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Escuta Ativa e Empatia: Aliadas da Comunicação Eficaz

  • setembro 21, 2023

A escuta ativa e a empatia são habilidades essenciais para relações positivas num ambiente de trabalho e contribuem para tornar os ambientes mais propícios a interação, criatividade  e inovações. Estas habilidades ajudam a compreender a perspectiva da outra parte, reduzir a tensão e encontrar pontos em comum. Neste texto, abordaremos como usar estas soft skills de forma eficaz para melhorar a comunicação e o trabalho colaborativo.

O que é escuta ativa e empatia?

A escuta ativa é uma forma de prestar atenção ao que alguém está dizendo, não apenas com os ouvidos, mas também com os olhos, o corpo e a mente. Envolve demonstrar interesse, fazer perguntas, refletir, resumir e evitar distrações ou interrupções. Esta soft skill ajuda a esclarecer a mensagem, reconhecer os sentimentos e demonstrar respeito pelo interlocutor.

Segundo Lyrian Faria, diretora da Dynamica Consultoria, o profissional que tem a escuta ativa treinada fica totalmente disponível ao outro, não julga, acolhe as observações e possíveis discordâncias e dá uma atenção verdadeira ao que o outro está falando ou questionando. “Quando há o bloqueio desta escuta empática, a pessoa pode ser interrompida a todo momento ou questionada. Aquele que não sabe ouvir também pode falar apenas de si ou se distrair com alguma outra demanda. Não há o interesse claro em ouvir para ajudar”, comenta.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e imaginar como ela se sente, pensa e vivencia uma situação. Isso não significa que você concorde com eles ou compartilhe suas emoções, mas que tente compreender seu ponto de vista e perspectiva. A empatia ajuda na comunicação clara e a construir relacionamento com o objetivo de reduzir conflitos.

A escuta ativa e a empatia na GMO

A escuta ativa e a empatia são soft skills que podem melhorar a compreensão do outro colega. No texto sobre a habilidade da negociação, mostramos o quanto é importante a pessoa compreender a outra parte (ganhos, frustrações e expectativas) para conseguir sucesso e atingir os objetivos da negociação. Podemos então afirmar que a empatia é uma habilidade que todo bom negociador deve ter, afinal de contas, ele pode ser simpático e mostrar que sabe quais os sentimentos da outra pessoa em relação a tudo o que está acontecendo.

A escuta ativa e a empatia são habilidades essenciais para qualquer situação que envolva comunicação e interação com outras pessoas, especialmente quando se trata de relações positivas com os colaboradores. Quem acompanha nosso blog e nossas redes sociais sabe o quanto gostamos de enfatizar sobre a importância da comunicação num projeto de Change Management.

Mas a comunicação não se limita apenas em passar informações. Faz parte da comunicação eficiente saber ouvir os colaboradores (escuta ativa) e compreender (empatia) o que está acontecendo, quais as expectativas e quais os obstáculos. Assim, fica mais fácil dar e receber feedback.

Lyrian reforça sempre em suas conversas que a comunicação só se estabelece de fato quando a mensagem é realmente compreendida pelo destinatário. “Não há comunicação apenas pelo olhar do emissor, mas pela mensagem que é entendida pelo receptor”, detalha.

Numa situação de conflito, é importante ouvir ativamente a perspectiva da outra pessoa, expressar o próprio ponto de vista e procurar uma solução mutuamente benéfica. A criatividade e a inovação também podem ser fortes aliadas neste ponto.

Ao negociar, a escuta ativa e a empatia auxiliam na compreensão da perspectiva da outra parte. E ao colaborar com alguém, também é necessário saber ouvir ativamente e compartilhar os pensamentos para trabalhar em conjunto a fim de atingir um objetivo em comum. 

Ao empregar essas habilidades de forma consistente e eficaz, a pessoa consegue melhorar sua comunicação e colaboração, reduzir conflitos e tensões e construir confiança e respeito durante os processos de transformação.

Construindo relações de trabalho fortes e produtivas

Empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos, perspectivas e experiências dos outros. É uma habilidade essencial para construir confiança, relacionamento e colaboração em qualquer equipe. Como já vimos, a empatia ajuda a comunicar de forma eficaz, resolver conflitos e promover uma cultura de trabalho positiva. 

O reconhecimento e o agradecimento são duas ações que fazem parte da empatia. Mostrar gratidão e reconhecimento pelas contribuições, esforços e conquistas das pessoas ajuda a construir confiança, motivar e inspirar a equipe como um todo. 

Além disso, cria um ciclo de feedback positivo que incentiva mais colaboração e criatividade. Para expressar agradecimento, basta usar métodos como elogiar de forma específica e oportuna, comemorar as pequenas conquistas e compartilhar ações positivas da equipe. E comemorar os sucessos ao longo da jornada é uma das práticas recomendadas para levar a realização das mudanças. 

Outra habilidade de empatia que pode melhorar a colaboração do time é buscar feedback. Isso significa pedir e receber críticas, sugestões e opiniões construtivas das pessoas envolvidas no projeto. Um feedback sincero ajuda a melhorar o desempenho, aprender com os erros e crescer como profissional. É importante que o líder mostre ao time o valor da opinião deles e que está aberto a mudanças, afinal de contas, a boa liderança começa pelo exemplo.

Muito além do mundo corporativo

De acordo com uma matéria da Forbes, de julho deste ano, o psiquiatra Dr. Bruce Perry, explica que a escuta ativa e a empatia são dois componentes principais que se destacam como soluções poderosas para ajudar a construir a riqueza relacional.

“Se passarmos da pobreza relacional para a riqueza relacional para criar mais interações com os outros, poderemos ter acesso a mais poder criativo e inovador, felicidade e bem-estar em nossas vidas profissionais”, explica ele.

O neurocientista Dr. David Rock, realizou uma extensa pesquisa sobre o cérebro humano que mostra como ele responde às interações sociais. A pesquisa de Rock, especificamente, revela que a escuta ativa pode impactar significativamente as vias neurais do cérebro, levando a uma melhor comunicação, melhores relacionamentos e aumento da produtividade.

Outro dado importante: a neurociência mostra a importância do neurônio-espelho nas nossas relações. Eles estão associados à nossa capacidade de compreender o sentimento de outra pessoa e entender a sua intenção. São também chamados de neurônios da empatia. 

Dessa forma, neurônios-espelho têm papel essencial na percepção de intenções e na experiência da empatia. É o outro entrando em nosso cérebro – empatia origina-se da palavra grega empátheia, que significa “entrar no sentimento”. Não há muita dúvida que os neurônios-espelho foram cruciais no desenvolvimento de nossas habilidades sociais por meio de avanços na comunicação e aprendizado. Com eles a informação é espalhada e amplificada, colaborando para a promoção da cultura. Alguns cientistas chegam a chamar esses neurônios de DNA da neurociência. E se você se interessou por este assunto, pode ler a matéria completa no site do Instituto do Cérebro de Brasília.

O aprendizado constante das habilidades chamadas de Soft Skills é mais do que necessário nos dias atuais. Cresça profissionalmente e promova melhores relações no seu ambiente de trabalho com nossas dicas! Para saber mais, acompanhe nossas redes sociais.

E se você se interessa pelo assunto relacionado ao comportamento humano e Soft Skills, conheça o https://conteudo.dynamicaconsultoria.com.br/assessmentcomportamental, que analisa o perfil do profissional como um passo importante no desenvolvimento humano.

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