Muitas empresas se empenham em melhorar sua eficiência e aumentar a produtividade para seguirem competitivas no mercado. Mas para que isto seja possível, é necessário adotar modelos de negócios mais estratégicos e, muitas vezes, isto requer transformações constantes.
Sendo assim, muitas organizações implementam processos de melhoria contínua com o objetivo de agregar valor sempre que possível em todas as suas áreas. Mas a realização de tais mudanças apresenta desafios diários que podem comprometer a curto prazo o sucesso do projeto e a médio e longo prazo o desempenho da empresa no mercado.
Os programas de melhoria contínua são bem-sucedidos quando há apoio visível da liderança sênior e comprometimento com o programa, bem como uma iniciativa planejada de GMO para garantir que todos os colaboradores estejam passando do estado atual para o esperado estado futuro.
Quando não há um esforço planejado e coeso da gestão e dos líderes do projeto em orientar, treinar e comunicar as equipes sobre as mudanças que ocorrerão, dificilmente o projeto flui como esperado.
Crescimento e Desenvolvimento Continuado
O processo de melhoria contínua é importante porque as organizações se mantêm atualizadas com o que há de melhor em termos de processos e formas de trabalhar. Por exemplo, no contexto do Lean Management, a melhoria contínua busca melhorar todos os processos da empresa, concentrando-se no aprimoramento das atividades que geram mais valor para o cliente e, ao mesmo tempo, removendo o máximo possível de atividades de desperdício.
A melhoria contínua impulsiona a mudança, enquanto que a GMO favorece e garante que a mudança seja de fato abraçada, vivenciada pelas pessoas e que a curva de aprendizado aconteça dentro do esperado.
Todo o processo ocorre gradualmente e visa fazer pequenas mudanças incrementais ao longo do tempo. No entanto, é importante observar que os projetos de melhoria contínua muitas vezes devem se tornar parte de uma iniciativa maior.
Vincular a melhoria contínua dos processos ao desempenho dos negócios é um dos maiores desafios enfrentados por uma organização. Sem essa ligação, a melhoria contínua é, na melhor das hipóteses, dispersa e, na pior, aleatória. É fundamental que todos os colaboradores estejam engajados para que haja sucesso. Isso significa que deve haver uma grande ênfase no envolvimento de todas as pessoas com os processos de negócios, bem como uma cultura orientada a processos em todos os níveis da organização, desde a liderança superior até a base.
A melhoria contínua requer mudança do status quo. É preciso haver um entendimento coletivo de que ficar parado permitirá que a concorrência se destaque mais.
Um fator importante na melhoria contínua bem-sucedida é atuar na Cultura Organizacional, revisando normas, crenças e artefatos visíveis . No caso, há ações que reforçam e apoiam as mudanças desejadas.
A GMO tem um papel muito importante, pois concentra sua atenção para as pessoas Envolver os colaboradores desde o início e durante a implementação, além de ajustar continuamente para melhoria é fundamental. Isso inclui planejamento completo, adesão, processo, recursos, comunicação e avaliação constante.
Veja os principais pontos a serem considerados ao implementar processos e mudanças contínuas em sua organização:
- Propriedade – Certificar-se de que você possui a propriedade de um projeto em um nível executivo sênior. Sem isso, é muito improvável que seu projeto saia do papel.
- Aceitação – Você deve garantir a adesão, não apenas de seus principais stakeholders, mas também das pessoas que serão diretamente afetadas pelas mudanças propostas.
- Envolvimento – Envolver as pessoas certas desde o início é a chave para o sucesso de suas mudanças, garantindo que tudo corra bem e que o impacto nos negócios permaneça relativamente baixo.
- Pessoas – Antes de começar a implementar as mudanças, você precisará considerar o impacto que elas terão nas pessoas da sua empresa.
- Comunicação – A comunicação é fundamental e você deve garantir que as pessoas diretamente afetadas pelas mudanças sejam mantidas informadas durante todo o processo.
- Prontidão – As pessoas em sua empresa precisam estar prontas para aceitar as mudanças e implementá-las. Isso pode ser feito por meio de treinamento e conscientização sobre o projeto de mudança.
- Cultura aberta à experimentação – viabilizar um ambiente e cultura que seja colaborativo, que aceite a experimentação do novo, que permite o erro, entendendo que o caminho é sempre: “errar rápido, corrigir rápido e aprender rápido”.
A Cultura aberta à experimentação
Criar uma cultura de melhoria contínua não apenas ajudará na construção da excelência operacional da empresa, mas também integra as equipes e inova os negócios como um todo. A melhoria contínua fortalece a qualidade de um produto/serviço, melhora a satisfação do cliente e melhora a eficiência, produtividade e lucros.
Melhor aceitação de mudanças e novas ideias, quando sua organização está acostumada a apenas manter o status quo, novos projetos e oportunidades podem ser vistos de forma negativa. Com uma estratégia de melhoria contínua implantada, suas equipes passam a conviver com a noção de que a experimentação de novas formas, o aprendizado contínuo e a mudança constante levam todos nós a um nível de excelência diferenciado.
Assim, os projetos de melhoria contínua são uma oportunidade para os colaboradores participarem com novas ideias e se destacarem por isso. É uma forma de manter as equipes entusiasmadas com o futuro do trabalho (e o trabalho no futuro!) e o quanto isso pode significar na carreira, na experiência, de cada um.
A chave para o sucesso é ter gerentes e líderes treinados para gerenciar o plano de mudança contínua. a empresa pode investir em programas de Capacitação In Company com foco na Gestão de Mudanças. Este é o futuro e a inovação chegando para ficar!
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