Minas Gerais tem Encontro para Mudanças

Minas Gerais tem Encontro para Mudanças

Dando continuidade à divulgação de seu método de trabalho na condução de mudanças organizacionais, a Dynamica Consultoria realizou mais um Encontro para Mudanças. Desta vez a equipe Dynamica foi recebida em Belo Horizonte, no último dia 18 de abril. A série de Encontros foi aberta em 2012, no Rio de Janeiro (mais detalhes sobre o 1º Encontro aqui).

Minas Gerais tem Encontro para Mudanças
encontrobh18abril3
Minas Gerais tem Encontro para Mudanças

Com o objetivo de dialogar sobre a importância da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) para a estratégia empresarial,  o evento também divulgou a realização da 2ª PNM-GMO Pesquisa Nacional sobre a Maturidade da Gestão de Mudanças Organizacionais nas Empresas. (mais detalhes sobre a 2ª PNM-GMO aqui).

Os fundamentos das melhores práticas em GMO foram expostos por Mário Fonseca, sócio-diretor da Dynamica. Trouxe para o evento uma lista dos “oito erros mais comuns na condução de mudanças” (citando John P. Kotter, autor de “Leading Change”). Além disso, completou com recomendação que faz todo o sentido para uma mudança bem sucedida: atuar na “Cultura Organizacional” com maior empenho dos Líderes, grandes responsáveis na mudança de cultura nas organizações.


Painel GMO: troca de experiências

A interação entre apresentadores e participantes foi intensificada com o Painel GMO, momento dedicado ao intercâmbio de informações e experiências. Esta prática tem contribuido para a boa condução do evento, permitindo maior interesse e dinamismo, quando cada participante tem oportunidade de citar suas próprias experiências com mudanças organizacionais e perceber como aproveitar em suas empresas ou áreas de atuação as soluções apresentadas pela Dynamica Consultoria. É um desafio à reflexão, com a formação de grupos de trabalho em torno de diversos temas e auxiliados pelos consultores da Dynamica. As discussões, em seguida, são sintetizadas e apresentadas por representantes dos grupos para uma avaliação geral.

Constatou-se que o maior erro das empresas, ao encarar mudanças, é continuar atuando nas consequências sem foco nas causas dos problemas e, ao mesmo tempo, mantendo fixos os pressupostos originais dos seus fundadores.

Os seguintes tópicos foram comuns à maioria das empresas participantes:

  • os líderes reconhecem que é fundamental a sua atuação na mudança, porém, nem sempre esse pensamento é traduzido em ação eficaz
  • os departamentos de RH ainda não conseguem se consolidar como polos estratégicos, permanecendo sufocados em atividades operacionais
     

Depoimentos e avaliação do Encontro

Os participantes confirmaram o sucesso do Encontro e a importância do evento para a compreensão dos conceitos de GMO., Durante os trabalhos foram apontados como temas mais importantes: Governança de GMO, Sustentação da Mudança e Metodologia.

Segundo Robinson Caetano (CEMIG-GT) foi “Grande oportunidade de absorver e colaborar com as necessidades de mudanças não só das empresas, mas do país como um todo objetivando o crescimento e desenvolvimento”. Para Luana de Souza Teixeira (MRV Engenharia), foi um “evento bem estruturado, conteúdo claro e participantes preparados”.

Para Renata de Araujo Santana (Jaguar Mining) e Elaine Andrade dos Santos (ABRH-MG), destacou-se a interação entre participantes e Dynamica e a condução das discussões aliando teoria e experiências práticas. Renata viu no Encontro “uma ótima oportunidade para reciclarmos os conceitos de gestão da mudança e refletirmos sobre a nossa prática. O compartilhamento das experiências entre os representantes da Dynamica e das empresas propiciou um valor agregado diferenciado ao evento”. Elaine qualificou como “oportunidade para conhecer, mudar e obter estímulos que levem a novos questionamentos. Mudança é a única coisa que sabemos ser permanente, mas é negligenciada na sua importância na estratégia organizacional”.

Assim, a Dynamica Consultoria se destaca como referência em pesquisa e desenvolvimento de método, especificamente voltados para a GMO. Os Encontros capacitam os participantes a melhor especificar os serviços de GMO de que necessitam em suas organizações.

Diversos participantes manifestaram desejo de se integrar a algum fórum que possibilite a continuidade das discussões iniciadas no evento. Isso demonstra que o mercado mineiro reconhece a importância de um tratamento estruturado e mais eficaz de mudanças organizacionais e carece de orientação sobre como fazê-lo.

Minas Gerais tem Encontro para Mudanças

A 2ª PNM-GMO

Em sua maioria, os participantes concordaram em participar da 2ª pesquisa sobre GMO em âmbito nacional. A pesquisa já conta com várias adesões e com página aberta no site da Dynamica Consultoria. Saiba mais sobre a 2ª edição da pesquisa aqui.

Saiba mais sobre a 1ª PNM-GMO (2012) acessando aqui.


Novos Encontros

A programação da série Encontros para Mudanças de 2013 continua. O Rio Grande do Sul conta com 2 Encontros em maio: dia 8 em Caxias e em Porto Alegre no dia 9. Nos dias 1 e 8 de agosto, respectivamente em São Paulo e Rio de Janeiro, os Encontros estão marcados para divulgar os resultados da 2ª PNM-GMO.


Download gratuito

A Dynamica Consultoria libera o download completo e gratuito da apresentação realizada em nossos Encontros para Mudanças. Acesse aqui.


Reserve sua agenda e inscreva-se para trocar ideias com a equipe da Dynamica Consultoria. Escreva para: 
 dynamica@dynamicaconsultoria.com.br

WhatsApp

CHAT - Quer Saber Mais?