Em algum momento você já parou para pensar: “Por que fazemos desta maneira?”. Quando você questiona determinada ação, está justamente tendo um pensamento estratégico e querendo entender toda a perspectiva sistêmica de determinada atividade.
A Visão Sistêmica, soft skill que trataremos neste mês, é justamente isto. Entender como tudo se encaixa no negócio de sua empresa. Imagine que cada área define uma atividade específica que é extremamente importante para o negócio de uma organização e, quando executadas em conjunto, levam a empresa a alcançar consistentemente os resultados desejados.
Portanto, quando você olha para a sua organização com uma perspectiva sistêmica, pode vê-la de forma holística. Você reconhece que todos os seus muitos sistemas e processos são interdependentes e se unem de forma integradora para que cada parte do seu negócio afete o todo.
O pensamento sistêmico tem tudo a ver com manter o quadro geral em mente ao considerar o que faz seu negócio funcionar – ver as relações entre as partes e o todo e observar os padrões abrangentes.
Embora todas estas setes dimensões existam nas empresas, são poucas as pessoas que se concentram em todas elas. Muitas vezes, alguns líderes tentam resolver um problema sem considerar como tal questão pode afetar ou impactar as demais estruturas dentro da organização.
Ao ver como eles se relacionam – onde cada processo termina e o próximo começa – é possível entender claramente como melhorá-los quando necessário.
Apresentando o Ser Humano Empresa
“Imagine que sua empresa tem corpo, mente e alma”, explica Marcos Welby, controller da Dynamica Consultoria. A partir desta afirmação conseguimos entender melhor o que seria atuar com base em uma visão sistêmica. Afinal de contas, de nada adianta você cuidar do corpo e da alma e deixar a mente à deriva ou vice-versa. Um depende do outro totalmente.
Ao praticar o pensamento sistêmico – mantendo a visão holística de que tudo está interconectado – é possível resolver problemas com mais facilidade e produzir os resultados desejados.
Toda ação tem consequência, e muitas vezes, diferentes dos resultados pretendidos. É bom lembrar que o pensamento sistêmico também pode ser sobre fazer as coisas de uma forma que seja benéfica para toda a organização, não apenas para uma pequena parte. Só assim para manter a saúde da organização em equilíbrio.
Quando você adota uma abordagem sistemática – reconhecendo e ordenando os padrões de que precisa para produzir um resultado – pode decompor cada um de seus processos, passo a passo, para ver o que está funcionando e o que não está.
Frequentemente, o maior desafio na prática desse modo de pensar é desenvolver a capacidade de ver o “quadro geral”. Resolver um problema leva tempo e raciocínio. Uma abordagem sistêmica em GMO ou qualquer outra atividade requer pensar e analisar uma série de variáveis. A ação deve ser baseada na compreensão de todo o contexto empresarial e não apenas no projeto que está sendo realizado.
Uma Mentalidade Futura
A Visão Sistêmica traz a capacidade de concentrar tempo e esforço naquilo que a empresa realmente precisa para alcançar o equilíbrio. Com conhecimentos teóricos, técnicas, ferramentas e práticas estruturadas, é possível fazer a diferença quando o assunto é inovação, qualidade e inteligência competitiva.
Em março de 2021, publicamos o texto “Liderança Consciente move a empresa em direção à prática ESG”, que traz a entrevista com Ricardo Young, um dos principais líderes do empreendedorismo socioambiental do país. Na época, ele comentou que é importante a organização ter uma governança com visão sistêmica e que inclua métricas na sua gestão para medir seu impacto ambiental e social. Mas isto pode ser usado também em projetos de Change Management ou na empresa como um todo.
É fácil ver as coisas quando estamos perto delas. Mas é preciso um esforço concentrado para dar um passo atrás e olhar para o quadro maior. Requer um tipo diferente de mentalidade, pensamento estratégico e perspectiva na solução de problemas.
O pensamento sistêmico trata de ver as coisas por meio de lentes amplas, reconhecendo como estamos interconectados e agindo com empatia e inovação. Pensadores sistêmicos são sonhadores e estrategistas. Todos eles compartilham curiosidade, coragem e vontade de desafiar o status quo. Eles são líderes que veem o problema em questão em uma rede de sistemas complexos e não têm medo de estimular um ecossistema maior.
Muitos líderes se apoiam em suas habilidades de pensamento sistêmico para gerar a mudança. Para isso, é necessário uma compreensão profunda dos modelos mentais com o objetivo de aprimorá-los para otimizar o desempenho organizacional.
Líderes voltados para o futuro têm equipes de alto desempenho, maior agilidade, engajamento, inovação, tomada de riscos e resiliência.
“O pensamento sistêmico na liderança não é uma abordagem única para a resolução de adversidades. Cada problema é de um jeito, com questões relacionadas ao seu próprio conjunto de pessoas e processos”, explica Lyrian Faria, diretora da Dynamica Consultoria.
Muitas empresas já sabem qual a importância das soft skills e têm buscado profissionais que pensam fora da caixa, que têm o conhecimento técnico mas que também possuem habilidades diversas que auxiliam no relacionamento do dia a dia e no desenvolvimento dos negócios. Algumas das qualidades que tais empresas desenvolvem ao contratar este tipo de colaborador são:
- tomada de decisões mais estratégicas
- capacidade de análise crítica
- busca por melhoria contínua em toda a cadeia de valor
- maior assertividade na execução dos planos
- criação de maior sinergia entre pessoas e processos
Dicas da Dynamica Para Desenvolver o Pensamento Sistêmico
1 – Tenha sempre a perspectiva do todo. Não fique apenas nas partes isoladas. Avalie a questão a partir de várias “lentes”;
2 – trabalhe colaborativamente, visando resultados que vão além da sua área/função;
3 – Priorize as inter-relações e a transparência na comunicação;
4 – Alinhe a estratégia com a equipe e crie as ações de realização que atendam às expectativas de todas as partes;
5 – Cultive uma cultura na empresa que propicie o diálogo e o desenvolvimento dessa soft skill em todos os níveis.
Entenda que os líderes não sabem tudo. Eles precisam aprender – e estar dispostos a absorver e desempenhar novas atitudes. Os líderes que adotam uma mentalidade de crescimento estão mais bem preparados para ter uma visão sistêmica do todo.
No próximo texto abordaremos como a competência de Change Management pode apoiar no desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e o quanto vale desenvolver esta soft skill para auxiliar no sucesso dos projetos.
Somos especialistas em estratégia, cultura, liderança e mudanças. Conte com a gente!
Todo mês novos conteúdos em nosso blog e redes sociais. Acompanhe!