Quem aqui já ouviu a expressão “pensar fora da caixa”. Pois tal expressão tem tudo a ver com as soft skills de inovação, criatividade e em especial, pensamento crítico.
De modo geral, a inovação tem sido crescente a cada ano. Imagine que há pouco mais de uma década as redes sociais eram muito diferentes do que são hoje… há duas décadas, os celulares eram menos interativos do que atualmente… e esses são apenas dois exemplos.
A criatividade e a inovação sempre existiram ao longo da história da humanidade e embora as empresas costumem trazer no dia a dia a importância do “pensar fora da caixa”, muitas vezes as lideranças excluem aqueles com ideias novas, alegando que não estão de acordo com a Cultura Organizacional da empresa. No entanto, o paradigma predominante dentro de uma empresa está longe de ser o único, como explica Clóvis de Barros.
Como já falamos anteriormente, a criatividade está muito ligada ao pensamento crítico, afinal de contas, para se ter novas ideias é necessário analisar e entender o que está acontecendo e como melhorar. Subentende-se que uma nova ideia traz uma inovação para o aprimoramento e desenvolvimento do todo.
Qual a Receita Para Ser Inovador?
Uma boa ideia é um pontapé inicial, porém há muito o que fazer para que a ideia saia do papel e se torne realidade. “É um exercício de transpiração e força de vontade para fazer acontecer. A ideia pode ser fenomenal, mas sem o apoio de outras pessoas e o planejamento adequado, dificilmente ela será executada”, comenta Lyrian Faria, diretora da Dynamica Consultoria.
As empresas estão acostumadas a competir pelos mesmos clientes, mas se uma empresa consegue criar um novo mercado, pode ser a líder sem ter concorrência. Para isso, deve se diferenciar e se manter relevante no nicho de mercado para se manter bem-sucedida.
Aí entram as habilidades de criatividade e pensamento crítico. Hoje, um profissional com tais soft skills é muito bem quisto no meio corporativo. Porém, se algumas ideias são muito revolucionárias, algumas empresas (aquelas que ainda possuem uma Cultura Organizacional muito hierárquica) podem não aceitar ou compreender bem o que está sendo proposto.
Para mudar um mercado, é preciso criatividade e coragem para ser diferente e para isto, é necessário uma liderança forte, expressiva e que com visão de futuro. Uma liderança com visão sistêmica e pensamento crítico que sabe a importância de como novas ideias podem impactar o todo.
Mas cuidado! Muitas criações exigem mais do que apenas ideias criativas e inovação. Para uma nova ideia sair do pensamento e acontecer, há o envolvimento de pessoas e outras qualidades como inteligência, coragem, recursos, adaptabilidade, compreensão, liderança, pesquisa, financiamento, treinamento, visão, ambição e prazo.
Inovação Disruptiva
Já ouviu falar em Inovação disruptiva?
É um conceito introduzido por Clayton Christensen, professor de Harvard e autor do livro “O dilema da inovação”. A inovação disruptiva é um processo em que uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior.
Para explicar de forma mais clara e direta: imagine o celular que antes era usado apenas para fazer ligações. Quando o novo modelo screen touch com internet chegou, ninguém mais quis saber daquele modelinho simples que apenas fazia ligação. Rapidamente foi substituído pelo ´pequeno computador de bolso´que hoje, praticamente, todo mundo tem.
O Que Inovação Tem a Ver Com Liderança?
Os líderes se destacam justamente porque possuem um conjunto de soft skills que apoiam sua caminhada profissional e pessoal. Segundo o Carnegie Institute of Technology, 85% do sucesso de uma pessoa se deve à personalidade e à capacidade de se comunicar, negociar e liderar, enquanto apenas 15% se deve ao conhecimento técnico. Portanto, as soft skills oferecem uma vantagem competitiva muito grande.
As hard skills são obviamente a base, mas as soft skills são a essência, a diferença entre o sucesso e o fracasso. Um número crescente de empresas tem exigido de seus profissionais uma atitude empreendedora e as soft skills fazem parte desta atitude.
Mas para ter destaque no mundo corporativo é necessário uma série de habilidades, entre elas a criatividade e a inovação.
A criatividade ajuda a desenvolver soluções inovadoras para os problemas. Exige abertura à inovação e flexibilidade mental. Em muitos setores, as técnicas de criatividade são vistas como um meio para um fim e são projetadas para alcançar melhores resultados.
A criatividade não tem limites. Mas se você não se considera uma pessoa muito criativa, saiba que existem algumas técnicas que ajudam a desenvolver tal habilidade:
- Leitura e novas conexões
- Questionar e manter um pensamento crítico
- Observar e experimentar
Podemos não perceber, mas ao realizar as ações acima, passamos a não apenas questionar e ter experiência em diversas coisas, mas contribuímos para que nosso pensamento nos leve a alcançar a excelência em determinadas situações, e para isso, usamos a criatividade.
Por que ser criativo e inovador é importante?
- A criatividade permite que a pessoa enxergue o quadro geral em muitas áreas da vida e desenvolva uma visão sistêmica
- Fazer algo criativo pode levantar seu ânimo e ajudá-lo a se livrar do mau humor.
- A criatividade ajuda na resolução de problemas: quando você está tentando encontrar a solução para um problema, pensar criativamente abre as possibilidades.
- A criatividade pode torná-lo mais produtivo: pessoas criativas têm mentes abertas e ativas. São pessoas cheias de ideias que absorvem inspiração do mundo ao seu redor.
- A criatividade aumenta a confiança
- A criatividade ajuda a esclarecer os pensamentos e sentimentos
Como você vem trabalhando a sua criatividade?
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente!
Todo mês novos conteúdos em nosso blog e redes sociais. Acompanhe!