Quais os pontos de convergência entre Liderança, Cultura e Mudança? No último dia 28 de julho este foi o tema central da 5ª edição do Encontros para Mudanças, realizado pela Dynamica (confira gravação). Muitas foram as contribuições e trocas até se chegar ao entendimento comum de que o ponto de convergência são as Pessoas: Liderança são Pessoas; Cultura é “como as pessoas fazem as coisas na empresa” e Mudanças são efetivadas por transformações das pessoas.
Simon Sinek – escritor e palestrante inglês – pesquisou empresas e líderes que mobilizaram um grande número de pessoas a favor das suas ideias e produtos. O elas têm em comum? Segundo ele, Propósito. Ele também concluiu que as pessoas se inspiram no porquê se faz algo. É dele a frase: “100% dos clientes são pessoas; 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. Fica a dica!
Mas afinal, o que é essa Cultura Organizacional que tanto tem se falado?
Lyrian Faria, sócia-diretora da Dynamica resumiu: “Organização é um conjunto de pessoas que desenvolvem processos para um propósito, objetivo, sentido, visão. Cultura é o modo de ser, é o modo como a organização cuida e gere suas pessoas; desenvolve suas lideranças; como ela se posiciona diante dos conflitos; como ela comemora seus sucessos”.
Parafraseando Edgard Schein, autoridade em psicologia social e cultura organizacional, a essência da cultura são as crenças que deram tão certo, que se repetiram até se tornar a realidade disseminada aos novos membros. Perceber a cultura de uma empresa requer atenção à forma como agem. Segundo Schein culturas mudam, mas somente quando novos valores são incorporados aos pressupostos básicos, por provarem que trarão benefícios para a organização. Quer implementar uma Cultura Ágil em sua empresa? Comece pelos valores.
Liderança com propósito e bem trabalhada
Em posts anteriores abordamos o papel da Liderança na transformação da Cultura, comentamos que o líder não é um super herói e discorremos sobre as dificuldades de se liderar em um momento de incerteza, medo, insegurança e relacionamentos remotos. Temos reforçado que liderança é uma competência que pode ser desenvolvida, não se trata de títulos ou de uma posição hierárquica no organograma da empresa. Condução, inspiração e motivação de pessoas são alguns dos atributos que se espera de um líder.
Lilian Ramos, sócia-diretora da Dynamica, lembrou que saber observar a maturidade da sua equipe também é um diferencial: “gerir todos da mesma forma pode bloquear ou desmotivar o time. O conceito de Liderança situacional sugere que o líder deve perceber a maturidade técnica e comportamental de cada um de sua equipe”, explica. Existem também estilos diferentes de lideranças norteados por seu perfil comportamental. O primeiro passo para o líder que deseja crescer é o autoconhecimento e a compreensão de quais são as habilidades e competências que precisa desenvolver. Buscar apoio em outros líderes mais experientes, em processos de Mentoria também é um caminho. Resumindo: o líder precisa estar sempre disposto a crescer. E crescer é mudar.
Seja a mudança que você quer ver
Como compartilhou Sandra Martins, coordenadora de Operações da Dynamica, mudança é qualquer alteração planejada ou não, que ocorra na organização ou na vida e que pode vir de fatores externos ou internos e, quando ocorre nas empresas, geralmente afeta sua cultura, sua rotina e o seu dia a dia. A mudança não é o destino, mas a jornada.
Quando se pensa em um projeto de transformação cultural, por exemplo, o projeto acaba na sua implementação e a mudança permanece – constante e gradativa – até atingir todas as pessoas na organização e promover a transformação desejada e se buscar outros patamares e consequentemente outras mudanças, sempre envolvendo e dependendo da atuação direta das lideranças e de todas as pessoas na empresa. Cada um tem o seu papel no processo de mudança. Por isso, parafraseando Ghandi, seja a mudança que deseja ver à sua volta.
Dicas da Dynamica
- Assuma seu papel na construção e fortalecimento da cultura de sua empresa;
- Mantenha seu time atualizado sobre os novos rumos da empresa e as transformações culturais.
- Entenda o grau de maturidade técnica e comportamental de sua equipe e atue conforme o caso.
- Exerça uma liderança com propósito e o torne comum a todos na equipe;
- Alinhe conceitos e visões: quais são as empresas e pessoas inspiradoras para você e para seu time?
- Tudo começa no autoconhecimento: quais aspectos de sua personalidade podem ser aprimorados?
- Torne a condução de processos de mudanças uma competência a ser praticada na empresa.
- Participe do próximo Encontros sobre Comunicação. Inscreva-se clicando aqui.
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