No dia 2 de abril a Dynamica Consultoria realizou o workshop Liderança e Mudanças, o 4º da série em 2013. Divididos em 4 grupos, 15 profissionais participaram de painéis de trabalho a partir de temas relativos ao papel das lideranças corporativas. Também conheceram os pilares de gestão que sustentam o método da Dynamica Consultoria, confrontado com a diversidade de metodologia existente no mercado. Durante 8 horas alternaram-se atividades práticas com apresentações sobre conceitos, teorias e métodos.
Analisando as condições para realizar mudanças
Os grupos de reflexão trataram dos fatores culturais por eles vivenciados e que são inibidores ou viabilizadores de mudanças. Foram identificados como fatores inibidores mais comuns: liderança que não assume a direção das ações; chefia autocrática, o padrão de decisão top-down e os gestores descolados da realidade empresarial. Dentre os chamados viabilizadores da mudança foram apontados: uso de valores empresariais como referência para tomada de decisões; divulgação de informação verdadeira e eficaz sobre as mudanças, a transparência dos objetivos e o posicionamento exemplar da liderança.
Os grupos também compartilharam lições aprendidas. A projeção de grandes mudanças deve ser sempre vinculada ao plano estratégico da empresa, sendo necessário um processo formal de medição dos resultados pré e pós-mudança. Atitudes ou decisões eventualmente encaradas como antipáticas pelo corpo de colaboradores devem ser executadas de forma rápida e firme, com comunicação transparente de modo a alimentar a confiança, o respeito e mutualidade nas ações. De acordo com a experiência dos participantes, as áreas que se destacam na promoção de mudanças nas instituições são TI, RH e Planejamento Estratégico.
Responsabilidades da liderança
Concluiu-se que o líder que exerce seu papel em sua plenitude conhece as estratégias e a cultura da empresa. Atento às potencialidades e limitações dos colaboradores, é capaz de alinhar expectativas, ser negociador e sensível aos sinais do ambiente. Dessa forma se firma a liderança geradora de negócios, ciente do momento de alta transformação das empresas e com disposição para enfrentar, por exemplo, as dificuldades relacionadas às fusões e aquisições, corriqueiras nas estratégias empresariais de crescimento e que exigem compreensão para tratar da decorrente mescla de ambientes culturais diversos.
Entre as atitudes e ações esperadas de um líder quando o ambiente empresarial está em transformação, foram destacados fatores especialmente ligados ao trato com os colaboradores: ser exemplar com suas ações e assim inspirar o comportamento ao redor e ter a coragem de assumir riscos. Saber dar feedback e elogiar as ações positivas com constância. Ao mesmo tempo, ao delegar funções e tarefas, não transfere as próprias responsabilidades.
Os resultados obtidos
A avaliação do dia de trabalho com a Dynamica foi positiva. Os participantes destacaram a qualidade da organização do workshop e o equilíbrio entre as abordagens teóricas e as atividades práticas desenvolvidas em grupo – exercícios, discussões, apresentação de casos, simulação de situações. Confirmando que GMO deve ser encarada como uma competência estratégica para as empresas, listaram-se os seguintes tópicos como mais importantes em GMO:
- Governança de GMO
- Sustentabilidade da Mudança
- Metodologia
- Cultura Organizacional
- Engajamento da Liderança
Cursos e novos workshops
A Dynamica Consultoria tem turmas marcadas para seus cursos e workshops. O próximo workshop Liderança e Mudanças será em São Paulo, dia 16 de agosto. No Rio de Janeiro será realizado no dia 21 de junho.
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