Sucesso na aplicação de GMO em Locadora de Veículos

Ana Luiza de Almeida e Tarcisio Feichas Cabral (*)

Frutos com a parceria na Gestão de Mudanças Organizacionais

Uma das maiores redes de aluguel de carros da América do Sul, com 4 décadas de atuação no mercado e com a plataforma de negócios focada em aluguel de carros, franchising de aluguel de carros, terceirização de frotas e uma rede de pontos de vendas de carros desativados da frota para consumidores finais, criou um projeto que teve como objetivo a implantação do Sistema de Gestão Integrada SAP nas empresas do Grupo. Abrangeu os módulos de Finanças, Controladoria, Suprimentos, Vendas e Gestão de Imóveis. O Sistema já foi implantado, com sucesso, em oito empresas menores do Grupo, em 2011 e 2012. Na fase final, prevista para o segundo semestre de 2014 o Sistema será implantado, na maior empresa do grupo.

Estabelecer o projeto em etapas graduais visa minimizar qualquer impacto negativo que possa surgir com as mudanças previstas. A meta da companhia era ter um sistema de gestão que suportasse o crescimento sustentável da empresa para os próximos 20 anos, com impacto zero para clientes, fornecedores e acionistas. Um fator decisivo para o alcance da meta – e um diferencial em relação aos demais projetos da empresa – foi a adoção da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO), conduzida por consultores da Dynamica.

As ações de GMO ajudam as áreas usuárias do Sistema a realizar mudanças culturais, de gestão de pessoas e de processos para que, ao receber o novo método adotado com o Projeto, consigam operá-lo com o menor impacto negativo possível. Além disso, a GMO potencializa os ganhos com a implantação do novo Sistema. Tratar essas mudanças, utilizando um método aprimorado, testado e aprovado em diversos projetos bem sucedidos foi o diferencial trazido ao projeto.

Atuando diretamente com cerca de 250 colaboradores que receberam treinamento no sistema SAP e junto às lideranças e alta direção da companhia, dentre as ações de GMO destacaram-se: Orientação Inicial do Cliente, Gestão da Prontidão e da Transição para a Mudança (levantamento e mitigação de Impactos Organizacionais das mudanças, pesquisas de opinião sobre a prontidão dos colaboradores em relação às mudanças, pesquisa e ações de alinhamento entre lideranças das áreas afetadas pelas mudanças), Gestão do Conhecimento (documentação “passo-a-passo” dos novos procedimentos operacionais e capacitação dos usuários finais), Gestão de Pessoas (Gestão do Clima Organizacional na equipe de Projeto, Desenvolvimento de equipe) e Gestão da Comunicação.

Os resultados positivos do Projeto já podem ser percebidos principalmente nas Áreas Financeiras e Contábeis (importantes reduções como a de controles manuais, retrabalhos, pendências bancárias, além de conseguirem a unificação das bases da área Financeira e Contábil), de Compras (unificação e padronização dos Cadastros de Fornecedores e Materiais, por exemplo) e Vendas e Distribuição (automatização da comunicação entre o Sistema de Faturamento e os sites de emissão de Notas Ficais da Prefeitura) da empresa.

O método de Gestão de Mudanças Organizacionais contribuiu fortemente para esses resultados, sendo, portanto, reconhecido e valorizado. Uma prova disso é que a alta direção da Localiza acaba de contratar treinamento sobre o método para lideranças envolvidas com outros projetos dentro da empresa.

(*) Ana Luiza de Almeida e Tarcisio Feichas Cabral são consultores de GMO da Dynamica Consultoria

 

Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente!

 

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?