2020 e esperanças para 2021!

As confraternizações são os momentos mais esperados pelos colaboradores. Esses eventos garantem a conexão de todo o time para o fechamento do ano empresarial com os resultados da empresa e os planejamentos para os próximos meses.

Já vimos que há muito a comemorar e a agradecer. Então aproveite a “festa da firma”, momento em que é possível a conexão, de forma mais despojada e informal, e se relacione com todos, ativando seu networking e aproveite para relaxar e recarregar as energias.

A empresa, por sua vez, pode reforçar ao colaborador seus valores e demonstrar que se importa com o bem-estar de seus colaboradores e reconhece o esforço de todos para alcance dos resultados. Isso é fundamental para o employer branding (fator que descreve a reputação da empresa como um bom local de trabalho e sua proposta de valor para o funcionário). Além disso, a confraternização também pode ser um termômetro do clima organizacional. Uma abstenção significativa deve ter seu motivo mapeado e analisado. Afinal, se os colaboradores estão felizes com seu trabalho e com a empresa, vão querer celebrar e participar desse momento de descontração.

Novos formatos, antigos fortalecimentos dos laços

Essa é a grande questão, nós já vimos que o Planejamento é fundamental para diversos aspectos dentro das organizações, inclusive para a organização de uma festa. Colha informações de seu time, veja o que a equipe espera e alinhe as expectativas com o que a empresa pode proporcionar.

Como se manter inovador nas confraternizações? A criatividade deve ser o foco do planejamento dessas festas virtuais, algumas empresas optam por enviar comidas e presentes para a casa do colaborador, outras apostam em lives de música ao vivo que incluam todos os times e tem aqueles que optam por comemorações pelo sistema drive in, que teve grande alta nos últimos meses. Ainda segundo dados da pesquisa feita pela Ticket, 66% das organizações vão entregar algum presente aos colaboradores, cerca de 32% darão cestas de Natal, 20% pretendem presentear os funcionários com dinheiro e 14% vão apostar em presentes físicos.

Já vimos que o Planejamento é fundamental para diversos aspectos das organizações, inclusive para a organização de uma festa. Colha informações de seu time, veja o que a equipe espera e alinhe as expectativas com o que a empresa pode proporcionar. Pense em ideias inovadoras e que tragam mais interatividade durante as atividades online.

Premiações e reconhecimentos também são uma boa forma de engajar os colaboradores nestes eventos. Analise o cenário da empresa e avalie se vale a pena destacar algum colaborador ou equipe que executou serviços excepcionais durante o ano. Ou faça sorteios entre todos pelo simples prazer de gerar uma expectativa saudável.

Independentemente do tamanho, porte, formato ou recursos da empresa, é importante aproveitar o momento de confraternização para trazer pautas relevantes, presentes nas discussões das empresas, reforçando seus valores, a fim de que todos possam opinar e se sensibilizar: diversidade e inclusão (D&I) ; questões ambientais, sociais e de governança a necessidade do desenvolvimento constante são alguns bons exemplos.

 

Dicas da Dynamica

  1. O ano foi difícil e exigiu uma adaptação de todos. Comemore.
  2. Aposte em uma comunicação fluida e aberta a todos. Dialogue.
  3. Estamos isolados socialmente, mas nunca desconectados. Interaja.
  4. Conviva com as incertezas de 2021. Planeje-se
  5. Flexibilize sua forma de pensar e de agir. Transforme-se.
  6. Busque autoconhecimento e evolução. Desenvolva-se.
  7. Valorize as pessoas que ama e respeita. Agradeça.

 

A Dynamica Consultoria estima os melhores sentimentos a nossos amigos, parceiros e clientes. Boas confraternizações! Recebam o abraço caloroso virtual de toda a nossa equipe!

Manteremos nosso escritório em funcionamento, com exceção de 24 e 31/12.

Somos experts em planejamento, mudanças, cultura e desenvolvimento. Conheça mais do nosso trabalho e aposte no melhor para o seu time!

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?