Este é o primeiro texto do especial Soft Skills que a Dynamica Consultoria desenvolveu para seus leitores. Muito falamos sobre a importância de ser um líder humanizado, sobre desenvolvimento de estratégias de mudanças, comunicação efetiva e desenvolvimento de equipes. Dada a importância de todos esses assuntos para o crescimento das empresas e de novos negócios, resolvemos abordar neste texto, as habilidades do Pensamento Crítico.
Quando se trata de soft skills, existem certas competências-chave que os empregadores valorizam acima de outras. Habilidades sociais de comunicação interpessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas são algumas das características do pensador crítico e que têm sido cada vez mais estudadas e exigidas no mercado de trabalho.
Para se ter uma ideia da importância do pensamento crítico, nos Estados Unidos existe um Instituto com foco apenas neste assunto: The Critical Thinking Institute, que oferece cursos, workshops e pesquisas sobre o tema.
O que são Habilidades do Pensamento Crítico?
O pensamento crítico é a capacidade de pensar racionalmente e entender a conexão lógica entre as ideias. Os grandes filósofos gregos, como Platão e Sócrates, já debatiam a importância do pensar de forma a expressar a opinião própria e buscar ideias para contribuir com o enriquecimento do assunto.
Como você pode ver, o pensamento crítico não é uma característica nova e cada vez mais tem sido explorada no dia a dia do cidadão. Quem tem filhos, sabe que muitas escolas têm matéria focada no tema para que as crianças aprendam, desde cedo, a pensar de forma lógica e argumentativa.
O pensador crítico é aquele que reflete atentamente sobre as informações que chegam. É capaz de tomar decisões equilibradas e assertivas. O pensamento crítico é reflexivo, pois analisa um cenário. Perguntas como, “A fonte é confiável?”, “Será que existem outras perspectivas?” são parte do repertório da pessoa que utiliza o pensamento crítico antes de tomar uma decisão. Pensamento crítico é um processo.
Exercitar o pensamento crítico envolve questionar, buscar diferentes visões e entender como aquela informação pode impactar o mundo.
Mas é apenas a razão que norteia o pensamento crítico?
A resposta é não.
Criatividade, empatia, sensibilidade emocional são necessárias no processo de observação e análise do pensamento crítico. Razão e emoção estão conectadas na mente humana.
Em um painel internacional sobre o tema, os participantes chegaram a este consenso: o pensamento crítico é o processo de julgar de maneira reflexiva e com propósito.
Pensamento Crítico é estar ciente das decisões que tomamos.
O Passo a Passo do Pensamento Crítico
Uma pessoa pode ser um pensador crítico de sucesso sendo imparcial. Isso significa analisar um problema apenas com base nos fatos, em vez de envolver suas emoções na situação. Você precisa de habilidades de pensamento crítico em todos os níveis de carreira e em todos os setores. Bons pensadores críticos acham fácil trabalhar com grupos e de forma independente para resolver problemas.
O pensamento crítico utiliza dois pilares:
- Competências cognitivas: capacidade de análise, comparação, obrervação;
- Espírito crítico: comportamentos que nos levam a elaborar ideias.
Listamos abaixo algumas características de quem tem pensamento crítico. Veja se você se encaixa em alguma delas (ou em todas):
- Observar e identificar o problema – Imagine que você está no trabalho. Alguém apresentou a você um problema de dados incorretos. Então a primeira coisa que você fará é identificar o problema. A observação deve ser sempre seu 1º passo.
- Entender o motivo do problema – Depois de identificar o problema, você tentará entender a razão por trás desse cenário.
- Pesquisar e Coletar Dados – Como você descobriu qual o problema, então você vai pesquisar mais sobre o assunto para saber solucioná-lo.
- Organizar achados e dados – Neste momento, você deve organizar os dados corretamente.
- Implementar soluções – Chegou a hora de resolver esse problema e informar a todos do departamento.
- Analisar as Soluções Implementadas – Problema resolvido e equipe informada, este é o momento de analisar e checar se as soluções encontradas de fato são as corretas.
- Identificar maneiras de refinar as soluções – Assim como somos eternos aprendizes, a solução de determinados problemas pode ser melhorada ao longo do tempo.
A Importância do pensamento crítico no local de trabalho
Cada vez mais as empresas têm buscado pessoas com a habilidade de pensar criticamente para fazer parte de suas equipes. Portanto, focar no pensamento crítico aumenta a sua possibilidade de avançar na carreira.
As atitudes de um pensador crítico:
- Incentiva o trabalho em equipe
- Resolve conflitos
- Demonstra liderança
- Sabe aproveitar bem o tempo
A Importância da Comunicação no Pensamento Crítico
Você precisa ser capaz de se comunicar com outras pessoas para compartilhar suas ideias de forma eficaz. Algumas características do bom comunicador são:
- Escuta ativa
- Avaliação
- Colaboração
- Explicação
- Apresentação
- Trabalho em equipe
- Comunicação verbal
- Comunicação escrita
- Comunicação visual
A Importância da Resolução de Problemas no Pensamento Crítico
A resolução de problemas é outra habilidade de pensamento crítico e envolve analisar um problema, gerar e implementar uma solução e avaliar o sucesso do plano. Os empregadores não querem apenas colaboradores que possam pensar sobre as informações de forma crítica. Eles também precisam ser capazes de encontrar soluções práticas:
- Atenção aos detalhes
- Esclarecimento
- Tomada de decisão
- Avaliação
- Ancoragem
- Identificação de padrões
- Inovação
Dicas da Dynamica para melhorar o pensamento crítico na equipe:
Aprendizagem baseada em projetos – Para desenvolver o pensamento crítico na equipe, é necessário incentivar que as pessoas aprendam a desenvolver várias ideias e conceitos com os projetos em andamento.
Liberdade para realizar – Uma das melhores maneiras de desenvolver habilidades de pensamento crítico em uma pessoa é permitir que ela realize o trabalho por si só. Isso cria um senso de propriedade do problema e permite que a pessoa encontre a melhor solução.
Analisar e avaliar – Como já citamos acima, a análise é uma das principais habilidades de pensamento crítico. O colaborador deve ser encorajado a analisar e avaliar as consequências e eficácia das ideias. Isso permite que a pessoa descubra se as ideias são lógicas ou não.
Participe com perguntas – Faça perguntas ponderadas e permita que a pessoa responda com um raciocínio válido. É uma forma de preparar a pessoa para desenvolver a comunicação.
Busque referenciais – mantenha sua mente aberta a outras experiências, outras visões e faça as conexões necessárias ao contexto que está sob análise. Não feche sua mente ao novo.
Você possui todas essas habilidades? Que tal colocá-las em prática? Utilizar constantemente as habilidades que possuímos e também desenvolver novas nos torna um lifelong learner.
No post “O Aprendizado (e a empregabilidade) para toda a Vida”, publicado em abril do ano passado neste blog, é possível descobrir mais detalhes sobre soft skills e hard skills.
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