Diálogos 2013 – Conduzindo Mudanças Organizacionais

Dialogos2013O diálogo é importante sempre, pois possibilita divergências de opiniões, construção de saberes coletivos e complementares, troca de ideias, diversos olhares sobre temas comuns e, principalmente, promove a reflexão.

Ciente da importância desta troca, sem a expectativa de se chegar a um consenso, mas a diversos caminhos e possibilidades para a condução e gerenciamento das mudanças nas Organizações, a Dynamica Consultoria promoveu pela primeira vez este seminário, reunindo os principais temas de Gestão de Mudanças Organizacionais. Trata-se de uma proposta diferenciada de diálogo e aprendizado, permitindo um debate necessário e essencial para as exigências do mundo empresarial, tendo por objetivos aprofundar conhecimentos, repor experiências e permitir ao público participante novos ângulos de análise e melhores alternativas para conduzir mudanças.

Formato pensando na máxima retenção de conteúdo

Cerca de 70 profissionais das mais destacadas empresas, entre palestrantes e participantes inscritos, reúnem-se em discussões, apresentações de casos e atividades em grupo, focados nos principais temas da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Além disso, Oficinas especiais e exposição completam o formato inédito do evento, estruturado para expandir conhecimentos.

A apresentação de palestras e casos, as discussões em grupo e a sequência de debates foi organizada através de 4 Painéis Temáticos divididos nos 2 dias do evento e coordenados por moderadores, cada um responsável por um painel.

Nesta primeira edição do evento, que já tem planos de continuidade para o ano seguinte, o seminário foi estruturado com 4 Painéis Temáticos, escolhidos com base nas principais questões levantadas nos resultados da PNM – GMO (Pesquisa Nacional sobre a Maturidade de GMO nas empresas), realizada pela Dynamica no primeiro semestre deste ano.  Para cada painel, profissionais de GMO de grandes empresas compartilhavam suas experiências.

Os temas definidos e principais discussões foram:

1. Cultura Organizacional: destaque para o papel das lideranças na formação e gerenciamento da cultura da mudança e as principais dificuldades que os líderes e suas equipes enfrentam durante o processo de preparação, transição, geração de informação, conhecimento e comunicação. Nos processos de mudança é necessário criar mecanismos que envolvam as pessoas com apoio e patrocínio dos líderes e integração entre as áreas (Visão 360º);

2. Governança para Mudança: nas últimas décadas a organização do conhecimento empresarial começou a se estruturar sobre o tema e tem reforçado estudos desde então. GMO constitui hoje uma ferramenta importante para enfrentar as demandas diárias das organizações;

3. Sustentação da Mudança: como garantir e acompanhar as novas atividades na organização provenientes de um projeto como parte da rotina dos colaboradores. Trata-se da fase de manutenção e o momento em que a transformação realmente acontece na organização. Como não perder o esforço investido durante o projeto na fase de preparação da mudança e o que é preciso “pensar” após a entrada efetiva da mudança na rotina das pessoas;

4. Engajamento da Liderança: é possível conectar técnicas de desenvolvimento organizacional com os processos de mudanças, formando uma cadeia de patrocínio com expertise e credibilidade. O líder deve acreditar no sucesso do projeto e ter objetivos compartilhados. Mas para isso precisa acompanhar, conhecer as mudanças. O patrocínio formal é importante para que as pessoas se conscientizem, mas as lideranças situacionais, ou as pessoas-chave devem ser tratadas como patrocinadores.

Diálogos com bom humor

Uma novidade trazida pelo evento foi a exposição de desenhos de humor do cartunista e ilustrador Sizenando, da Dynamica Consultoria inspirados nos principais temas de GMO tratados pela Dynamica Consultoria. Além disso, ao longo do seminário, produziu novos cartuns baseados nos temas das discussões realizadas durante os Painéis Temáticos. O uso do humor e de resumos gráficos é uma forma de ampliar a possibilidade de retenção de temas relevantes das discussões. (Conheça aqui artigo sobre humor corporativo).

Oficinas para mudanças

O estímulo à criatividade com a promoção de atividades que estimulem o “pensar diferente” e a reflexão em torno de ideias como desafios de novos objetivos, obstáculos, problemas a solucionar e a experiência com novas percepções foi o objetivo das oficinas que contaram com a degustação de chocolate, execução de origamis e artesanatos. Ao vivenciarem a criação de novas representações e ideias nos processos de mudança, os participantes puderam experimentar caminhos para descoberta e realização.

Durante as oficinas, os participantes puderam identificar as resistências naturais diante de novas tarefas e descobrir outros caminhos para a comunicação e realização. Os exercícios permitiram aos grupos identificar e quebrar paradigmas que muitas vezes impedem o desenvolvimento de uma visão integrada e sistêmica.

Somos especialistas em estratégia, cultura e mudanças. Conte com a gente!

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?