A resolução de problemas é uma das principais habilidades que crescerá em importância nos próximos cinco anos (e além), de acordo com o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial. Nos últimos anos vimos muita mudança no mercado de trabalho e as soft skills, mais do que nunca, têm sido grande destaque na hora das contratações.
A transformação digital, a inovação tecnológica cresce constantemente e com velocidade, apresentando novas formas como processos da Inteligência Artificial (bots, ChatGPT). Esse fato reforça a necessidade que as pessoas desenvolvam soft skills para entregarem o seu melhor em um mundo cada vez mais tecnológico e em que o diferencial será a capacidade humana de reação e adaptação. Saber identificar e resolver problemas de forma rápida e eficiente é uma das premissas para quem quer fazer a diferença nos meios onde atua.
Neste especial sobre Soft Skills abordaremos as habilidades de Resolução de Problemas. post passado tratamos do tema sobre pensamento crítico.
Os solucionadores de problemas eficazes usam uma abordagem sistemática que lhes permite dividir problemas difíceis em partes menores e mais gerenciáveis.
Em sua forma mais simples, a solução de problemas envolve três etapas básicas:
Passo 1 – Identificar o problema. Embora pareça óbvio, é importante dedicar um tempo para realmente entender qual é o problema antes de tentar resolvê-lo. Uma conversa com pessoas afetadas pelo problema, fazer pesquisas ou consultar especialistas na área pode ajudar.
Passo 2 – Gerar uma lista de possíveis soluções. Considere a eficácia de cada solução e se é ou não viável implementá-la. Depois de reduzir a lista de soluções possíveis, comece a testar as mais promissoras.
Passo 3 – Implementar a solução. Esta etapa também inclui determinar quais recursos são necessários para colocar a solução em ação, como dinheiro, pessoal ou tecnologia. Em última análise, o objetivo é encontrar a solução mais eficaz e prática que aborda tanto o problema imediato quanto as causas subjacentes.
Habilidades na Resolução de Problemas
Colaboradores com boas habilidades de resolução de problemas são imprescindíveis para que uma empresa alcance o sucesso.
Listamos abaixo 5 características que não podem faltar:
1) Criatividade
A criatividade nos permite examinar um problema a partir de múltiplas perspectivas, usar o pensamento inovador e encontrar soluções diferenciadas.
Ao abraçar a criatividade, nos abrimos para novas possibilidades e tornamos nossos esforços de resolução de problemas mais eficazes.
Que tal usar a criatividade?
- Crie processos para melhorar o fluxo de trabalho e reduzir custos
- Brainstorm de ideias para desenvolver novos produtos ou serviços
- Desenvolva estratégias para aumentar a fidelidade e satisfação do cliente (interno ou externo)
- Aproveite a tecnologia para criar processos e sistemas mais eficientes
- Analise os dados para identificar tendências e oportunidades de melhoria
2) Pesquisa
As pesquisas são essenciais para resolver problemas complexos.
Somente coletando e analisando dados de várias fontes podemos avaliar o problema e determinar com precisão as soluções mais adequadas.
Pesquisa no local de trabalho
- Identifique novos mercados ou segmentos de clientes para atingir
- Reúna informações sobre os concorrentes e seus produtos/serviços
- Fique por dentro das novidades e novidades do setor
- Avalie potenciais parceiros, fornecedores ou produtos antes de comprar
- Analise o desempenho passado para fazer projeções para o futuro
3) Comunicação
Depois de identificar uma solução possível para um problema, você precisa ser capaz de explicar claramente para os envolvidos.
A comunicação verbal e escrita, bem como a capacidade de ouvir com atenção e entender a perspectiva dos outros é ponto importante neste contexto.
Foco em sua comunicação:
- Garanta o entendimento real da mensagem
- Atua sempre com comunicação de dupla mão
- Exerça o diálogo verdadeiro
- Peça feedback durante sua interação
4) Colaboração
Ser capaz de trabalhar em equipe é uma habilidade importante que contribui para a solução eficaz de problemas.
Quando os membros de uma equipe trabalham juntos para lidar com problemas complexos, as melhores soluções geralmente são encontradas porque cada indivíduo tem uma perspectiva única e um conjunto de habilidades que podem contribuir para resolver o problema.
Você sabe trabalhar em equipe?
- Promova um ambiente de comunicação aberta, com feedback e chance de crescimento
- Utilize os pontos fortes de cada membro da equipe para atingir um objetivo comum
- Desenvolva a confiança, respeito e camaradagem entre os membros da equipe
- Promova uma cultura de responsabilidade e propriedade dos projetos
- Incentive a criatividade, a tomada de riscos e uma atmosfera de experimentação (sem julgamentos)
5) Tomada de decisão
É importante ser capaz de identificar problemas e analisar possíveis soluções. Ainda assim, em algum momento, você precisa tomar uma decisão.
Bons tomadores de decisão se concentram em resolver o problema, em vez de perder tempo analisando todos os dados disponíveis ou debatendo incessantemente qual é a melhor opção.
Saiba tomar decisões
- Use o feedback de forma construtiva para tomar melhores decisões quando necessário
- Assuma riscos quando necessário e esteja ciente das possíveis consequências
- Aprenda com os erros e use os dados para desenvolver soluções melhores
- Demonstre confiança e determinação ao fazer escolhas difíceis
- Analise as situações com base em fatos e dados, não em suposições ou emoções
Conheça as Ferramentas mais Usadas
Há uma série de ferramentas para solução de problemas, como Brainstorming, PDCA, 5W2H, Design Thinking, Análise SWOT e outras.
Que tal conhecer um pouquinho sobre cada uma delas?
Brainstorming
Brainstorming é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “tempestade de ideias”. É uma técnica que estimula o surgimento de ideias criativas por meio de uma reunião de vários colaboradores.
PDCA
O PDCA (Ciclo de Deming) é uma ferramenta de gestão que visa a melhoria contínua dos processos. É baseado em quatro etapas: planejar (plan), executar (do), verificar (check) e agir (act).
5W2H
O 5W2H é um método prático para entender as principais informações sobre um projeto e organizar a execução. Ele é realizado por meio de 7 perguntas: what (o que?); why (por que?); who (quem?); when (quando?); where (onde?); how (como?); e how much (quanto custa?).
Design Thinking
Design Thinking é uma abordagem de pensamento criativo, que ajuda a gerar ideias e/ou soluções para os problemas. Não é uma ferramenta com uma fórmula específica. É uma reunião com pessoas de diversas áreas da empresa, experiências e conhecimentos distintos que unidos oferecem diversas ideias e perspectivas.
Análise SWOT
Existem várias técnicas que as pessoas usam para resolver problemas. A realização de uma Análise SWOT pode ajudar a descobrir se uma solução tem pontos fortes e fracos específicos. SWOT é um acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
Força – por que essa solução específica se encaixa nesse problema?
Fraquezas – Que pontos fracos tem a solução? Você pode ajustá-los ou melhorá-los?
Oportunidades – Quais benefícios e oportunidades advêm da capacidade de implementar esta solução específica?
Ameaças – Existe alguma parte da solução que afetará negativamente sua equipe ou organização?
Você conhecia todas essas ferramentas? Qual sua experiência em resolução de problemas?
Na próxima edição abordaremos como esta importante soft skill acontece na ação, na nova sessão “Aprendizados em Projetos”.
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