Neste cenário em constante evolução, a transformação digital tornou-se necessária nas organizações. Para se manterem competitivas, as empresas devem adaptar-se às novas tendências tecnológicas, processos e pessoas.
Mas ao contrário do que muita gente pensa, a transformação digital não é apenas a digitalização. “Este é apenas o primeiro degrau da transformação digital”, comenta Marcos Corrêa, CEO da consultoria INOVAGE.
A transformação digital visa a inovação da empresa como um todo e requer uma abordagem mais ampla, que contemple a cultura organizacional.
Por dentro da Transformação Digital
Para Marcos Corrêa, a transformação digital tem como premissa tornar as empresas mais inteligentes, mais ágeis e mais produtivas.
De fato, ela visa a integração de tecnologias digitais e altera fundamentalmente a forma como uma empresa opera e entrega valor aos clientes. O processo de transformação digital pode ser longo e incorporar uma série de mudanças, exigindo novos modelos de negócios e uma forte análise na cultura da empresa.
Segundo um estudo do Change Management Institute, 47% das organizações que integram a GMO têm maior probabilidade de cumprir os seus objetivos do que os outros 30% que não a incorporaram.
Grande parte das organizações subestima o nível de disrupção e resistência que pode surgir ao introduzir novas tecnologias e processos. É neste cenário que a Gestão de Mudanças desempenha um papel fundamental
“Muito se fala e pouco se vê na prática. Quando as empresas dizem que estão iniciando um processo de transformação digital e implementam um ERP precisam entender que estão só no começo dessa grande jornada”, enfatiza Marcos Corrêa.
Para ele, é necessário trabalhar fortemente a GMO para que a organização não seja uma empresa digital operacional. “Isto não é transformação digital, mas apenas a digitalização da empresa. É fundamental focar na verticalização da estratégia”, completa o executivo.
Os maiores desafios na Transformação Digital
O fator humano ainda é o maior responsável pela demora ou falha nos projetos de transformação digital. De fato isto não é surpresa.
Uma pesquisa de Serviços de Negócios e Tecnologia da Forrester, 2022, aponta a resistência à mudança entre os cinco desafios mais frequentemente selecionados na execução da transformação digital: 21% dos tomadores de decisão de serviços globais que apoiam a transformação digital de suas organizações citaram a implementação de novos processos e capacidades como um dos seus maiores desafios.
“Na era da disrupção digital, os gestores devem reconhecer que a transformação digital não é apenas a implementação de uma nova tecnologia. Na verdade é uma mudança que afeta todos os aspectos da organização, da cultura às operações”, explica Lyrian Faria, diretora da Dynamica Consultoria.
Nesta matéria da Forbes, David Rogers, professor da Universidade de Columbia e autor de The Digital Transformation Roadmap, afirma que 70% dos esforços de transformação digital falham. Segundo ele, isso ocorre porque “as empresas veem esses esforços como problemas tecnológicos, e não como desafios organizacionais que realmente são”.
“Quando falamos em digitalização, não podemos nos esquecer da base que é formada por tecnologia, processos e pessoas. Sem esses três aspectos não há transformação digital”, completa Marcos Corrêa.
Como fazer a Transformação Digital prosperar
É necessário que os gestores criem um mindset de melhoria contínua e inovação. Entender que haverá desafios, mas que ao investir em um bom planejamento e em GMO tudo ficará mais fácil.
“Ao adotar a Gestão de Mudanças Organizacionais, a empresa garante uma transição suave, minimiza a resistência e maximiza os benefícios da transformação digital”, comenta Lyrian.
Um exemplo citado por Marcos Corrêa é a implementação de um ERP. “Este é apenas o primeiro grande degrau de uma jornada chamada transformação digital. O grau de aproveitamento deste degrau vai ser determinado pelo apoio da GMO em conjunto com a liderança em fazer com que a estratégia passe a ser vertical”, explica.
Segundo ele, as empresas que conseguirem implementar novas tecnologias com esse nível de maturidade, colherão diversos benefícios como, aumento no engajamento das equipes como um todo, otimização de processos, redução de custos e crescimento em escala.
Iniciar a transformação digital sem o apoio da GMO é como navegar em um barco sem leme. A gestão de mudanças organizacionais é um componente fundamental para criar um caminho de sucesso para o futuro digital.
4 dicas para iniciar a jornada da transformação digital com o apoio da gestão de mudanças:
- Engajamento da liderança e da gestão
- Foco na comunicação clara e objetiva
- Valores e práticas da cultura de inovação
- Parceria entre a gestão de projetos e a gestão de mudanças
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente!