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Muito se fala sobre a Gestão de Mudanças Organizacionais, mas vemos poucos materiais que explicam quem é esse profissional. Por isso resolvemos produzir um texto dedicado a explicar sobre essa nova função dentro das Organizações.
A Gestão da Mudança (também conhecida como Change Management) não é uma área tão nova, mas se comparada a outras áreas dentro de uma organização, podemos afirmar que é algo ainda muito recente e que tem se transformado ao longo dos anos. Hoje, muitas empresas não realizam mais projetos (sejam eles de tecnologia ou não) sem incluir no escopo o planejamento da mudança. Tal atividade tem crescido dentro das organizações e se mostrado muito importante, tanto que o Gestor da Mudança passou a ser um profissional diferenciado e com muita perspectiva de crescimento nas empresas atualmente.
Com a pandemia, os processos de gestão de pessoas e organizações se transformaram. Quem diria que em poucas semanas milhares de empresas iriam se organizar rapidamente para seus colaboradores trabalharem de casa e manterem os negócios em pleno vapor. Com essa mudança, a Cultura Organizacional também alterou. Empresas que antes não enxergavam o trabalho de casa como algo interessante e possível, precisaram mudar o mindset e seus gestores descobriram que dava tanto certo quanto o trabalho presencial no escritório.
Hoje, o líder de Mudanças Organizacionais é uma nova competência dentro das empresas. É aquele que lidera as transformações e segura a bandeira da mudança, mostrando que a inovação (de mindset ágil, transformação digital, operacional e tantas outras) traz muitos benefícios, afinal de contas, o mundo está em constante mudança.
E por ser uma nova competência no mercado, a procura por este líder com certificação tem sido alta. É fato que muitas empresas têm buscado no mercado profissional certificado em Gestão de Mudança Organizacional ou solicitado que alguns cargos-chave na liderança busquem a certificação em Gestão de Mudança.
O Papel do Líder da Mudança
É aquele profissional embaixador da inovação e transformação na empresa, aquele que dissemina a importância e a necessidade de um projeto de Change Management bem elaborado, comunicado e sustentável.
O Líder de Mudanças é responsável pelo planejamento, a execução dos projetos de mudança e a coordenação dos processos que irão garantir a sustentação dos novos modelos na organização, incluindo a realização de comunicações, treinamento, envolvimento de partes interessadas, avaliação de impacto de mudanças, análise de prontidão organizacional, gerenciamento de resistência e reforço de mudanças.
Desempenha um papel fundamental para garantir que a mudança organizacional seja de entendimento de todos, que o senso de urgência seja compreendido e que cada um se transforme no que for preciso para abraçar a mudança. É importante que vá além das técnicas e práticas de projetos, pois é responsável por cuidar do lado humano da mudança.
Ser o embaixador da transformação é enxergar as necessidades dos colaboradores envolvidos, bem como ouvir seus medos e anseios, realizando o verdadeiro processo de escuta ativa e apoio às pessoas envolvidas.
A criação e a implementação de estratégias e planos de gerenciamento de mudanças são dois conhecimentos que este profissional precisa desenvolver, afinal de contas, trabalhará para impulsionar a adoção de novas práticas, sistemas ou cultura mais rapidamente. Essas melhorias aumentarão a realização de benefícios, a criação de valor, o ROI e a obtenção de resultados.
O líder da mudança atua como um facilitador para demais líderes e executivos seniores, ajudando-os a cumprir o papel de patrocinador da mudança. Pode fornecer suporte direto e orientação a todos os níveis de gerentes e supervisores, pois eles ajudam suas equipes diretas durante a transição. Também apoia as equipes de projeto na integração das atividades de gerenciamento de mudanças em seus planos de projeto.
Funções e Responsabilidades de Um Profissional Que Lidera Mudanças:
- Apoia os esforços de comunicação;
- Apoia a concepção, desenvolvimento, entrega e gestão de comunicações;
- Avalia o impacto da mudança organizacional nas diversas estruturas e áreas da empresa;
- Conduz análises de impacto, avalia a prontidão para mudanças e identifica as principais partes interessadas;
- Apoia os esforços de treinamento;
- Monitora os riscos da mudança;
- Apoia a empresa nas decisões sobre os caminhos da mudança, criando o senso de urgência necessário;
- Fornece informações, documenta os requisitos e apoia o design e a entrega de programas de treinamento e de gestão do conhecimento;
- Identifica, analisa e prepara táticas de mitigação de riscos;
- Identifica e gerencia a resistência prevista;
- Consulta e treina equipe de projeto;
- Apoia líderes seniores;
- Coordena esforços com outros especialistas;
- Aplica uma metodologia estruturada e lidera as atividades de gerenciamento de mudanças organizacionais;
- Aplica um processo e ferramentas de gerenciamento de mudanças organizacionais para criar uma estratégia para apoiar a adoção das inovações exigidas por um projeto ou iniciativa.
Alguns Soft Skills que Fazem Toda a Diferença Para Este Profissional:
1. Comunicação Interpessoal
A capacidade de se comunicar é essencial para muitos trabalhos. No entanto, é absolutamente crítico para os líderes de mudança organizacional. As habilidades de comunicação ajudam:
- Mitigar a resistência dos funcionários;
- Aumentar a motivação, o moral e a produtividade;
- Melhorar a colaboração em todos os níveis, aumentando a produtividade do programa;
- Obtenção de feedback de maior qualidade dos participantes e partes interessadas.
Todo programa de gerenciamento de mudanças organizacionais é conduzido por seus funcionários. Quanto melhor você puder comunicar a visão, o plano e os benefícios do programa, mais bem-sucedida será a iniciativa.
2. Liderança
A liderança é essencial para impulsionar os programas de mudança organizacional. Todo colaborador precisa de:
- Exemplos a seguir;
- Uma direção para se mover;
- Uma visão e uma história para manter.
3. Visão
Visão é a capacidade de ver o estado “depois” de um programa. Ter visão ajuda:
- Os colaboradores a enxergarem em qual direção estão se movendo;
- Melhorar a motivação;
- Criar uma história de mudança para seguir.
Os líderes de mudança geralmente são aqueles que possuem e promovem essa visão. Embora a mudança organizacional não seja impossível sem visão, é a visão que define a direção e o propósito de uma iniciativa de mudança.
4. Conhecimento Digital
Hoje, o conhecimento digital tornou-se essencial para todos os cargos, incluindo os profissionais que lideram mudanças
Há várias razões para isso:
- Muitos dos esforços de mudança de hoje são impulsionados pela tecnologia digital;
- A tecnologia digital pode melhorar os resultados de um programa de mudança organizacional;
- Modelos de negócios digitais, como o ágil, podem melhorar os cronogramas dos programas de mudança, diminuir custos e obter melhores resultados.
O Gestor de Mudanças Organizacionais deve entender como o digital impacta uma empresa moderna. Aqueles que o fizerem terão maior sucesso do que aqueles que não o fizerem.
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