Todo empreendedor é líder? E o contrário? Vamos abordar neste post algumas destas questões, porque se tem um tema que nos interessa é a Formação de Líderes para que possam exercer, de forma plena, consciente e ágil, toda sua capacidade de envolver e desenvolver pessoas, atingir suas metas e propiciar um ambiente organizacional mais saudável e produtivo.
Empreendedorismo compulsório
Empreendedorismo é o processo de desenvolver e gerir um novo negócio, buscando suprir demandas existentes no mercado ou criando novas necessidades. Começar um negócio por conta própria pode ter diferentes motivações e está intrinsicamente ligado à saúde financeira do país: há uma parcela que investe pela possibilidade de realização pessoal, há os que o fazem como obtenção de fonte de renda e sobrevivência. De acordo com o SEBRAE, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE) e respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Segundo o IBGE, Brasil possui atualmente 14,8 milhões de desempregados. Sem perspectiva de recolocação e enfrentando uma severa crise, uma parcela desse contingente viu no empreendedorismo a saída para voltar a ter alguma renda. O problema é que boa parte dessas novas empresas foi criada com pouco ou nenhum planejamento, dada a urgência em buscar sustento, mas sobre isso falamos em outra ocasião.
Seja qual for a mola propulsora para se abrir uma empresa, é fundamental que o dono se desenvolva nesta competência de Liderança, pois ele é o canal e a fonte para transmitir os valores, direcionamentos, visão, ou seja, os principais aspectos da cultura da empresa. Liderança é a arte de reunir pessoas a objetivos comuns e motivá-las a persegui-los. Não está ligada a cargos ou posições hierárquicas. É uma competência a ser exercitada e aperfeiçoada. Se o empreendedor sabe que não possui essa característica, precisa encontrar um sócio que assuma este papel.
Líder empreendedor constrói um propósito comum
É importante que cada vez mais os líderes sejam protagonistas dos processos que lideram, ou sejam, sintam-se donos e ajam como tal. O líder empreendedor reúne, além das habilidades mais conhecidas de respeito, atenção ao time, carisma a atitude de “dono”, ou seja, assume a responsabilidade pelos sucessos e fracassos das iniciativas sob sua responsabilidade e tem claro para si que, tão importante quanto gerar o resultado esperado, é propiciar a evolução das pessoas, para manter o futuro sustentável da empresa.
Segundo Jack Welch, que foi executivo americano, autor de vários livros e consultor para um grupo selecionado de CEO dos 500 da Revista Fortune, “antes de se tornar um líder, sucesso significa autodesenvolvimento. Quando você se torna um líder, sucesso significa desenvolver outras pessoas”. Os colaboradores de uma empresa, se bem orientados e incentivados, podem criar soluções para aumentar o desempenho da companhia, ajudá-la a explorar novas oportunidades ou evitar que uma mudança no mercado afunde os negócios.
O líder empreendedor entende que propósito e lucro andam juntos, constrói um propósito claro e comum, investindo em ações de impacto social positivo, com foco centrado nas pessoas. As novas gerações buscam estar em um lugar que as acolha e que contribua para seu crescimento e que faça sentido para suas vidas. Líderes precisam, cada vez mais, ser aceleradores e defensores de uma cultura organizacional que promova justiça e igualdade social, tendo a inclusão como parte do negócio.
Dicas da Dynamica
- Exerça uma liderança com propósito e o torne comum a todos na equipe;
- Tenha um posicionamento claro e causas sociais, ambientais e de governança como parte dos princípios da organização;
- Assuma seu papel na construção e fortalecimento da cultura de sua empresa;
- Seja um líder empreendedor: assuma riscos calculados, mas ajuste a rota sempre que preciso;
- Visualize oportunidades onde a maioria enxerga apenas a crise;
- Seja Lifelong Learner, sempre em busca de conhecimentos e inspire seu time a fazer o mesmo;
- Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;
- Torne desafiante seu trabalho e o de seus liderados; crie valor para suas iniciativas;
- Tudo começa no autoconhecimento, entenda quais são os aspectos de sua personalidade que podem ser aprimorados. Uma sessão de assessment pode ajudar;
- Implante uma cultura empresarial de mentoria;
- • Aprimore sua liderança conosco. Inscreva-se na 15a. Turma de Formação de Gestores da Mudança.
Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente!