Com o intuito de contribuir com todo o ecossistema que permeia as Transformações Organizacionais – empresas, consultorias, profissionais – a Dynamica Consultoria acaba de lançar sua 4ª edição da Pesquisa Nacional da Maturidade, um mapeamento consistente e exploratório de como as organizações no Brasil se organizam em suas mudanças e como cuidam das pessoas.
Esta avaliação está sendo feita de forma mais ampla em relação às 3 primeiras edições (2012, 2013 e 2015), já que envolve todo o processo de Transformações de uma empresa, incluindo sua mudança ou adequação de Cultura. Outro avanço será a abrangência dos respondentes até então restrita aos profissionais ligados às empresas participantes e agora ampliada a consultores e prestadores de serviços.
Sabemos que as iniciativas de mudanças afetam toda a organização, literalmente chacoalham seus processos, estrutura, pessoas, cultura… Saber preparar times e empresa para o futuro em que desejam estar é essencial. No nível inicial, a ausência de práticas estruturadas de Gestão de Mudanças Organizacionais – GMO pode levar à duplicidades de decisões, confusão de papéis e responsabilidades e ausência de transparência nos projetos, entre outras dificuldades. Neste estágio a empresa ainda não possui o conhecimento das etapas, nem o hábito de documentar os processos de mudança.
Conforme a empresa organiza, padroniza e documenta seus processos, passa por algumas experiências isoladas em mudanças, sua evolução e desenvolvimento vai se estabelecendo. O próximo desafio é orquestrar todas as mudanças ou transformações da empresa e vê-las como parte de seu cotidiano, sabendo priorizar recursos (humanos e financeiros) e planos de implementação (cronogramas). Nesse cenário, a competência em gerir mudanças já é disseminada por toda a organização.
E a sua empresa, em que estágio está?
Transformação Organizacional Como uma Competência
Já abordamos as vantagens de um processo estruturado de condução de mudanças, envolvendo um conjunto de procedimentos, ferramentas e técnicas que ajudarão indivíduos e equipes a se adaptarem ao modelo futuro desejado. Essa competência de gerir mudanças requer algumas capacidades que podem e devem ser desenvolvidas, como alguns dos temas que nos dedicamos a esmiuçar em posts anteriores: resiliência, valores e cultura ágil, liderança, além de comunicação, empatia e abertura à inovação são alguns deles.
Compreender o cenário em que se encontra a organização, suas motivações para mudança, as pessoas que serão impactadas, a cultura predominante e adquirir o conhecimento prático de como conduzir as disciplinas envolvidas, como Comunicações, Treinamentos, análise e tratativa de Impactos, acompanhamento das resistências, requerem um misto de habilidades interpessoais, conhecimentos técnicos e competências comportamentais. Com a prática de acompanhar cada nova alteração na empresa vem a experiência, que certamente será acelerada por um método estruturado a suportar os novos conhecimentos tácitos.
Seus Líderes e Gestores Sabem Gerir Transformações Organizacionais?
“Sem liderança não existe uma transformação organizacional sustentável”. Esta frase muito usada por Lyrian Faria, sócia-fundadora da Dynamica Consultoria, resume bem o foco principal que as organizações necessitam em seus processos de mudança. Mais do que engajar ou comprometer líderes, há de se buscar sponsors da mudança, ou seja, alguém na organização com poder suficiente para fornecer os recursos e suporte para que as ações de GMO sejam executadas. No sentido literal da palavra, o “patrocinador”, mas neste contexto nos referimos ao executivo que apoiará as iniciativas necessárias para movimentar os times em direção ao modelo futuro de atuação.
Dicas da Dynamica
- Compreenda em que nível de maturidade sua empresa está na condução de processos de mudanças. Participe da Pesquisa Nacional da Maturidade sobre Transformações nas Organizações e receba a compilação dos resultados em 1ª mão.
- Insira nos programas de capacitação da empresa o tema “Gestão de Mudanças”.
- Busque o conhecimento estruturado sobre como gerir mudança por meio de um método reconhecido no mercado. Podemos ajudar!
- Torne a condução de mudanças uma competência acessível a todos na organização.
- Conscientize a liderança sobre o papel fundamental que exercem para o sucesso dos processos de transformação.
- Desenvolva uma cultura de aprendizado permanente (lifelong learning) onde a experimentação e o compartilhamento são valores da organização.
- Prepare-se para obter melhores resultados! Reserve sua vaga para a turma de setembro do curso “Liderança Ágil” em cenários de mudanças.
Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente!